TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado Saudavel

Trabalho Escolar: Mercado Saudavel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/12/2014  •  1.187 Palavras (5 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 5

. ANÁLISE DE MERCADO E SETORIAL

Mercado imobiliário - Barra da Tijuca - RJ

O Rio de Janeiro é uma das cidades mais importantes do Brasil. Ocupando a segunda colocação, o município fechou o ano de 2013 com um VGV (valor geral de vendas) de 12,9 bilhões, 16% maior que no ano anterior e o segundo maior VGV do país.

Foram lançados 206 empreendimentos na cidade e em toda a Região Metropolitana apenas no ano de 2013 e, quando desmembrados, resultam em 28.581 unidades. A liderança no perfil de prédios que foram levantados é dos empreendimentos residenciais, que equivalem a 77% .

A Barra da Tijuca e arredores nortearam a direção do crescimento da cidade nos últimos anos, somente em 2012, foram licenciadas pela 18.090 unidades residenciais. O bairro caiu no gosto dos cariocas com melhores indicadores socioeconômicos, e tornou-se o principal alvo dos investimentos da construção civil em terras cariocas. A valorização dos imóveis também ganhou força. O metro quadrado no bairro cresceu 13% nos últimos doze meses e hoje vale R$ 9.546.

O crescimento populacional da Barra mostra-se constante e acelerado, segundo os censos do IBGE: 43.945 habitantes em 1980 e 300.823 em 2010, distribuídos em uma área total de 165,59 km, classificada como de alto desenvolvimento pelo Índice de Desenvolvimento Humano(IDH=0,959) .4 Considerando os dados das últimas três décadas, constata-se que a Barra da Tijuca é uma das regiões urbanas que mais cresceram na América do Sul.

No último senso, a Barra da Tijuca contava com 65.369 domicílios, sendo a maioria esmagadora, cerca de 84%, composto de apartamentos em condomínios. A região da Barra da Tijuca abriga, hoje, cerca de 630 condomínios. Em relação ao número de moradores, existe um aumento na quantidade de domicílios com menos pessoas. Desse total, indivíduos morando sozinho já representam cerca de 15%. Analisando a quantidade de empreendimentos e o poder aquisitivo dos condôminos, resolvemos considerar apenas os condomínios premium da Barra da Tijuca, são eles: Mansões, Pedra de Itauna, Mar a Mar, Santa Monica, Santa Monica Jardins, Atlantico sul, Ocean Front, Beton, Nova Ipanema, Novo Leblon, Barra Mares, Golden Green, 3100, Jardim Clube da Barra, Mandala, Blue, Park Palace, Bourbon, Le Park, Peninsula, Mundo Novo, Riviera e Rosas.

Estilo de vida saudável - Alimentação e atividade física

Em uma sociedade na qual as pessoas têm cada vez menos tempo livre por conta das regras, condutas e obrigações do mundo moderno, com horas ínfimas para o almoço e aliado ao estresse diário, a procura por uma alimentação saudável tornou-se uma tendência mundial e, o Brasil, não ficou de fora desse movimento.

Dados indicam que o brasileiro passou a consumir opções pratos como saladas, sopas, refeições com baixas calorias, bebidas light em troca das frituras, goduras e refrigerantes. O brasileiro, e principalmente o carioca, passou a se preocupar com a saúde e o bem estar e isso se reflete em hábitos na alimentação. Pesquisas apontam que as cidades em que houve uma maior mudança entre os pedidos com itens mais saudáveis, foram: Rio, 38%, seguido de Belo Horizonte, 29% e Campinas, 28%. A mudança desses hábitos pode ser justificada pelos altos índices de obesidade e alto colesterol em crianças, principalmente.

Esta mudança nos hábitos alimentares não se restringe aos consumidores, muitos restaurantes têm se adaptado a esta nova demanda por comidas mais saudáveis O site, Hello Food, diz que o aumento do número de estabelecimentos que oferecem opção saudável foi de 62%. De acordo com Sérgio Molinari, consultor da Food Service no Brasil, o número das franquias voltadas à alimentação saudável supera o a expansão do setor de alimentação fora de casa..O crescimento médio do setor chega aos 14% enquanto a alimentação saudável cresceu entre 17% a 19% ao ano na última década. Entre 2011 e 2012, o número de unidades franqueadas na categoria saltou de 16,9 mil para 19,7 mil. Além disso, as famílias estão gastando, em média, 30% do total do orçamento reservado para a alimentação, em bares e restaurantes, um aumento de 14 % em relação a 2010. E a frequência é maior entre os moradores da região Sudeste.

Entretanto, a busca pela vida saudável não se restringe apenas a questão alimentar. Mais do que nunca, brasileiros não tem se importado apenas com a alimentação saudável para garantir melhores resultados, tem buscado a atividade física para complementar e acelerar o processo. A prática regular de exercícios, do ponto de vista músculo-esquelético, auxilia na melhora da força e do tônus muscular e da flexibilidade, fortalecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com