TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia Para Estudo De Caso

Pesquisas Acadêmicas: Metodologia Para Estudo De Caso. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  1.958 Palavras (8 Páginas)  •  483 Visualizações

Página 1 de 8

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância

Disciplina: Metodologia para Estudo de Caso

Curso: Gestão da Tecnologia da Informação

Professor: Joel Irineu Lohn

Nome do aluno:

Data:

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1

Você estudou que para a investigação científica é necessária a utilização de métodos. É preciso definir qual método será utilizado no estudo. Portanto, realize as atividades abaixo referentes aos principais métodos contemplados no material didático.

a) Apresente a diferença e semelhança entre o método dedutivo e indutivo. (0,5 ponto).

Resp.: Método Indutivo é aquele que parte de questões particulares com a finalidade de se obter conclusões generalizadas. Tal método está cada vez mais sendo abandonado e menos utilizado, por motivo de não permitir ao autor uma maior possibilidade e amplitude de criação de novas leis e teorias.

Propriamente das ciências naturais, tal método também aparece na matemática através da Estatística. Portanto, o objetivo dos argumentos é levar a conclusões cujo conteúdo é muito mais amplo do que o das premissas nas quais se basearam.

Exemplo:

O corvo 1 é negro

O corvo 2 é negro

O corvo 3 é negro

O corvo "n" é negro

----------------------------

(todo) corvo é negro

Método Dedutivo: Também conhecido por Aristóteles de Silogismo, o raciocínio dedutivo parte da dedução formal, uma vez que, postas duas premissas, delas, por inferência, se tira uma terceira, chamada conclusão. No entanto, deve-se salientar que a dedução não oferece novo conhecimento, uma vez que a conclusão sempre se apresenta como um caso ou fato particular da lei geral. A dedução organiza e especifica o conhecimento que já se tem, porém não é geradora de novos conhecimentos. Ela tem como ponto inicial o plano do inteligível, ou seja, da verdade geral, uma vez estabelecida.

Exemplo:

Todo mamífero tem um coração.

Ora, todos os cães são mamíferos.

----------------------------

Logo, todos os cães têm um coração.

b) Identifique no texto abaixo qual dos dois métodos, dedutivo ou indutivo, é preponderante no exemplo, justificando a sua resposta. (1,0 ponto).

Resumo: O objetivo do artigo é analisar dois períodos da trajetória de consolidação e legitimação científica e social da tripanossomíase americana ou doença de Chagas, descoberta em 1909 no interior de Minas Gerais por Carlos Chagas, pesquisador do Instituto Oswaldo Cruz. Primeiramente, a fase das pesquisas em Lassance, durante a vida de Chagas, quando foram formulados os enunciados básicos sobre a doença e, em seguida, a atuação, nas décadas de 1940 e 1950, do grupo de pesquisadores reunidos no Centro de Estudos e Profilaxia da Moléstia de Chagas na cidade mineira de Bambuí. Consideramos que a descoberta da tripanossomíase americana, no sentido da validação dos conhecimentos que tornaram a doença um objeto estabelecido e aceito, deu-se mediante um processo longo que ultrapassou não somente o episódio de identificação da nova doença, mas inclusive o período em que, em Lassance, as pesquisas foram ampliadas por Chagas e seus colaboradores. Nossa hipótese é a de que o trabalho desenvolvido em Bambuí foi responsável por garantir um acordo básico em torno da especificidade patológica e da relevância social da doença, a partir do qual esta tornou-se efetivamente reconhecida tanto como fato científico estabelecido quanto como problema de saúde pública.

Fonte: KROF, Simone Petraglia; AZEVEDO, Nara; FERREIRA, Luiz Otávio.Doença de Chagas: a construção de um fato científico e de um problema de saúde pública no Brasil. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/csc/v5n2/7100.pdf>. Acesso em: 9 maio 2013.

Resp.: Baseado no texto acima o método utilizado é o método indutivo, pois, questões particulares chegam a conclusões generalizadas, caracterizando-se pelo processo pelo qual, o pesquisador por meio de um levantamento particular, chega a determinadas conclusões gerais partindo do específico para o geral, conforme texto extraído a seguir: (“o trabalho desenvolvido em Bambuí foi responsável por garantir um acordo básico em torno da especificidade patológica e da relevância social da doença, a partir do qual esta tornou-se efetivamente reconhecida tanto como fato científico estabelecido quanto como problema de saúde pública.”)

Questão 2

Os métodos de pesquisa, quanto a finalidade, são classificados em pesquisa exploratória, descritiva ou explicativa. Observe com atenção o exemplo abaixo e identifique qual dos três tipos de pesquisa citados acima é predominante, justificando a sua resposta. (2,0 pontos).

Os experimentos de Pasteur

Somente por volta de 1860, com os experimentos realizados por Louis Pasteur (1822 – 1895), conseguiu-se comprovar definitivamente que os microorganismos surgem a partir de outros preexistentes.

Os experimentos de Pasteur estão descritos e esquematizados na figura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com