TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodo de Correção de erros

Por:   •  10/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  718 Palavras (3 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL - UNICSUL

Nome do Polo

 São Miguel

Nome do curso

 Redes de Computadores

Nome do aluno

 Henrique de Andrade Braz

RGM do aluno

 1521229-7

Nome da atividade

 Métodos de correção de erros

Nome do tutor

 Gilmar Favarin

Detecção de erros

Em um sistema de comunicação é normal a ocorrência de erros, pois ha troca de mensagens a todo instante de um local com outro. Os erros são causados por interferências eletromagnéticas, curto-circuito, envelhecimento de componentes, que acabam afetando as mensagens, fazendo com que, por exemplo, um “1” seja enviado, e na transmissão acaba sendo transformado em “0”, ou seja, receptor recebe informação diferente daquela que foi enviada, alguns métodos de detecção de erros:

Códigos de repetição

É o método mais simples, ele simplesmente repete os dados, de preferência 2 ou mais vezes adicionais. No contexto de um sistema de arquivo, significa copiar os mesmos dados para vários locais, que podem então ser recuperados e comparados. Se uma cópia não pode ser recuperada, pode-se usar as outras cópias. Entretanto este método simples de implementar, é pouco eficiente.

Por exemplo, se fosse pretendido enviar a mensagem "estou", seria enviada "estou estou estou". Se fosse recebida a mensagem "estou estou estpu", como uma das repetições não coincidia, sabia-se que tinha havido um erro. Este esquema é pouco eficiente (transmite 3 vezes os mesmos dados) e pode ser problemático em situações em que o erro ocorre no mesmo sítio - no nosso exemplo "estpu estpu estpu". Neste caso, a mensagem "estpu" era detectada como correta.

Bits de Paridade

O método da paridade consiste na adição de um bit verificador, geralmente um único bit de paridade é utilizado para garantir a integridade de um byte (8 bits). Para paridade ímpar, a quantidade de bits “1” do código deve ser ímpar e para paridade par a quantidade deve ser par. Isto pode detectar um número impar de erros (mas não um número par). É por meio da adição do bit de paridade que se faz o ajuste da quantidade, para atender ao requisito, de ter quantidade de “1” par, ou ímpar, dependendo da paridade adotada no sistema.

Por exemplo, para o código ‘1100001’, no sistema de paridade par teria o bit verificador “1”, para que o código ficasse ‘11100001’, e tendo, assim, portanto, uma quantidade par de “1”.

Este método é considerado ineficiente, porém ele é o mais utilizado na detecção de erros.

Checksum

O checksum de uma mensagem é a contagem de bits de certos componentes da mensagem - por exemplo a soma de todos os bytes que a compõem. Esta soma é enviada pelo emissor e recalculada no receptor, para ser comparada com a soma enviada. Se a contagem for correspondente, é assumido que a transmissão completa foi recebida, se não corresponder indica que houve um erro na transmissão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (59.5 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com