TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado Copetitivo

Artigos Científicos: Mercado Copetitivo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2013  •  1.823 Palavras (8 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 8

Mercado

Arena do marketing, em que as diferentes empresas buscam oferecer seus serviços, bens e marcas aos consumidores.

Mercado-alvo

Mercado que a empresa deseja atender e satisfazer.

Os três níveis de um produto de acordo com Kotler e Amstrong

O produto apresenta:

1- benefício central: é a razão de ser do produto, resume por que o consumidor está comprando o produto.

2- produto básico: que é o produto em si, formado pelo nível de qualidade que o produto terá, suas características, nome de marca, embalagem e design.

3- produto ampliado: envolve a oferta de serviços adicionais como: instalação, garantia, entrega e crédito.

Classificação de bens de consumo

Os bens de consumo podem ser classificados em quatro tipos:

▪ bens de conveniência: são produtos comprados com freqüência e pouco esforço, pois não são produtos de alto envolvimento. Em geral não são caros e são facilmente encontráveis em muitos pontos-de-venda. Ex.: gêneros alimentícios e produtos de limpeza.

▪ bem de compra comparada: são produtos que demandam reflexão da parte do consumidor, pois são comprados com menos freqüência e exigem muita deliberação sobre suas características, como adequação,qualidade, preço, estilo e etc. Ex.: geladeira, televisão.

▪ bem de especialidade: é um produto com características únicas, o que o torna especial de algumas maneiras. Em geral, possui distribuição limitada a umas poucas lojas. Ex: produtos de luxo.

▪ bens não procurados: são produtos que ninguém se lembra que podem ser necessários, até que a situação específica ocorra, ou então não são procurados por serem desconhecidos do consumidor, como no caso do lançamento de uma nova tecnologia.

No atual momento competitivo é muito difícil para uma organização atender as necessidades de todos os consumidores com um único produto. Ao processo de dividir um mercado em subconjuntos homogêneos onde cada um deles possui necessidades específicas, diferenciando-os do mercado principal, chamamos de segmentação de mercado.

Cada vez mais, em razão do forte ambiente competitivo, torna-se necessário identificar necessidades específicas de determinados grupos de consumidores e adaptar os produtos para gerar valor a eles através da diferenciação e especialização dos produtos

Identificar esses grupos homogêneos, verificar as necessidades não atendidas pelos concorrentes e especializar a oferta de produtos e serviços ao grupo focado é uma tarefa essencial para a gestão de marketing de qualquer empresa. Entretanto, não devemos "forçar" a segmentação. Não se pode desenvolver produtos e depois "convencer" o público de que eles são necessários e atendem à necessidades que eles não possuem. O ideal é identificar esses desejos junto ao próprio público-alvo, através de pesquisas formais ou por observação mesmo. Os segmentos já existem dentro do próprio grupo de consumidores, já está latente dentro deles, espera apenas uma empresa de visão perceber isso e oferecer produtos que lhes sejam úteis.

Desta forma, segmentação é o processo de dividir o mercado em grupos de potenciais consumidores com necessidades e/ou características similares e que estão propensos a ter um mesmo comportamento de compra.

O fundamento da segmentação de mercado é relativamente simples. Baseia-se na idéia de que um produto não é capaz de satisfazer necessidades e desejos de todos os consumidores, já que eles são muitos, estão dispersos em várias regiões e possuem hábitos de compra e gostos diferenciados, além de distintas necessidades, desejos e preferências. Desse modo, não se pode tratar todos da mesma forma, bem como não se pode tratar todos de forma diferente.

Portanto, o que se pode fazer é reunir grupos de pessoas com características, preferências e gostos semelhantes e tratá-los como se fossem iguais.

Por meio da segmentação de mercado, pode-se conhecer melhor e de modo mais criterioso as necessidades e desejos dos consumidores. Tal conhecimento se aprofunda à medida que novas variáveis de segmentação são combinadas entre si, proporcionando conhecimento mais individual do consumidor.

Exemplo:

Um exemplo hipotético de como uma empresa do ramo de vestuário poderia segmentar o seu mercado. Suponhamos que os dois maiores segmentos, em número de consumidores, A e B, são representados, respectivamente, por pessoas que mandam fazer roupas e por pessoas que compram somente roupas muito baratas e não se importam com a aparência. O segmento C é composto por aquelas que se preocupam com a aparência, gostam de estar “na moda”, mas não têm condições financeiras necessárias para comprar roupas “de marca”. O segmento D possui alto poder aquisitivo, é fiel a poucas marcas e não se preocupa com preço (por exemplo, pessoas que só compram roupas na Daslu). O segmento E tem poder aquisitivo não tão alto quanto o D, mas procura usar as marcas da moda.

Com base nessa situação hipotética, já podemos começar a perceber que empresas como a C&A, Renner, Riachuelo e outras de departamento teriam foco em um segmento completamente diferente de uma Fórum ou M. Officer, por exemplo.

Logicamente, esse foi um exemplo bastante genérico, utilizado somente para dar uma visão do motivo pelos quais as empresas adotam estratégias de preço, produto, comunicação e propaganda diferenciadas. Seus segmentos-alvo são diferenciados e respondem de maneira também diferenciada aos estímulos a que são expostos.

Dentro do conceito de segmentação, existe algo que é ainda mais específico e que damos o nome de nicho de mercado. O nicho é muito mais específico em suas características e particularidades que um segmento. Seus componentes são ainda mais similares nas atitudes, comportamentos e necessidades. Por isso, as empresas que conseguem identificar um nicho de mercado ainda não atendido por outra empresa concorrente e oferecer a esse grupo de consumidores o produto ou serviço correto para sua necessidade pode obter negócios extremamente lucrativos, sem contar o pioneirismo no referido nicho/segmento.

Um exemplo muito interessante e de sucesso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com