TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Melhoria Nos Processos De Recebimento E Expedição

Trabalho Escolar: Melhoria Nos Processos De Recebimento E Expedição. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  1.001 Palavras (5 Páginas)  •  1.281 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE DE CAMPO LIMPO PAULISTA

Campo Limpo Paulista

2014

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Jhonatan Dos Santos Rossato

Ra: 11594

Melhoria nos processos de recebimento e Expedição

PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE

MELHORIAS NOS PROCESSOS DE

RECEBIMENTO E EXPEDIÇÃO:

ESTUDO DE CASO DE UMA INDÚSTRIA

DE BEBIDAS

1. INTRODUÇÃO

As operações logísticas são parte essencial da competitividade das empresas, em

especial no setor de fabricação de bebidas, em que assumem papel de destaque nos custos e desempenho do setor.

Por sua vez, a eficiência logística está associada, em grande medida, à velocidade

das operações de carga e descarga de veículos, possibilitando a maximização da utilização da atividade de transporte e, em conseqüência, proporcionando melhores negociações dos fretes, que representam uma grande fatia dos custos logísticos no setor de bebidas.

Em uma indústria de bebidas localizada no Estado de São paulo, os tempos de espera

para efetuar carga ou descarga são elevados, gerando uma pressão muito grande para

aumentos de tarifas dos fretes, pagamento de diárias aos transportadores e perda de eficiência, gerando consequentemente um aumento nos custos da empresa e diminuição de sua competitividade. Portanto, o grande desafio está na redução destes tempos de operação de carga e descarga, com tantas variáveis que jogam contra, como os altos níveis de rotatividade de equipe, problemas com manutenção de equipamentos, falta de espaço físico e outras dificuldades enfrentadas pela empresa.

Desta forma, é importante avaliar as causas que impactam no desempenho da

operação de carga e descarga para buscar melhorias no processo e reduzir custos logísticos, que refletem diretamente no resultado da empresa. Assim, buscam-se respostas para a pergunta de pesquisa: quais melhorias podem ser adotadas para o aperfeiçoamento dos fluxos de carga e descarga?

Portanto, este trabalho tem como objetivo propor melhorias para os fluxos de

expedição e recebimento de uma indústria de bebidas localizada no Estado de São Paulo, visando proporcionar maior agilidade nos fluxos de veículos e redução dos custos logísticos.

Conceitos Básicos em Logística

A logística, sinteticamente, pode ser definida como a área da gestão responsável pelo transporte e armazenagem de matérias-primas, insumos e produtos acabados.

2. JUSTIFICATIVA

A razão deste trabalho é proporcionar melhorias para os fluxos de expedição e recebimento de uma indústria de bebidas localizada no Estado de São Paulo, visando proporcionar maior agilidade nos fluxos de veículos e redução dos custos logísticos.

3. DESENVOLVIMENTO

Transporte: Uma das atividades chave da logística, e que, no Brasil, envolve custos muito elevados é o transporte. As empresas têm procurado se atentar mais ao deslocamento dos produtos, procurando um meio de transporte mais eficaz, de acordo com suas necessidades. Para realizar a melhor opção do meio de transporte a ser utilizado deve-se considerar o tipo do produto, a quantidade, distância e o tempo de entrega. Conforme Bowersox e Closs (2007) existem cinco tipos de modais de transporte básicos: Ferroviário, Rodoviário, Aquaviário, Dutoviário e Aéreo. As vantagens de cada um deles dependem de fatores como a distância a ser percorrida, o volume e o peso da carga e a natureza do produto.

Ao escolher o tipo de transporte mais adequado, as empresas devem ponderar, segundo Ballou (2010), se o transportador será próprio ou terceirizado comparando os custos operacionais próprios com o orçamento para execução dos serviços.

Segundo Gurgel (2000), as despesas com distribuição variam de 3,5% a 5,5% da receita líquida das companhias. E, para diminuir esse percentual sem impactar na satisfação dos clientes, a eficiência na distribuição tem que, não só reduzir os custos, mas aumentar a qualidade dos serviços. Para tanto,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com