TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia Do Trabalho Cientifico

Ensaios: Metodologia Do Trabalho Cientifico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/6/2014  •  298 Palavras (2 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 2

• Artigo

É um termo com significado e aplicações diferentes em áreas distintas. Na área comercial, artigo é cada unidade de mercadoria, cada objeto de negócio.

Nos textos jurídicos, leis, decretos e códigos, artigo é cada uma das divisões do texto numeradas ordinalmente. Exemplo: Art. 12º do Código Penal

Em termos gramaticais, artigo é uma palavra variável que antecede o substantivo e indica o gênero (masculino ou feminino) e número (singular ou plural).

• Resenha

É uma abordagem para a construção de relações entre as propriedades de um determinado objeto, analisando-o, descrevendo-o e enumerando aspectos considerados relevantes sobre ele. Resenha também é um texto que serve para apresentar outro, que seja desconhecido do leitor.

• Resumo

É uma exposição abreviada de um acontecimento, obra literária ou artística. Um resumo é ato de resumir alguma coisa através de uma síntese ou sumário.

Fazer um resumo significa apresentar o conteúdo de forma sintética, destacando as informações essenciais do conteúdo de um livro, artigo, argumento de filme, peça teatral, etc. Em algumas ocasiões, a palavra sinopse é usada como sinônimo de resumo.

• Monografia

Descrição especial de um único assunto. Estudo limitado de história, de geografia, de crítica literária etc., tratando de um tema, de uma pessoa ou de uma região.

A monografia é um estudo científico de uma questão bem determinada e limitada, realizado com profundidade e de forma exaustiva.

• Fichamento

É um procedimento utilizado na elaboração de fichas de leitura onde constam informações relevantes sobre um texto lido. É um tipo de resumo no qual o leitor tem a liberdade de escrever com as próprias palavras as ideias fundamentais extraídas de um livro, um artigo etc.

Um ponto importante no fichamento - e que deve ser registrado logo no início - é a referência bibliográfica.

Para os textos lidos em jornais, revistas ou artigos na internet, o endereço do site e a data de consulta são elementos obrigatórios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com