TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Micro E Pequenas Empresas

Artigo: Micro E Pequenas Empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  2.044 Palavras (9 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 9

1. INTRODUÇÃO

Esse trabalho teve por objetivo nos passar um pouco de como administrar os recursos financeiros de uma empresa e uma análise e compreensão do significado, papel e importância das micro e pequenas empresas para o desenvolvimento em no nosso país. As micro e pequenas empresas - MPE's respondem por 98% do mercado empresarial brasileiro, surge então, a necessidade de situarmos a micro e pequena empresa no cenário empresarial e econômico do país, pois a visão dominante em nossa sociedade é a de que, só as grandes e médias empresas, é que possuem destaque e influência no cenário econômico do Brasil. Não compreendemos que, ainda que a atividade comece pequena, ela pode transformar-se em um setor significativo do ponto de vista econômico.

2. DEFINIÇÃO MICRO E PEQUENA EMPRESA

O principal critério para definir o “tamanho” de uma empresa, ou seja, se ela é micro, pequena, média ou grande é o faturamento ou receita anual bruta. Essas empresas, dependendo do segmento em que atuam, podem estar aderindo ao Imposto Simples (sistema integrado de pagamento de impostos e contribuições das microempresas e empresas de pequeno porte), possuindo legislação própria. Existe, ainda, um critério baseado no número de funcionários, que varia segundo diferentes autores. Na indústria, as microempresas possuem menos de 20 funcionários e as pequenas até 99. No comércio e nos serviços esses limites são de até 9 nas micro e até 49 funcionários nas pequenas (SEBRAE, 2001).

As pequenas e médias empresas (PME) e microempresas têm grande importância socioeconômica no Brasil no que diz respeito à distribuição de empregos e renda. Segundo os dados fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 1994, as PME eram então responsáveis por 34,83% dos empregos brasileiros e as microempresas por 23,66% (SEBRAE, 2001).

As micro e pequenas empresas encontram grande dificuldade em se manter no mercado nos tempos de hoje, no entanto sempre existiu essas dificuldades. A dificuldade financeira nas micro e pequenas empresas, a falta de capital de giro, o risco operacional na busca de agentes financeiros para prover fluxo de caixa nas empresas. Dificuldades das empresas para sair da informalidade, e o nível de burocratização para regularizar uma empresa. A importância da gestão contábil e financeira nos micros empreendimentos

2. QUAIS OS DESAFIOS DO MICRO E PEQUENO EMPREENDEDOR

Os desafios e as dificuldades são constantes e as empresas precisam conhecer quais são para estarem preparadas:

2.1. ACESSO AO CRÉDITO

Um dos maiores desafios é a falta de apoio e incentivo às pequenas empresas no que diz respeito à linha de crédito. As grandes concorrentes que já dominam o mercado dificultam as coisas, pois como atuam no mercado há algum tempo, têm a preferência e a simpatia dos investidores. Os agentes financiadores dificultam o acesso para estes empresários, incluindo diversas exigências e documentos que as empresas pequenas ficam impossibilitadas de conseguir capital de giro.

2.2. OS IMPOSTOS

Dizem que montar uma empresa optando pelo Simples Nacional é vantajoso e que resolve tudo. Com as empresas de serviços, por exemplo, é mais complicado: Se eu montar uma fábrica hoje e quiser incluir no Simples Nacional poderei escolher entre várias categorias de manufatura com taxas de até 6% cobrados pelo governo no faturamento, porém se eu montar uma empresa de consultoria, pagarei tributos iguais que uma empresa de grande porte, algo torno de 16,33% ou mais.

2.3. FALTA DE PREPARO

A falta dos conceitos em Administração por parte do empresário gera uma grande deficiência para que uma pequena empresa possa atingir o sucesso. A maioria dos empresários pensa que a coragem, o capital e algumas “manhas” são suficientes para abrir uma empresa. Até pode ser, pois há quem tenha a sorte de conseguir se desenvolver por algum tempo, mas inevitavelmente chegará a um ponto em que perceberá que tudo está desorganizado e à beira do caos.

3. RISCOS DE UM NOVO NEGOCIO

Riscos existem em todos os negócios. Na verdade, aceitá-los é considerada uma das principais características do empreendedor de sucesso. Só o fato de se tornar empreendedor já pode ser considerado um risco. Porém, saber calcular onde e quando arriscar, além de ficar atento às dicas que o mercado nos proporciona, pode suavizar as dificuldades.

O empreendedor precisa incluir algumas questões antes de iniciar um novo negócio, que são elas orçamento do capital financeiro, tamanho, localização, nível de conhecimento, qualidade, quantidade de relação com a classe empresarial e política. A vezes um empreendedor abandona um emprego seguro e se aventura no mundo empresarial, sem obter sucesso. Esse novo empreendedor conta com o risco financeiro e conta com o risco psicológico, pois ele perde o que lhe era certo, onde as decisões eram tomadas por outra pessoa, por algo que é única e exclusivamente respondido por ele.

As pequenas empresas precisam estabelecer dois critérios básicos para ter sucesso: a empresa deve manter uma parte dos lucros anuais para enfrentar perdas imprevistas; a empresa deve fazer contratação de seguro para o compartilhamento dos riscos é em uma forma eficaz de redução da parcela dos ricos.

Para uma empresa ter sucesso e estabilidade no mercado deve ser feita uma gestão estratégica. Levar em consideração a equilibrada formação estrutural, a eficiência e eficácia operacional, a racionalidade dos gastos, a dimensão e a grandeza das vendas, a existência de perspectivas mercadológicas e a solidez dos resultados. Os riscos principais dos empreendedores são não ter muito claro se o negócio faz sentido em sua vida, não definir com muita clareza quais são os objetivos sociais do negócio e, por fim, as questões de planejamento.

Autoconfiança: se o empresário não acreditar em seu próprio negócio, quem acreditará? Ao mesmo tempo, é fundamental reforçar que autoconfiança excessiva pode ser um risco para o sucesso. Opiniões de colaboradores e externas podem ser muitos úteis antes de qualquer decisão;

Planejamento: antes de iniciar qualquer atividade, seja nos negócios ou em sua vida particular, é essencial planejar. Prevenindo eventuais riscos e preparando-se para enfrentar dificuldades, a chance de naufragar seus investimentos diminui consideravelmente;

Comprometimento: ao abrir seu negócio, seja uma empresa com dois ou dez funcionários, é vital ter o comprometimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com