TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado Financeiro

Artigos Científicos: Mercado Financeiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2014  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 2

MERCADO FINANCEIRO

1. Mostre porque, no mundo contemporâneo, os países não podem ou não devem buscar a autossuficiência. Uma sugestão para você abordar esta questão é fazendo uso de pelo menos dois argumentos: o da crescente importância quantitativa e qualitativa do comércio internacional e o do aumento da interdependência entre todas as economias do mundo. Em outras palavras, um comércio mais livre e com menor protecionismo tende, em princípio, a oferecer mais vantagens que desvantagens.

2. Destaque os benefícios da abertura econômica, considerando tanto o aumento das exportações quanto das importações.

3. No mundo contemporâneo, uma economia mais aberta tende a ser vista como uma economia que alcançou um nível mais elevado de capacidade competitiva. Pode-se até dizer que economias são mais fechadas não propriamente por opção ou escolha de seus governantes (a não ser em raros casos, como Coreia do Norte, Cuba e alguns países teocráticos ou muito atrasados), mas por não terem capacidade de se abrir. Comente.

4. A globalização e a liberalização comercial e financeira impõem, no mundo contemporâneo, muito mais exigências a cada economia nacional, em comparação com qualquer outra época da história da humanidade. Tais fenômenos trazem tanto novas oportunidades quanto grandes riscos e desafios: para suas empresas, para seus governos e para suas sociedades, em geral. Faça um comentário sobre essa afirmativa, destacando os principais requisitos necessários para que a inserção de uma economia num cenário mundial globalizado possa trazer mais vantagens do que desvantagens para a população e até para as empresas desse país.

5. O mundo atual está presenciando, neste novo milênio, um fenômeno de extraordinária importância: o deslocamento espacial da produção mundial dos países industrializados para o Terceiro Mundo (sobretudo as chamadas economias emergentes). Num mundo, até pouco tempo, caracterizado pela bipolarização (entre Estados Unidos e União Soviética), e, logo após, com o colapso das economias socialistas, caracterizado pela existência de uma única grande potência (os

6. Explique, ilustrando com alguns exemplos, os dois pontos abaixo sugeridos por um Prêmio Nobel em Economia, Robert Lucas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com