TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Micro E Pequenas Empresas

Ensaios: Micro E Pequenas Empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  3.760 Palavras (16 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 16

ATPS – GESTÃO DE PROJETOS

Sumário:

1. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA 3

1.1. EMPRESA DE TRANSPORTES E TRÂNSITO DE BELO HORIZONTE S/A - BHTRANS 3

1.2 A GESTÃO DE PROJETOS NA BHTRANS 4

2. DEFINIÇÃO SOBRE A GESTÃO DE PROJETOS 5

3. AVALIAÇÃO DAS OPORTUNIDADES 6

4. APRESENTAÇÃO DO ESCOPO DO PROJETO 7

4.1 CONCEITOS 7

4.2. ESCOPO DO PROJETO 7

4.3 DETALHAMENTO DO ESCOPO DO PROJETO 8

4.4. JUSTIFICATIVA 8

5. TAREFAS E EQUIPE DO PROJETO 9

5.1 INTRODUÇÃO 9

5.2 EQUIPE 10

5.3 TAREFAS DO PROJETO 11

5.4 ALOCAÇÃO DAS TAREFAS E EQUIPE 12

5.4 ALOCAÇÃO DAS TAREFAS E EQUIPE 14

6. MONITORAMENTO 15

7. FINALIZAÇÃO DO PROJETO 17

8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 18

1. Apresentação da empresa

1.1. Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte S/A - BHTRANS

A BHTRANS, empresa pública vinculada à Administração municipal, foi criada pela Lei n.º 5.953/91, regulamentada pelo Decreto n.º 7.208/92, é administrada por um Conselho de Administração e por uma Diretoria Executiva e conta com cerca de 1050 empregados que são aprovadas em concurso público, ressalvadas as nomeações para os cargos de confiança.

A Diretoria Executiva, considerada a alta direção da BHTRANS, é composta pelo Presidente e por cinco Diretores, conforme organograma abaixo:

Organograma da BHTRANS

Fonte: http://www.bhtrans.pbh.gov.br/portal/page/portal/portalpublico/Temas/BHTRANS/organograma-2013

No âmbito do município, a BHTRANS é responsável pelo gerenciamento do sistema de transporte coletivo por ônibus, táxi, transporte escolar, transporte coletivo suplementar, além do trânsito e sistema viário, incluindo a implantação e manutenção da sinalização estratigráfica e semafórica e a operação do estacionamento rotativo. A empresa gerencia o processamento das multas relativas a infrações de trânsito para a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (autoridade de trânsito) e o descumprimento dos regulamentos de transporte coletivo por ônibus, táxi, transporte escolar e transporte coletivo suplementar.

A BHTRANS conta com uma sede administrativa localizada na Av. Engenheiro Carlos Goulart, 900 – Buritis e outras 9 unidades: Unidade Operacional/Centro de Controle de Sinalização Viária na Nossa Senhora de Fátima, Pool de Veículos na Rua Padre Paraíso, Estação Barreiro, Estação Venda Nova, Estação Diamante, Estação São Gabriel, Gerência de Estacionamento e Logística – Av. Álvares Cabral, Pátio JK, JARI – Rua Caetés, Estação Vilarinho e Pátio Locave.

Desde 1993, a BHTRANS elabora o seu Planejamento Estratégico com revisões que ocorrem de quatro em quatro anos, correspondendo à duração da gestão da Administração Municipal e alinhado ao plano de governo da PBH. Em 2010 o Planejamento Estratégico da BHTRANS foi revisado e lançado com horizonte de 10 anos – Planejamento Estratégico BHTRANS 2020. Em 2013 a BHTRANS revisou o seu Planejamento Estratégico para incorporar as ações previstas no Plano de Governo.

A missão da BHTRANS é “Assegurar a mobilidade urbana orientada para a qualidade de vida das pessoas e o desenvolvimento sustentável de Belo Horizonte, contribuindo para a integração metropolitana.”

A Visão de Futuro 2020 da BHTRANS é “Empresa de resultados, ágil e inovadora, reconhecida pela sociedade e referência em gestão e soluções de mobilidade urbana sustentável”.

1.2 A gestão de projetos na BHTRANS

Desde a criação da BHTRANS e do lançamento do primeiro Planejamento Estratégico a BHTRANS trabalha com projetos para implantar as ações e projetos relacionados a área da mobilidade. No Planejamento Estratégico da BHTRANS 2020 ocorrida em 2010, à carteira de projetos estratégicos da BHTRANS foram incorporados os Projetos Sustentadores da Prefeitura de Belo Horizonte relacionados à Área de Resultados Cidade com Mobilidade.

Os Projetos Sustentadores da Prefeitura de Belo Horizonte são o principal instrumento para a implantação das ações propostas no Plano de Governo apresentado à população.

Também, em 2010, a BHTRANS implantou a gestão estratégica orientada a resultados e criou o Escritório de Projetos baseando-se no modelo aplicado na Prefeitura de Belo Horizonte, chamado BH Metas e Resultados. Esse modelo também foi usado com sucesso no Governo de Minas Gerais no Choque de Gestão. Esse departamento é conhecido em outras empresas como PMO (Project Management Office).

O Escritório de Projetos é um local central responsável por planejar, organizar, controlar e finalizar as atividades dos projetos, bem como fornecer uma visão global e panorâmica de todos eles aos Gestores e à diretoria, sem se perder em detalhes. É um departamento responsável por auxiliar os gerentes dos projetos estratégicos e as partes interessadas nos projetos que estão em andamento. Na estrutura da BHTRANS o Escritório de Projetos está localizado na Diretoria de Planejamento.

“O PMO (Project Management Office) é um grupo que exerce desde funções de treinamento e padronização das metodologias até efetivamente gerenciar os projetos. A existência de um PMO indica um alto nível de maturidade da empresa em gerenciamento de projetos uma vez que ela busca, ao estabelecer um PMO, otimização pelo compartilhamento de recursos e aumento da qualidade da gerência pela especialização de funções.”

Fonte: Conceitos Importantes. Disponível em http://www.gestaodeprojeto.info/introducao

O Escritório de Projetos na BHTRANS é responsável por auxiliar na estruturação e acompanhamento dos projetos estratégicos da empresa, especialmente os projetos estruturados para a implantação das ações previstas no capítulo 3 do Plano de Governo BH

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com