TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia materiais e métodos

Por:   •  17/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.372 Palavras (6 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 6

A IMPORTÂNCIA SANITÁRIA DA MOSCA DOMÉSTICA NO BAIRRO JARDIM I NO MUNICÍPIO DE SANTANA-AP.

  1. METODOLOGIA

  1.   Área de estudo

O bairro encontra-se situado no município de Santana, no estado do Amapá, onde está a linha ferroviária que liga Santana a Serra do Navio. Esse bairro tem contexto histórico ligado a empresa ICOMI que acelerou a infraestrutura da cidade. Em 1950 a estrada de ferro iniciou o objetivo de transportar minério de manganês sendo voltada para a Empresa Indústria e Comércio de Minério S.A (ICOMI). Assim, sendo outorgado o Decreto n.º 32.451, de 20 como peculiaridade conceder a ICOMI o uso da estrada de ferro para o transporte desde dos portos de Santana com a obtenção das jazidas de manganês em regiões dos rios Amapari e Araguari.

Com a saída da ICOMI, a população santanense e migrantes de baixo poder aquisitivo invadiram o local instalando-se próximos a trilhos ferroviários sendo que a prefeitura não tomou nenhuma medida de política habitacional que fez com que se agravasse os riscos de saúde. Conforme a lei n° 6.766  de 1979 no quarto artigo no capitulo terceiro diz:

Ao longo das águas correntes e dormentes e das faixas de domínio público das rodovias e ferrovias, será obrigatória a reserva de uma faixa não-edificável de 15 (quinze) metros de cada lado, salvo maiores exigências da legislação específica; (Lei 6.766, de 19 de dezembro de 1979 do parcelamento do solo urbano, apud tribuna amapaense, 2012.)

Isso significa que a responsabilidade do local é dividida entre a empresa e a Prefeitura. A partir de 15 metros até a parte da ferrovia o encargo é da empresa mineradora atualmente Anglo Ferrous e após esses 15 metros a responsabilidade é da Prefeitura. Assim, muitas famílias se instalaram também na área da empresa o que faz com que a Prefeitura tenha dificuldades para resolver a problematização do bairro. A situação é que além do perigo dos moradores estarem em um local de espaço da empresa, há grandes riscos de doenças pois próximo ao bairro estava a lixeira a céu aberto. O Decreto no 6.514, artigo 85, 2008 propôs a retirada do lixo para um lugar adequado até 2014, caso não fosse cumprido o município pagaria uma multa de R$ 500,00 (quinhentos reais) a R$ 10.000.000,00 (dez milhões de reais). A realidade é que mesmo com a retirado do lixo a céu aberto as pessoas ainda depositam seu lixo no local, sendo que no bairro dificilmente passa o caminhão coletor de lixo.

A moradora do bairro Rosilene dos Santos da Silva de 27 anos, situada na avenida são João Apóstolo declarou que o carro do lixo não passava desde o mês de janeiro e que os moradores empurram o lixo atrás do matagal e segundo a declarante isso atrai muitos insetos. Existe muitos casos de mosquito da dengue e infestação de moscas que vem para a residência dos moradores por causa do lixo.

1.2 Espécie em estudo

A mosca doméstica de nome científico Musca domestica linnaeus é de ordem diptera e família Mucidae. Possui duas asas (inseto díptero) e como não são hematófagas (não se alimentam de sangue), sobrevoam em alimentos e fezes para suprir sua nutrição. O inseto apresenta o aparelho bucal do tipo sugador, o qual absorve somente alimentos líquidos e quando encontra substâncias sólidas, expele saliva que vai destrinchando o alimento com o auxílio de um líquido digestivo que faz com que ingira a comida sem dificuldades. Suas pernas são como almofadas que apresentam cerdas e pequenas garras nas laterais que ajudam no transporte, pouso e alimentação. Justamente através do aparelho bucal e suas pernas é que transportam vários microrganismos, vermes, nematóides e ovos de parasitas chegando a transmitir doenças. sendo as mais comuns: tuberculose, cólera, diarreia infantil, febre tifoide e outros. Além das fezes da mosca que acidentalmente ingeridas pelas pessoas causam doenças intestinais e urinárias.

 Seu ciclo biológico inicia quando a fêmea deposita seus ovos em matéria orgânica como fezes, lixo, alimentos, sendo de preferência os estercos de porcos e aves. Os ovos são colocados em postura, o qual cada postura compreende 150 ovos. Inicia-se o processo larval eclodindo as larvas deixam o ambiente orgânico e enrolam-se na terra tornando-se pupas. Essas pupas após 5 dias se rompem fazendo com que a mosca atinja a fase adulta, reiniciando o ciclo. Esse conhecimento é de fundamental importância, visto que conforme os estudos de Carlos Brisola Marcondes (2011, p.193) diz que apenas uma lata de lixo sem cuidado algum é capaz de produzir mais de 20 mil larvas de mosca em apenas uma semana. Assim, o estudo tem como objetivo geral a importância sanitária e o conhecimento da mosca doméstica, contagio de agentes patogênicos e profilaxia, visto que esse inseto passa despercebido sendo ignorado, agravando ainda mais os riscos de contaminação.  

 

1.3 Procedimento Metodológico

Primeiro será necessário a pesquisa bibliográfica a respeito tanto do bairro quanto do objeto em estudo.  Como a população joga lixo em locais não adequados, expostos, será realizado uma palestra com os moradores do bairro Jardim de Deus, com posterior confirmação do presidente do bairro, com a finalidade de obter um bom local para acomodação de todos. Um grupo de acadêmicos do curso de biologia, enfermagem e medicina trabalhará com as pessoas, realizando palestras informativas, entrega de panfletos didáticos sobre a importância de um local limpo e os cuidados para o descarte do lixo em locais adequados, e,  ainda,  sobre os tipos de inseticidas caseiros com alimentos orgânicos como limão, folhas de louro, eucalipto, manjericão e outros que serão instruídos. Inseticidas estes que não exalam mal cheiro além de não poluir o ambiente e não afetar a saúde da família.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (426.3 Kb)   docx (295.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com