TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meio Ambientes

Artigos Científicos: Meio Ambientes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2013  •  444 Palavras (2 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO: A Filosofia, o Filosofar e a Filosofia da Educação

O mundo em que vivemos é o resultado direto da Filosofia dos grandes filósofos, nossos atos, por mais corriqueiros que sejam, estão baseados nas teorias que já foram filosofadas. Nós não necessitamos conhecer todas essas teorias, a Filosofia tem seu valor no ato de filosofar, fazemos parte de uma sociedade, somos o resultado de tudo que foi pensado e executado na história da humanidade, porque no momento em que filosofamos, libertamos todos os nossos preconceitos, revelando o que somos, com outra dimensão da visão do Mundo e de si mesmo, tornando-nos cidadãos conscientes e esclarecidos. São inúmeras as conseqüências pelo desinteresse da Filosofia: não questionar o seu Mundo, ser um indivíduo sem identidade, não reconhecer seu dia-a-dia, medo de si mesmo, passando a ter uma identidade móvel, ou seja, atreladas a um partido político, sem ideologias, disfarçados na multidão, como um corpo sem rosto no meio á massa. Como também, adquirir uma identidade virtual, de forma bastante evasiva e passageira, escrevendo aquilo que desejamos que os outros pensem sobre nós... Quando estudamos a Filosofia, que é a arte de inventar, e formar conceitos, estimulamos a elaboração do pensamento abstrato, críticos sobre si mesmo e sobre o mundo, amadurecimento no agir e no pensar, permanente como uma visão em conjunto, resgate do homem pela sua integridade e liberdade, o que é o homem, o que o trabalho significa para ele e que idéia tem de si mesmo e do mundo, não é um pensar qualquer, não é estagnada, procura a verdade e não a posse, dá sentido á uma experiência, a cada resposta transforma-se em outra pergunta sobre o que a sociedade necessita, pressupostos filosóficos, uma nova forma de conhecimentos sobre o seu papel, liberdades e postura no mundo, buscando novos sentidos e interpretações, amadurecimento no agir e no pensar permanente com visão de conjunto.

O Estado impede o ensino da Filosofia, luta com seletividade, discriminação e o rebaixamento do ensino nas camadas mais pobres para garantir obediência passiva dos cidadãos, é desprezada por uma elite por aspirar verdade que o mundo não quer: à procura do homem, suas palavras e ações para poder compartilhar com todos da mesma forma. A Educação como transformadora da sociedade, utiliza as próprias contradições quando pensamos, somos pensados e dirigidos por outros. O ser humano é social na medida que vive e sobrevive socialmente, suas características não são fixas nem eternas, determinadas pelo tempo, por si mesmo.

Educador e Educando, como seres sociais e individuais, interagem no processo educativo, e se constituem ao lado de outros seres humanos, num meio social definidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com