TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Micro E Pequenas Empresas

Exames: Micro E Pequenas Empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  418 Palavras (2 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 2

1 Apresentação

1.1 Introdução

A economia brasileira passa por um processo de forte expansão, o que gera uma conjuntura favorável às micro e pequenas empresas. O acerto em políticas públicas nos últimos anos contribuiu para o ingresso de quase 40 milhões de novos consumidores na classe média. Eventos de grande escala, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, ampliam as possibilidades de novos negócios. O aumento de oportunidades no mercado, porém, multiplica a concorrência, inclusive de outros países. O aproveitamento desse cenário positivo ao empreendedorismo depende fundamentalmente do aumento da competitividade das pequenas empresas. Capacitação e inovação impactam no desempenho de qualquer empresa e são particularmente essenciais para a longevidade dos pequenos negócios. Inovar não significa apenas investir em tecnologia, mas também rever processos do cotidiano e fazer pequenas mudanças na gestão que podem fortalecer as micro e pequenas empresas, segmento estratégico para a economia brasileira.

Segundo o Sebrae “O Estado do Rio Grande do Sul tinha em 2010 uma população de 10,7 milhões de pessoas, com participação de 5,8% no total da população brasileira naquele ano. O PIB do estado alcançou R$ 188,9 bilhões em 2009, representando 6,8% do total produzido no Brasil naquele ano. A indústria tem participação importante na atividade econômica do estado, respondendo por 29,2% do PIB, destacando-se ainda em importância a Agropecuária (9,9% do PIB), notadamente o cultivo da soja e a criação de gado. O estado ainda conta com importantes polos industriais no setor de calçados e na produção de automóveis”.

1.2 PROBLEMA DE PESQUISA E OBJETIVOS

O objetivo desse trabalho é identificar os principais problemas e qualidades de um meio tão competitivo dentro de empresas e indústrias.

O que deixa o mercado tão competitivo? Quais são os fatores que influenciam? Essa competitividade realmente é um problema para a economia?

1.3 Objetivos e Justificativa

Durante todo o período da Revolução Industrial por volta do século XVIII, novos postos de trabalho começaram a aparecer, principalmente relacionados ao mercado de serviços. Desta forma, podemos concluir que chegamos ao mercado competitivo de hoje através da concorrência iniciada nos tempos passados.

Esta concorrência não foi só relacionada aos produtos e serviços mas também em relação a uma mão de obra qualificada, fazendo os empresários começarem a entender que o ritmo da eficácia alcançado esta ligado ao desenvolvimento da empresa e que o colaborador tinha com o ambiente de trabalho.

Existem alguns fatores que os clientes valorizam na hora de procurar uma empresa preço baixo, qualidade, rapidez na entrega, entrega confiável, produtos e serviços inovadores, grande variedade de mercadorias e prazo de entrega.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com