TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado De Games

Monografias: Mercado De Games. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2013  •  318 Palavras (2 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 2

1. O Mercado de Games

Breve histórico do mercado

O mercado de videogames teve início na década de 70 nos Estados Unidos e Europa com os

jogos desenvolvidos para máquinas de arcade (conhecidas como !iperama no Brasil) e os

primeiros consoles para o público doméstico – tendo a empresa Atari como principal player da

época.

Na década de 80, as empresas japonesas Nintendo e Sega lançaram o NES e o Master System

respectivamente, que ajudaram na popularização do mercado de videogames – ambos

venderam cerca de 75 milhões de unidades juntos1 e criaram marcas que existem e prosperam

até hoje, como Mario Bros e Donkey Kong. Paralelamente, os primeiros computadores pessoais

também começavam a oferecer jogos em seus sistemas operacionais, como o Mystery House

para o Apple II e o King’s Quest para o IBM PC.

A década de 90 foi a de maior importância para o mercado por ter inserido os videogames no

mainstream do mercado de entretenimento. Os jogos Wolfenstein 3D e Doom, lançados no

começo da década, foram os responsáveis por moldar o mercado até hoje, trazendo elementos

de violência em ambientes em três dimensões e criando o gênero de "rst person shooter (tiro em

primeira pessoa). A Nintendo lançou o primeiro console portátil relevante, o Game Boy, que

vendeu 118 milhões de unidades no mundo2. Em 1994 a Sony entrou no mercado com seu

console PlayStation e popularizou o CD-ROM como mídia para a comercialização dos jogos;

foram vendidas 102 milhões de unidades3.

Os anos 2000 têm como principais marcos a ascensão de jogos para múltiplos usuários em rede

pela Internet e dos jogos portáteis (também em celulares). A Microsoft entrou no mercado de

consoles com sua linha Xbox e a Nintendo revolucionou os consoles lançando o Wii em 2006,

que conta com um sensor de movimentos do jogador para controlar o mundo virtual. Em 2000,

a Electronic Arts lançou a primeira versão do The Sims, que é atualmente a marca de maior

sucesso da história do mercado de jogos para PC, com mais de 100 milhões de unidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com