TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia do trabalho científico

Artigo: Metodologia do trabalho científico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  Artigo  •  708 Palavras (3 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo

Metodologia do trabalho cientifico

Da unidade de leitura, 1º passo o leitor deve estabelecer uma unidade de leitura. Sendo esta, um setor do texto que abrange sua totalidade. De sentidos. Formando assim um capitulo uma seção ou outra subvisão, ai toma uma parte que forme unidade de sentido, para ser trabalhada. Só ai então se determina os limites para fazer a leitura o estudo em busca da compreensão da mensagem. Fazer a leitura do texto por etapas.

1º termina a análise de uma unidade ai logo passa para a seguinte. Fazendo assim o leitor terá condições de fazer o raciocínio global do livro, deduzindo a uma forma sintética determinam a intenção da unidade de acordo com a acessibilidade do texto na sua naturalidade, familiaridade, do leitor com o assunto tratado. o estudo da unidade deve ser somático evitar intervalos de tempo entre as etapas da analise.

Analise textual é a primeira abordagem do texto com vista a preparação da leitura. Tendo escolhido a unidade de leitura devemos proceder a uma serie de atividades ainda preparadas para analise aprofundada procede de uma leitura seguida e completa a unidade do texto leitura eterna, mas ainda corrida assim tornando um primeiro contato com toda a unidade, buscando uma. Visão panorâmica do raciocínio do autor. Sentindo assim o estilo e método do texto. Dai assinalam os pontos passiveis que exigem esclarecimento dúvidas entender a mensagem do autor.um primeiro passo,é buscar esclarecimento sobre e a respeito do autor do texto ou sobre a vida a obra e o pensamento do autor e da unidade elucidam as ideias.

A analise temática faz parte duma segunda abordagem que é a estampa da compreensão da mensagem global vinculada na unidade a analise temática é para ouvir o autor,aprendem sem intervir nele como se fosse fazer perguntas ao texto.primeiro lugar sabem do que fala o texto ,descobrem o tema o assunto .nem sempre o titulo da uma ideia fiel do tema.também devemos captar a problematização do tema.pois o tema geralmente se apresenta como um problema para que aquele que escreve sobre ele.pergunta qual dificuldade deve ser resolvida,qual problema deve ser solucionado de que maneira pode ser solucionado ou colocado nem sempre é clara,pois em geral é implícita,cabendo ao leitor explica-la.um terceiro passo surge espontaneamente,é o que o autor fala sobre o tema como responder ao problema levantado.o que quem demonstrar,a resposta á isso vem a tona a ideia principal defendida pelo autor. É através do raciocínio que o autor expõe, passo a passo seu pensamento, transmitindo assim sua mensagem. Raciocínio é a estrutura lógica do texto. Quando se pode o resumo de um texto, é para ter síntese das ideias do raciocínio e não mera redução dos parágrafos. Análise interpretativa é a abordagem do texto com vistas a sua interpretação, juntamente com suas ideias.

Primeira etapa de interpretação é para situar o pensamento desenvolvido na unidade ampla do pensamento do autor. em outro momento,estabelece uma aproximação em junção das ideias.a avaliação tem duas perspectiva o texto pode ser julgado levando em conta sua coerência interna,ou originalidade ,pode se fazer uma possível critica pessoal ás posições defendidas no texto. por isso a leitura analítica metodologicamente é instrumento realizado adequado e eficaz para o amadurecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com