TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Micro E Maroeconomia

Artigo: Micro E Maroeconomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/6/2014  •  1.555 Palavras (7 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO:

1. INTRODUÇÃO...................................................................................................6

1.2 Microeconomia e Macroeconomia: Inflação e Taxa de juros.......................7

1.3 Microeconomia e Macroeconomia: Taxa de Câmbio ..................................8

2.0 Estatística Descritiva ....................................................................................8

2.1 Medidas de Tendência Central ............................................................ .... ..8

3.0 Ética, Política e Sociedade ..................................................................... ... 10

4.0 Conclusão ................................................................................................. .. 12

5.0 Referencias....................................................................................................14

INTRODUÇÃO:

Esse trabalho visa aprimorar os conhecimentos de Macroeconomia e Microeconomia, Estatística, Ética, Política e Sociedade através de exemplos e opiniões demonstradas através de dados e notícias. E como essas teorias interferem no dia a dia de uma nação, empresa ou pessoas.

A inflação definida por alguns economistas como grande circulação de moeda e persistente elevação de preços generalizados e a consequente redução do poder de compra da população. Fonte: Brasil Escola.

Inflação de custos

É aquela que deriva de um aumento nos insumos utilizados na produção de um bem e que leva ao aumento deste, por exemplo: imagine que por algum motivo qualquer o preço do trigo aumentou vertiginosamente no mercado internacional. Dado que nosso trigo e importado seu aumento impactaria diretamente os preços dos bens que o utiliza como matéria prima. O pão francês por exemplo. Cimento, Petróleo são outros bons exemplos de insumos que tendem a provocar inflação de custos.

Inflação de demanda

Acontece quando se tem um aumento na procura de um determinado bem, sem o mesmo correspondente do lado da oferta, logo a economia se reequilibra através do aumento no preço desse bem. Por exemplo: Num inverno atípico faz enorme calor o que provoca uma súbita procura no mercado por aparelhos de ar condicionado, no entanto as empresas não contavam com um inverno tão quente e não se prepararam para um aumento na demanda nessa época (dado que em economia no curto prazo a oferta é fixa), logo o que é natural acontecer é o preço de tais aparelhos subirem para reequilibrar oferta e demanda. O mesmo acontece com ventiladores, sorvetes, roupas leves, etc. O comportamento de frutas e verduras na entre safra são outros bons exemplos de inflação de demanda

1.1 Taxa de juros Selic: A Taxa Selic é o instrumento mais utilizado pelo BC (Banco Central) para manter a inflação sob controle. Se os juros caem muito, a população tem maior acesso ao crédito e consome mais. Este aumento no consumo pode pressionar os preços, inflação de demanda, caso a indústria não esteja preparada para atender a esse maior consumo

Por outro lado, se os juros sobem a autoridade monetária inibe o consumo e investimento que ficam mais caros a economia desacelera, retração econômica e evita-se que os preços subam ou seja, que ocorra inflação.

Outro efeito imediato com o aumento da Selic é o seguinte o Banco Central cria uma atração para que os investimentos passem a ser direcionados em títulos públicos reduzindo a circulação da moeda e consequente redução da produção pois os recursos financeiros canalizam-se para os investimentos em papeis do governo sendo a moeda fica mais escassa e mais cara inviabilizando investimentos produtivos. Fonte: Folha online.

1.2 Taxa de Câmbio: é o preço de uma moeda unidade monetária, de uma moeda em unidades monetárias de outra moeda.

O programa de intervenção no mercado de câmbio brasileiro deve durar pelo menos até o fim do ano e vem ajudando a reduzir a volatilidade, disse nesta sexta-feira o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini.

"O programa vem tendo sucesso em reduzir a volatilidade do real. O real vem sendo uma das principais moedas que avança frente ao dólar desde 22 de agosto", disse em reunião com autoridades de bancos centrais de língua portuguesa em Lisboa. "(O programa) vai durar pelo menos até o fim deste ano". Fonte :veja/economia

É claro e evidente o quanto somos fragilizados diante da Política Monetária Internacional principalmente a americana bastou o FED pressionar com sua política “dolarizante” expansionista para sentirmos o efeito na elevação do Dólar.

Cabe ao Banco Central agir como um Xerife Monetário e coibir uma alta descontrolada para que não haja desequilíbrios internos por exemplo na importação do trigo e petróleo que podem vir a pressionar os índices de inflação.

2. Medidas descritivas são os meios tecnicos da estatística que aplica várias teorias e práticas para descrever e sumarizar um conjunto de dados. 1 Se diferencia da estatística inferencial, ou estatística indutiva, pelo objetivo: organizar, sumarizar dados ao invés de usar os dados em aprendizado sobre a população. Esse princípio faz da estatística descritiva independente.

2.1 Medidas de Tendência Central

São medidas que direcionam para a localização dos dados. Usa-se em primeira mão da média aritmética, a Mediana_(estatística), ou a moda. Geralmente é usado valores específicos da função distribuição acumulada chamados quantis como quartis, decis, ou percentis

2.2 Medidas de Dispersão

Num emaranhado de dados, se todas as observações de uma variável estão próximas, isso indica que os indivíduos são parecidos com relação a essa variável. Por outro lado, se as observações estão dispersas, isso indica diferenças entre os indivíduos. Quanto maior a dispersão, maior a diferença. Nas pesquisas estatísticas, são fundamentais a compreensão e quantificação dessa dispersão.

Para exemplificar, pense em um caso extremo: se todos os indivíduos de uma população forem iguais com relação a determinada característica, basta um único indivíduo para representar essa população!

2.3 Técnicas de amostragem Probabilística.

Amostragem será probabilística quando cada elemento da população tem uma probabilidade conhecida e igual de ser selecionado. Caso contrário, a amostragem será não probabilística. Segundo essa definição, a amostragem probabilística implica um sorteio com regras bem determinadas, cuja realização só será possível se a população for finita e totalmente acessível.

2.4 Números Índices

É o resultado do encadeamento de variações percentuais ao longo do tempo de alguma coisa que se queira medir.

2.5 Deflação de Dados

É a redução relativamente longa do nível geral de dados de uma zona econômica.

As aplicabilidades estatísticas no mundo corporativo são diversas, pois qualquer empresa seja ela privada ou publica necessita de dados estatísticos para análise e posterior tomada de decisão.

Por exemplo para uma abertura de uma ótica em uma pequena cidade, para que essa abertura tenha sucesso é preciso fazer pesquisas de mercado, essas pesquisas trará ao empreendedor informações decisórias quanto ao tamanho e qual o seu público consumidor e sua classe de consumo se A, B ou C

3.0 Ética Política e Sociedade

Ética é o que se refere aos juízos de apreciação referentes à conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto fonte:yahoo.com.br

Política denomina arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados; aplicação desta ciência aos assuntos internos da nação (política interna) ou aos assuntos externos (política externa). HOUAISS, Política. http://pt.wikipedia.org/wiki/Política

Sociedade (do latim: societas, que significa "associação amistosa com outros") é o conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes, e que interagem entre si constituindo uma comunidade http://pt.wikipedia.org/wiki/Sociedade

O famoso economista Taylor declarou que a demanda é infinita, ou seja bastava criar um novo produto e teremos consumidores, os seres humanos estão sempre em busca de novidades e novos produtos. Entretanto as matérias primas são escassas e na busca desenfreada por lucros o ser humano está destruindo a si mesmo, o lobo de si mesmo.

É preciso pensar no bem estar do planeta e das futuras gerações, o consumo deve ser incentivado sim mas com ética, e ser repensado como produzir com a escassez dos recursos naturais, criar alternativas de reaproveitamento como já é feito com alumínio, criar emprego e renda sem contaminar os rios e mares, reduzir o uso indiscriminado de agrotóxicos, que fazem as frutas e legumes com tamanho admiráveis mas com a contaminação também cancerígena. E o padrão de consumo (BAUMAN, 2007). O consumidor pode ser incentivado a fazer com que seu ato de consumo seja também um ato de cidadania, ao escolher em que mundo quer viver. Cada cidadão teria a capacidade de optar por produtos e serviços que satisfaçam suas necessidades sem prejudicar o bem-estar da coletividade, seja ela atual ou futura, dentro da perspectiva abordada por Canclini (2006) e Lipovetsky (1989).

A solução já existe precisa ser aplicada, e não tem jeito, no Brasil a eficácia está nas mãos dos professores, desestimulados por políticas de baixos salários e péssimas condições de ensino. Porque uma mudança de hábito enraizada é mais difícil de haver mudanças do que na infância e adolescência, pois a mente dos jovens ainda não estão viciados no comodismo ou na personalidade Gabriela: “Eu nasci assim eu sou sempre assim, mudanças de hábitos passa principalmente pelas salas de aula.

Por outro lado existe o mundo das grandes empresas dos lindo comerciais de bebidas com loiras lindas sorrindo para você, dos refrigerantes eles não informam que as crianças devem evitar, pois podem se tornarem obesas ou diabéticas no futuro ou adquiri doenças do trato digestivo.

Espera no entanto que haja uma maior conscientização e que a ética venha prevalecer frente ao dinheiro, e que possamos pensar no comum e não no individual.

.

CONCLUSÃO:

Esse trabalho foi valioso no aprendizado: econômico, estatístico e ético pois abre o entendimento para as Políticas Econômicas Vigentes, a Estatística Empresarial e a ética no consumo consciente e na sociedade.

REFERÊNCIAS

BIBLIOTECA VIRTUAL Unopar

Sites e Links consultados:

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1678-69712011000300006&script=sci_arttext

Acessado em outubro de 2013

http//www.socialtec.org.br acessado em outubro de 2013

.

UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ. Biblioteca eletrônica. Normas para apresentação de trabalhos.

O QUE É ÉTICA Disponível em:http//pt.wikipedia.org/wiki/ética - o que é ética? acessado em outubro 2013

O QUE É POLÍTICA Disponível em http//pt.wikipedia.org; wiki/politica- o que é política acesso em outubro 2013

.

O QUE É SOCIEDADE Disponível em http//pt.wikipedia.org; wiki/sociedade- o que é sociedade; acesso em outubro 2013

...

Baixar como  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »