TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado Financeiro

Trabalho Universitário: Mercado Financeiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  3.405 Palavras (14 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 14

1.0 INTRODUÇÃO

Organismos ou organizações financeiras internacionais, também chamados de instituições multilaterais, são entidades criadas pelas principais nações do mundo com o objetivo de trabalhar em comum para o pleno desenvolvimento das diferentes áreas da atividade humana. Essas organizações podem ser definidas como uma sociedade entre Estados. Constituídas por meio de tratados ou acordos, têm a finalidade de incentivar a permanente cooperação entre seus membros, a fim de atingir seus objetivos comuns. No decorrer do trabalho serão apresentados os tais organismos financeiros internacionais, com o FMI, o Banco Mundial e a conferência de Bretton Woods, que estimularam a expansão e o desenvolvimento do comércio internacional, promoveram a estabilidade cambial, bem como, estabeleceu-se um sistema multilateral de pagamento, permitindo a utilização de recursos para corrigir desequilíbrios temporários nas relações econômicas internacionais.

2.0 DESENVOLVIMENTO

2.1 Fundo Monetário Internacional – FMI

2.1.1 Conceito

O Fundo Monetário Internacional é uma organização internacional com o objetivo de regular e atuar diretamente no funcionamento do sistema financeiro mundial. FMI foi fundado em 1944, e possui mais de 187 países como seus aliados.

2.1.2 Objetivos e finalidades

O FMI tem como objetivo regular e atuar diretamente no funcionamento do sistema financeiro mundial e evitar que desequilíbrios aconteçam no setor financeiro e nos sistemas cambiais que possam prejudicar a expansão do comércio e das transações comerciais entre os outros países do mundo. A sua finalidade é assegurar o bom funcionamento do sistema financeiro mundial:

• Promover a cooperação monetária internacional, fornecendo um mecanismo de consulta e colaboração na resolução dos problemas financeiros;

• Favorecer a expansão e equilíbrio do comércio, proporcionando níveis elevados de emprego e trazendo desenvolvimento dos recursos produtivos;

• Oferecer ajuda financeira aos países membros em dificuldades econômicas, emprestando recursos com prazos limitados;

• Contribuir para a instituição de um sistema multilateral de pagamentos e promover a estabilidade dos câmbios.

2.1.3 Funções

Uma das funções do FMI é cuidar do funcionamento dos países monitorando as taxas de câmbio e também a balança de pagamento, zelando pela estabilidade monetária de cada país associado. Além disso, o FMI planeja e monitora programas de ajustes estruturais e oferece assistência técnica e treinamento para os países membros.

Cada país membro possui uma cota (Direitos Especiais de Saques – DESs), ou seja, um valor que tem que ser enviado ao órgão, em forma de contribuição, que é determinada com base em seus indicadores econômicos como o PIB (Produto Interno Bruto). Essas quotas são ajustadas periodicamente.

A integralização dessas quotas é feita com parte em ativos de reserva e parte na moeda nacional do país associado.

Durante algum tempo o FMI oferecia recursos financeiros de curto prazo aos seus países membros, porém os países de baixa renda não tinham condições de realizar os pagamentos nesse curto espaço de tempo, com isso foi necessário à criação de outros tipos de programas e hoje o Fundo oferece empréstimos a longo prazo para os países mais pobres para financiar seus programas macroeconômicos.

2.1.4 Sede

Sua sede está localizada em Washington, DC, nos Estados Unidos, sendo a administração constituída por um Conselho de Governadores, diretores-executivos, um diretor-gerente e um corpo de auxiliares.

2.1.5 Histórico

O Fundo Monetário Internacional foi criado em 1944, na Conferência Monetária e Financeira das Nações Unidas celebrada em Bretton Woods, EUA, após a segunda guerra mundial, com o intuito de manter equilibradas as taxas de câmbio e as balanças de pagamento dos países afetados pelas duas guerras mundiais. Sua função era basicamente fornecer aos países assistência técnica e financeira através da fiscalização das políticas nacionais e do financiamento aos países, para que os mesmos evitassem riscos na tentativa de equilibrar suas balanças comerciais de pagamento.

Com o fim do Sistema de Bretton Woods, em 1969, o fundo teve sua principal função alterada, se tornando durante os anos 80 um financiador, em última instância. Em 2004, o FMI se apresentava como uma instituição que assegurasse o sistema contra possíveis crises financeiras eu viessem ameaçar o sistema financeiro mundial, promovendo empréstimos.

Devido às alterações bruscas ocorridas no fundo, chegou-se a conclusão de que o FMI deveria passar por mudanças profundas em sua estrutura, de forma a se justar às alterações que ocorreram no sistema internacional desde a sua criação.

Nos anos subsequentes houve algumas reestruturações, mas essas alterações não foram suficientes, principalmente por causa da crise de 2008, o que houve mudanças em relação ao comportamento dos Estados em relação ao FMI.

2.1.6 Importância

O FMI deve garantir a estabilidade da taxa de câmbio e incentivar os seus países membros a eliminar restrições que dificultassem as trocas internacionais, além de ajudar países que se encontram em risco de bancarrota como a Argentina no fim da década de 90, Portugal, Grécia e Irlanda.

2.2 Banco Mundial – BIRD

2.2.1 Conceito

O BIRD - Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento – é uma instituição financeira internacional do Banco Mundial, ligada a ONU, que proporciona empréstimos e assistência para o desenvolvimento a países de rendas médias com bons antecedentes de crédito.

2.2.2 Objetivos e finalidades

O BIRD tem como objetivo inicial auxiliar na reconstrução dos países europeus, os quais ficaram destruídos economicamente e socialmente. O BIRD captou recursos para levantar um continente destruído pelas bombas, essa captação de recursos vem através de capitais internacionais. Caso não consiga a captação desses recursos ele poderá financiar através de seu próprio capital.

Segue algumas finalidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com