TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia Do Projeto

Dissertações: Metodologia Do Projeto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  1.780 Palavras (8 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 8

1. INTRODUÇÃO

1.1. Apresentação do problema

Um dos assuntos mais discutidos atualmente é a necessidade da preservação do meio ambiente, por isso várias mudanças sociais e culturais estão sendo colocadas em prática na tentativa de amenizar o quadro do nosso planeta Terra. Uma destas modificações, é o uso da sacola plástica produzida a partir do petróleo ou gás natural (recursos naturais não-renováveis) que demora em média 400 anos para se decompor e durante muito tempo foi tida como inofensiva, pela utilização das retornáveis feitas de materiais recicláveis ou biodegradáveis que não causam tamanho impacto na natureza.

Devido a grande usabilidade destes elementos descartáveis, o problema é grave: o petróleo após ser extraído passa pelo refino que consome água e energia, emitindo gases de efeito estufa e poluentes.

Um conceito e uma filosofia que pode ser transferido para diversos setores do nosso cotidiano, um que cada vez mais utiliza deste recurso e servindo como influência na conscientização das pessoas, é a moda. Surgindo então, não apenas como um produto de consumo ou meio de marketing, mas trazendo um valor agregado tão importante quanto à maneira que foi produzido, pensado, confeccionado, e o conceito gerando uma filosofia de vida.

1.2. Objetivos

1.2.1. Geral

O objetivo geral deste trabalho é propor a utilização de uma sacola reutilizável para a marca de moda Farm, criando um modelo eficiente de desenvolvimento sustentável.

1.2.2. Específicos

• Analisar, através de questionário aplicado aos consumidores de moda, na faixa dos 18 aos 30 anos, a opinião referente a tal marca e o uso de suas sacolas.

• Despertar a atenção das pessoas, da sociedade em geral, acerca do resultado positivo que uma pequena mudança em nosso cotidiano pode trazer melhoria da qualidade de vida para todo um planeta.

• Projetar um modelo de sacola reutilizável.

1.3. Delimitação do tema

Este trabalho tem como objetivo propor o uso de sacola reutilizável apenas para uma marca, afim de delimitar o tema tão abrangente que é ao questionar o uso de sacolas plásticas no mercado ou apenas no setor de moda.

2. MEIO AMBIENTE

2.1. Clima

Clima é definido por ser a sucessão habitual dos tipos de tempo num determinado lugar da superfície terrestre. Segundo o glossário IPCC , é definido como “tempo meteorológico médio”, ou mais precisamente, como a descrição estatística de quantidade relevantes de mudança do tempo meteorológico num período de tempo, que vai de meses a milhões de anos. O período clássico é de 30 anos, definido pela Organização Mundial de Meteorologia (OMM). Essas quantidades são geralmente variações de superfície como temperatura, precipitação e vento. O clima num sentido mais amplo é o estado, incluindo as descrições estatísticas do sistema global.

Portanto seu estudo, que é conhecido por climatologia, uma especialização da pesquisa meteorológica e geográfica, exerce uma grande importância, pois é uma ferramenta de entendimento da relação do homem com seu espaço ambiental, onde ele é paciente ou causador, podendo assim usufruir sabiamente daqueles fatores climáticos benéficos, ou ainda, daqueles que trazem prejuízo, com conhecimento e ação eficiente pode ser controlados ou podem-se criar condições para enfrentar suas consequências.

2.1.1. Mudanças Climáticas

Para o surgimento de vida na Terra, uma das condições necessárias para isso é a temperatura, que consiste em torno de 15ºC, isso se deve a um fenômeno natural chamado efeito estufa, que é formado por gases na atmosfera, como vapor d’água, dióxido de carbono, metano e óxido nitroso, entre outros, pois se não fosse isso, o planeta seria um ambiente gelado, com temperatura média de -17ºC.

Devido aos gases existentes, parte da energia do sol é absorvida, refletida pela superfície do planeta, e redistribuída em forma de calor através das circulações atmosféricas e oceânicas, e a outro parte da energia é irradiada novamente ao espaço.

Porém este processo começa a ficar ameaçado, desde a Revolução Industrial que foi onde começou a usar intensivamente o carbono (carvão mineral, petróleo e gás natural) para gerar energia, para as indústrias e meios de transporte, além das queimadas nas florestas. Como resultado das emissões provocadas pela atividade humana, a quantidade de certos gases aumentou na atmosfera, fazendo com que o efeito estufa se intensificasse, porém isto causa um enorme problema como o aquecimento do planeta, o maior desafio do século 21.

‘Há forte evidência de que está havendo um aquecimento global significativo no planeta com mudanças no clima da Terra, e boa parte desse aquecimento pode ser atribuído às atividades humanas nas últimas décadas’. Esta declaração é decorrente de uma nota conjunta de 11 academias nacionais de ciência, entre elas dos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Japão, Rússia, Itália, França, Alemanha, Índia, China e Brasil. (GREENPEACE, 2006, p.13)

Segundo o Relatório realizado pelo Greenpeace, atualmente já pode ser visto o resultado que obtivemos a partir das atividades que viemos desenvolvendo nos últimos anos, o consumo e a produção em massa sem pensar no que isso poderia resultar em nosso planeta, causou o aquecimento global.

2.1.2. Aquecimento Global

No principio quando detectado, alguns cientistas acreditavam que o aquecimento global poderia ser provocado por eventos naturais, mas com o passar do tempo e o avanço da ciência, ficou comprovado que as atividades humanas que são responsáveis pelo problema. O gás carbônico que deveria ser absorvido pelos vegetais na fotossíntese, não é realizado totalmente, pois a quantidade de concepção deste gás na atmosfera é muito maior, provocando então o aumento do efeito estuda.

Segundo os cientistas, as causas principais desse fenômeno são a queima e o desmatamento das florestas tropicais, como a Amazônia, e a queima de combustíveis fósseis (exemplo: petróleo, utilizado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com