TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de metodologia de materiais

Por:   •  15/3/2019  •  Projeto de pesquisa  •  822 Palavras (4 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 4

Diretoria de Ciências Exatas[pic 1]

Engenharia de Produção, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica e Engenharia de Produção Mecânica.

10 Semestre de 2019

Projeto Integrador – Ciência e Tecnologia dos Materiais

Proposta

Estudar as propriedades de materiais de interesse da engenharia, através de ensaios usados para sua caracterização, tendo em vista a importância de conhecimentos dessas propriedades em diversas carreiras das engenharias.

Objetivos

  1. Caracterizar um material de interesse de uma ou mais áreas da engenharia, estudando suas propriedades, através de técnicas (ensaios) comumente empregadas.
  2. Fazer uma proposta, baseada nas propriedades do material, utilizando referências bibliográficas idôneas e justificando a sua aplicação na área em que é empregado.
  3.  Considerando que o projeto é integrador o aluno deverá relacionar com as disciplinas ofertadas no seu semestre atual.

Introdução

        O papel da engenharia é fundamental no desenvolvimento tecnológico da humanidade. Dessa maneira, um engenheiro está envolvido na elaboração e realização de projetos em seu cotidiano. Nesse contexto, o projeto integrador torna-se uma ferramenta ímpar no desenvolvimento acadêmico e profissional dos alunos dos cursos de engenharia.

Como na engenharia criam-se projetos para construir, desenvolver e melhorar sistemas e produtos, muitas são as variáveis a serem consideradas nos modos de se projetar, escolher e adquirir materiais, elegendo processos de produção e fabricação. Algumas variáveis podem ser aleatórias e, portanto, difíceis de serem analisadas nos materiais e seus processos. O resultado desse trabalho aumenta a confiabilidade e qualidade das escolhas e processos.

O engenheiro, que atua na área da construção, indústria de transformação, manutenção e processos, deve conhecer algumas das propriedades dos materiais que irá trabalhar, compreendendo os limites de sua aplicação, as vantagens de usá-lo de acordo com o seguimento.

Dentre os materiais de interesse de engenharia, os metais merecem destaque, pois em razão de suas propriedades, é empregado em todas as áreas das engenharias. Assim, os metais são usados como estruturas na construção civil, como componentes em sistemas elétricos e são os materiais usados na conformação na área da Metalmecânica. Nesse sentido, baseado nos temas estudados no semestre, relativos às suas propriedades e algumas técnicas empregadas para caracterizações, o estudante agregará bastante conhecimento, escolhendo um material, descrevendo sua aplicação na engenharia e, justificando seu uso através de análises, baseado em técnicas empregadas pela indústria, pesquisa e desenvolvimento, tais como:

  • Ensaio de Tração;
  • Ensaio de Compressão;
  • Ensaio de Fadiga;
  • Ensaio de Dureza;
  • Ensaio de Impacto;
  • Ensaio de Flexão;
  • Ensaio de Corrosão;
  • Ensaio de Térmicos (DSC, TGA e TMA);
  • Outras técnicas.

Este trabalho é proposto com a finalidade de estimular os estudantes de engenharia a utilizar conhecimentos básicos da ciência de materiais, de modo a entender as suas propriedades e das técnicas usadas para sua caracterização.

Metodologia

Os estudantes se dividirão em grupos de, no mínimo, cinco componentes, com limite de dez grupos por sala. Cada grupo deverá realizar um levantamento bibliográfico sobre o tema proposto e aplicar as ferramentas estudadas nesse semestre, e nos anteriores. Dessa forma, escolhido o material de interesse da engenharia, descrever suas propriedades, no mínimo 3, das estudadas ao longo da disciplina, tais como: propriedades mecânicas, térmicas, elétricas, ópticas, magnéticas e relativas à resistência à degradação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (121.2 Kb)   docx (48 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com