TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meu Livro De Estrategia

Trabalho Universitário: Meu Livro De Estrategia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  3.108 Palavras (13 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 13

MEU LIVRO DA ESTRATÉGIA

Suélen Leite

Disciplina: Estratégias Empresariais

Professor: Francis André Soso

Caxias do Sul, 27 de Junho de 2013.

A Organização e seus Recursos

Toda empresa existe para produzir algo: produtos (bens) ou serviços. As empresas que produzem bens são chamadas empresas industriais, enquanto as empresas que produzem ou prestam serviços são chamadas empresas prestadoras de serviços. E a organização que eu trabalho é uma prestadora de serviço, e usa de inúmeros recursos para atingir os seus objetivos e comercializar seus serviços no mercado. Estive observando quais são os recursos mais utilizados na empresa que eu trabalho e vi que utilizamos diversos recursos dentre eles os:

• Recursos materiais: que nada mais é que o edifício que esta localizada a empresa, os equipamentos, ferramentas, as matérias-primas etc.

• Recursos financeiros: são os recursos monetários, como capital, dinheiro em caixa ou em bancos, créditos, investimentos, contas a receber etc.

• Recursos humanos: são todas as pessoas que trabalham em todos o setores e níveis da empresa desde do presidente até o mais humilde dos operários.

Os Recursos são um dos mais importantes fatores da produção e é isso que ocorre na empresa em que eu trabalho, pois a empresa além de ter uma excelente estratégia conta com uma linha bem grande de recursos que ajuda na excelência da organização.

Mintzberg ( 5 P's da Estratégia e Estratégias Emergentes)

Estive analisando como se aplica os 5 P’s da estratégia de Mintzenberg na empresa que eu trabalho.

• A Estratégia como PLANO: diariamente é realizado o plano de ação com a ajuda de todos os colaboradores para que seja atingido o objetivo proposto.

• A Estratégia como PRETEXTO: são feitas ligações para possíveis clientes, onde é ofertado por um valor muito menor do que o da concorrência, muitas vezes o cliente já tem o serviço da concorrência e junto com a gerencia é elaborado um desconto diferenciado para a pessoa migrar para a empresa está é uma manobra muito usada para que se obtém vantagem sobre os concorrentes.

• A Estratégia como PADRÃO: são realizadas ações com panfletagem e abordagem porta a porta em bairros mais humildes para levar os serviços de telecomunicações para as famílias de classe C e D, isso vem dando muito certo, pois em pesquisas realizadas pela empresa se concluiu que a empresa tem muito mais lucros e resultados nesses bairros.

• A Estratégia como POSIÇÃO: com as ações realizadas nos bairros de classe C e D a empresa vem ampliando seu foco de ação para expansão de seus serviços e com isso ganhando espaço e se tornando uma das melhores empresas de telecomunicações, e aos poucos chegando a seu objetivo.

• A Estratégia como PERSPECTIVA: a perspectiva da empresa é se tornar a melhor empresa de telecomunicações do Brasil, com um serviço rápido e visando sempre a satisfação do cliente e o bom atendimento, isso é trabalhado diariamente na empresa.

Quanto as Estratégias Emergentes e Deliberadas na empresa temos um pouco de cada pois é realizado um curso de ação e o mesmo é controlado para que seja seguido, é estabelecido um plano, mas ao mesmo tempo existem adaptações a eventos inesperados e com isso é gerado aprendizado para todos, por isso vejo que na empresa existe a Estratégia Emergente e Deliberada.

Estratégia Empresarial Michael Porter

Nesta aula vimos sobre Estratégia Empresarial e estive pensando que as empresas confundem muito, acham que a Eficácia Operacional é uma Estratégia fazem as mesma atividades que os rivais só que por algum motivo tem mais lucros e isso acontece até na nossa vida pessoal as vezes achamos que copiando o que o outro fez também vai dar certo, sem ter um planejamento uma estratégia para fazer de maneira diferente do rival ou da pessoa que se está copiando, no inicio pode até dar certo mas em pouco tempo começa as dificuldades de se manter a frente dos concorrentes aparece, e acaba se tornando destrutiva até levar ao término e falência da empresa.

Quanto a Cadeia de Valor após a aula estive pesquisando em meu serviço e vi que em relação aos nossos concorrentes temos um valor nos planos bem menor que a concorrência, pois como o foco principal da empresa é atingir todos os públicos e classes sociais o nosso custo é muito menor.

Fazendo uma analise das Forças Competitivas te Porter:

Substitutos: Destacam como elementos desta categoria os novos equipamentos a serem lançados, e conseqüentemente lançado primeiro pela concorrência.

Novos Entrantes: Podemos destacar como principais entrantes potenciais que podem afetar as vendas e faturamento, bem como a estrutura deste mercado, temos: novas empresas de telecomunicações que podem começar a oferecer os mesmo serviços nossos, ou que venham de fora para começar a prestar serviços de telecomunicações também.

Fornecedores: A iniciação de um empreendimento sempre requer perdas no que tange a poder de compra com fornecedores, visto esses apenas fornecem descontos para altos volumes de compras, e um empreendimento iniciando normalmente não apresenta tal volume, logo buscar estabelecer parcerias bem como uma fidelização nas compras podem representar uma saída para a empresa conseguir descontos e diminuir a pressão que os fornecedores podem exercer. Neste caso podemos dizer que o poder de Barganha dos Fornecedores seria a empresa que fornece a antena, fiação para instalação dos serviços.

Compradores: Os clientes são o público alvo que está destinado nosso empreendimento.

E o preço baixo para todas as classes sociais é o grande sucesso perante as outras prestadoras de serviços.

Competência Essencial

A competência essencial da organização que eu trabalho concentra grande foco

direcionador das ações da mesma com vistas para o futuro. Neste sentido, é fundamental que

a empresa tenha clara suas estratégias, pois o planejamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com