TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia de Pesquisa

Por:   •  28/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  358 Palavras (2 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 2

UNIFRAN – Universidade de Franca - EAD

Nome do Campus

UNIFRAN

Nome do curso

Administração de Empresas

Nome do Aluno

Viviane Soares da Silva

RGM do Aluno

14127911

Nome da Atividade

Unidade II - Epistemologia

Nome do Tutor

Jorge Rivelino

O conhecimento teológico (religioso): é a crença em algo sobrenatural, ou seja, se baseia na fé e não na razão. A fé significa ter confiança e crença em algo que não se vê. O senso comum por sua vez é o oposto, pois, o homem ao longo de sua existência , traz consigo bagagens e experiências daquilo que viveu, viu e ouviu de outras pessoas, interiorizando as tradições da sociedade.

Sendo assim a diferença do senso comum do conhecimento religioso é: conhecimento do dia-a-dia, também conhecido de “vulgar”, “popular” e “empírico”, ou seja, todos os dias, aprendemos algo novo e nos é transmitido fatos e relatos de outras gerações. Exemplo: “chá de boldo cura problemas do fígado”. “Chá de camomila acalma”.

 É um conhecimento que adquirimos independentemente de estudos ou pesquisas, é entendido como aquele que aborda os fatos sem investigar as causas, sem recorrer à fundamentação técnica, sistemática ou objetiva.

Pelo senso comum, fazemos julgamentos, estabelecemos projetos de vidas e adquirimos convicções e confiança para agir. Pois é a primeira compreensão do mundo resultante da herança fecunda de um grupo social e das experiências atuais que continuam sendo efetuadas.

Conhecimento filosófico: ”é fruto do raciocínio e da reflexão humana. É o conhecimento especulativo sobre fenômenos, gerando conceitos subjetivos. Busca dar sentido aos fenômenos gerais do universo, ultrapassando os limites formais da ciência”.

Conhecimento científico: resultam na investigação científica, seus métodos e técnicas. Deriva da necessidade de achar soluções para os diversos problemas do dia-a-dia e também de explicar de modo sistematizado e comprovado, teorias capazes de replicação, testagem e de comprovação empírica.

O conhecimento filosófico diferencia-se do científico pelo objeto de investigação e pelo método, cujos objetos da ciência são os dados adjacentes e perceptíveis pelos sentidos ou por instrumentos, pois persistem em ordem material e física, por isso, aptos a experimentos. Já o elemento filosófico é constituído de realidades mediatas não compreensíveis pelos sentidos por serem de ordem extremamente sensível. Suas características fundamentais podem ser delineadas em: sistemática, elucidativa, crítico, especulativa.

Referência bibliográfica:

http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/41614/conhecimento-cientifico-conhecimento-filosofico-e-conhecimento-teologico#!2

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=38717

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (64.4 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com