TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia Para Estudo De Caso

Ensaios: Metodologia Para Estudo De Caso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/8/2013  •  598 Palavras (3 Páginas)  •  552 Visualizações

Página 1 de 3

1) Você estudou no seu livro didático assuntos sobre ciência e métodos que proporcionam a base lógica da investigação. Portanto, escreva a letra “V” entre os parênteses vazios, quando a alternativa for verdadeira e a letra “F” quando for falsa, justificando apenas as alternativas falsas (4,0 pontos):

a) (V) Pode-se dizer que ciência, como conhecimento científico caracteriza-se pelo conhecimento sistemático dos fenômenos da natureza e das leis que o regem, obtido pela investigação, pelo raciocínio e pela experimentação intensiva.

b) ( F) O método é o conjunto coerente de procedimentos racionais ou prático-racionais que orienta o pensamento para serem alcançados conhecimentos válidos. No processo de investigação científica apenas o método dedutivo pode ser aplicado.

Método é o conjunto de processos de operações mentais que se deve empregar na investigação.

É a linha de raciocínio adotado no processo de pesquisa. Os métodos que fornecem as bases lógicas de investigação são: dedutivo, indutivo, dialético e fenomenológico. (GIL, 1999; LAKATOS, MARCONI, 1993)

c) (F) O método dedutivo se assemelha ao método indutivo pelo processo de raciocínio.

São métodos inversos. Enquanto o método dedutivo parte do geral para o particular, o método indutivo parte do particular para posteriormente generalizar no trabalho de coleta de dados particular.

d) (V ) Considera-se o método dialético uma abordagem que tem como objetivo a obtenção da verdade, a partir da superação das contradições em um processo contínuo.

2) O seu livro didático apresentou tipos de pesquisas quanto ao delineamento (meios de investigação). Portanto, diante dos conhecimentos apreendidos leia a afirmativa abaixo (1,5 ponto):

É verdadeiro afirmar que a pesquisa bibliográfica serve como base teórica apenas para determinadas pesquisas, como a pesquisa experimental e de levantamento? Justifique.

Não. A pesquisa bibliográfica pode ser realizada independente ou como parte da pesquisa descrita ou experimental.

Procura explicar um problema a partir de referência teórica publicada com documentos.

3) Nos métodos que identificam a finalidade da pesquisa você conheceu a pesquisa exploratória, a descritiva e a explicativa. De acordo com cada item abaixo identifique o tipo de pesquisa quanto à finalidade e justifique:

a) Tem como objetivo proporcionar maior familiaridade com o objeto de estudo pesquisado, pois o pesquisador não dispõe de conhecimentos suficientes para elaborar de forma mais precisa hipóteses. (1,5 ponto).

Exploratória - tem por finalidade explorar um problema pois ninguém ainda o fez. Busca prover critérios para sua compreensão, desenvolver hipóteses, isolar variáves, definir problemas, etc.

É uma pesquisa realizada sobre assuntos com pouco ou nenhum estudo anterior, a idéia não é testar ou confirmar determinada hipótese e sim procurar padrões, idéias, etc.

b) Os fenômenos humanos ou naturais são investigados sem a interferência do pesquisador que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com