TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Materiais Utilizados e Metodologia

Por:   •  11/12/2018  •  Relatório de pesquisa  •  688 Palavras (3 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 3

        

Introdução e objetivo........................................................2

Materiais utilizados e metodologia..................................3

Conclusão..........................................................................4


Introdução

O terraceamento foi inventado pela Civilização Inca,não somente para conservação dos solos, mas também para a ampliação dos espaços agricultáveis, uma vez que sua localização se dava, em maior parte, na Cordilheira dos Andes, onde existem poucas áreas planas por se tratar de uma forma de relevo geologicamente recente. Atualmente, essa técnica é amplamente utilizada em produções agrícolas no sul da Ásia.

Além de evitar a erosão e ampliar as áreas de cultivo, o terraceamento também é importante no sentido de aumentar o aproveitamento da água, pois, dependendo do tipo de terraço aplicado, as águas das chuvas são armazenadas ou retidas, podendo ser reaproveitadas ou direcionadas para outros lugares.

Apesar de todas essas vantagens, o terraceamento apresenta alguns problemas. O primeiro deles é o alto custo de sua aplicação, que exige um estudo detalhado prévio. Assim, é preciso compreender o tipo de solo e suas características, além de dimensionar corretamente os níveis dos terraços conforme a área e a declividade do terreno, pois, caso contrário, em vez de se evitar erosões, pode-se agravá-las.

Objetivo

O terraceamento é uma técnica agrícola de plantio elaborada para a contenção de erosões causadas pelo escoamento da água em áreas de vertentes. Essa técnica é aplicada ao parcelar uma área inclinada em várias rampas. Com isso, as águas das chuvas, ao escoarem superficialmente, perdem sua força, removendo menos sedimentos do solo e causando menos impactos sobre ele.

Materiais utilizados

Piquetes de madeira

Mangueira para nível

Nível de pedreiro

Motoniveladora

Pe de galinha /triangulo

Trena de fibra

Metodologia

A realização do terraço e divida em cinco passos o primeiro e realizado a definição da textura do solo onde se colhe amostras de diferentes partes do solo com uma profundidade 0 a 20 e depois realiza a mistura do solo e umedece com água se encharcar através disso se faz

Um formato de bastão com a terra se ficar quebradiço o terreno e arenoso e se não se quebrar e argiloso isso e de extrema importância para define a distancia entre os terraços, após será realizado a definição da declividade do terreno,.colocamos um piquete na parte mais alta do solo e logo após colocamos outro a cerca de 30 metros e colocamos a mangueira de pedreiro e medimos a diferença de altura entre os piquetes, depois vamos calcular a declividade do solo pegamos a diferença de altura dos piquetes multiplicamos por cem e dividimos pela distancia entre os piquetes .

EX

1° piquete 0,3 cm

2°piquete 1,2 metros

1,2-0,3=0,9 metros multiplicam por 100 = 90

Dividimos  pela distancia dos piquetes 30 metros

90:30=3    

 Declividade 3%

Que significa que em cada 100 metros  terá declive de 3 metros logo após  será definido a distancia entre os terraços que será observado na tabela com a declividade de 3% a distancia será de 27,20 metros entre terraços ,após marcados com os piquetes  no declive  ira se marca horizontalmente para   a curva em nível encontrando o mesmo nível dos piquete  que estará no declive  e assim ate realiza em toda área e com isso  o terreno foi cortado com a motoniveladora fazendo com que fique com altura de 70 cm aproximadamente  a curva de nível com isso ira resguardar a camada fértil do solo,retendo mais água no solo e melhorando a produção e o solo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (112 Kb)   docx (33.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com