TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado Economico

Monografias: Mercado Economico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  263 Palavras (2 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 2

4.3 ECONÔMIA

Para Silva (2007, p.158) “É coerente definir a economia como a ciência que estuda a produção, distribuição e consumo dos bens e serviços”.

Segundo SAMUELSON e NORDHAUS (2007, p.03) A Econômia é o estudo da forma como as sociedades utilizam recursos escassos para produzir bens e serviços que possuem valor para distribuí-los entre indivíduos diferentes

Nesse contexto a economia esta ligada a bens e serviços utilizados por indivíduos como forma de contribuir para a economia.

Segundo ALBERGONI (2007, p.11) A palavra economia deriva das expressões gregas “oikos” “nomos”, sendo que “oikos” significa casa e “nomos” administrar. Portanto economia significa “administrar a casa” ou, em um sentido mais amplo, administrar a sociedade.

4.3.1 Mercado

Para PIO (2002, p.130) Mercado é um conjunto de relações voluntárias e mutuamente benéficas envolvendo compra e venda de direitos de propriedade entre agentes econômicos.

Pode se definir mercado como um lugar público no qual as pessoas realizam trocas compra e vendas de serviços e bens sob uma condição de concorrência.

Segundo MOCHÓN (2007) “Mercado é toda instituição social na qual os bens e os serviços, assim como os fatores produtivos, são objeto de troca”.

Oferta é a quantidade de um produto ou serviço disponível para compra.

Demanda, por sua vez, é a quantidade de produtos ou serviços que os consumidores estão dispostos a comprar.

Quando a demanda é maior do que a oferta, os preços dos produtos tendem a subir, já que os consumidores se dispõem a pagar mais para obter um determinado item. Por outro lado, quando a oferta é maior do que a demanda, os preços tendem a cair.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com