TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Micro E Pequena Empresa

Artigos Científicos: Micro E Pequena Empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2014  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 2

Analisar e entender o processo de inserção das micro e pequenas empresas no contexto atual da economia, caracterizada pela formação de blocos regionais e pela globalização, torna-se um trabalho extremamente relevante, tendo em vista que só sobreviverão nesse novo mercado àquelas empresas que conhecerem bem o mercado no qual atuam e se readequarem no sentido de atender às novas exigências impostas, quais sejam, agilidade de ações, qualidade, preços adequados e principalmente, ter no cliente o foco principal de atuação.

Neste Trabalho, pretende-se abordar, de forma sucinta os principais problemas vividos pelas micro e pequenas empresas – MPE’s - do Estado do Tocantins na atual conjuntura econômica e destacar o caso específico da experiência de empresários que encerraram suas atividades no referido Estado.

A crescente inserção do país na economia internacional, iniciada no governo Collor, o poder de mercado exercido por um grupo restrito de grandes empresas, acrescido do crescente número de pequenos empreendimentos, têm se constituído em fatores de acirramento da concorrência e ampliação da disputa entre as empresas. O processo de globalização vivido pode ser percebido como uma realidade irreversível e a participação nesse mercado global exigem, a cada dia, maior competência por parte das empresas nacionais, sejam essas micros, pequenas, médias ou grandes. Portanto, um fator importante a ser discutido no que se refere às micro e pequenas empresas são: Como sobreviver frente a um mercado tão concorrido?

Nos últimos anos, as autoridades econômicas brasileiras têm feito sacrifícios para adaptar a economia nacional às novas regras do jogo econômico mundial; o país modernizou seu parque industrial, tornando obsoletos setores inteiros da economia e gerando, com isso, elevado nível de desemprego e, conseqüentemente, um aumento da pobreza do meio urbano. Tal fato tem contribuído de forma marcante para a ampliação do número de pequenos negócios. O que vem ocorrendo, entretanto, é que as maiorias desses empresários não possuem qualquer formação profissional para conduzir seu próprio empreendimento.

Segundo dados estatísticos do IBGE (2006) cerca de 470.000 empresas são abertas anualmente no Brasil. Uma pesquisa realizada pelo serviço brasileiro de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com