TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Microe Macroempresa

Casos: Microe Macroempresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  1.483 Palavras (6 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos apresentar de maneira clara e objetiva idéias sobre o campo administrativo, tendo como assunto a macroeconomia e microeconomia. Inflação, taxas de juros, taxa de cambio, taxa de inflação. Dentro do mesmo explorando os métodos quantitativos á gestão empresarial e suas vertentes em variados graus de complexidade, formando um conceito sólido e fornecendo uma visão abrangente.Partindo dos conceitos de ética serão esclarecido algumas condutas a serem seguidas pela sociedade empresarial e pelos grupos que a compõem, entre elas, comportamento, valores humanos e princípios morais.

1- Microeconomia e Macroeconomia

A Macroeconomia trata do comportamento da economia como um todo, com períodos de recuperação e recessão, a produção total de bens e serviços da economia e o crescimento do produto, as taxas de inflação e desemprego, balança de pagamentos e taxa de câmbio. Já na Microeconomia atua no âmbito dos consumidores e das empresas. Lida com as preferências dos consumidores e a utilidade que essas preferências lhe conferem a qual podemos traçar suas escolhas.

*A inflação é a queda do valor de mercado, ela é vista como a causa do aumento de preços. A inflação se traduz a uma desvalorização da moeda local e internamente ligada ao volume de dinheiro e o aumento dos preços.

*Taxa de Juros é o preço ou valor do dinheiro, representa o custo a suportar pelo dinheiro que se pede emprestado. Há dois tipos de taxas de juros, a taxa de juros de referencia, que é definida pela autoridade monetária , que tem uma grande influencia na atividade econômica podendo reduzir ou estimular. O causo Europeu (BCE) e as taxas Euribor, são relevantes por que servem de indexastes na maioria dos créditos concedidos. Pode-se citar um exemplo:

Caso o valor das taxas Euribor seja superior ao valor da taxa de referencia, significa que os agentes econômicos esperam que o preço do dinheiro aumente no futuro, caso sejam inferior significa que a próxima inflação alterações do preço do dinheiro por parte da autoridade monetária será de redução.

Ainda aqui pode-se citar outros fatores que podem influenciar na taxa de juros, as mesmas são:

-A taxa de inflação, quanto maior a inflação, maior a taxa de juro nominal.

-A procura da moeda, a taxa de juro pago pela utilização de dinheiro, quanto maior a procura da moeda maior será a taxa de juros.

-O risco do devedor, ao aumentar o risco que do devedor e a possibilidade de descumprimento, maior será a taxa.

*Taxa de Cambio, é o preço de uma unidade monetária de uma moeda em unidades monetárias de outra moeda. A taxa de cambio reflete o custo de uma moeda em relação a outra, dividindo-se na taxa de venda e de compra, sempre visando o banco, a taxa de venda é o preço que o banco cobra para vender a moeda estrangeira, aqui pode-se citar como exemplo o importador, enquanto a taxa de compra reflete o preço que o banco aceita a pagar pela moeda estrangeira que é ofertada, como exemplo o exportador.

2- Métodos Quantitativos Aplicados á Gestão Empresarial

Os métodos quantitativos estão presentes na grande maioria das organizações, seja na análise de dados ou na estimativa de metas

Medidas de Tendência Central

As medidas mais comuns são: A média. A mediana que é um conjunto de números, ordenados em ordem de grandeza, é o valor médio ou a média aritmética dos dois valores centrais. A moda que é o valor que ocorre com mais freqüência. A moda pode não existir e, mesmo que exista, pode não ser única.

No número de índice as mesmas são usadas para indicar as variações entre preços e valores, dentre um determinado período de tempo em diferentes lugares.

3- Ética, Política e Sociedade

Entende-se por ética o conjunto de valores e princípios morais, onde busca analisar o comportamento humano, sua maneira de ser, agir e seus costumes perante a sociedade em que está inserida.

“A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da filosofia, a ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos.” Ética: valores morais e princípios sociais. Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/o_que_e/etica_conceito.htm>. Acesso em 09 out. 2013.

Ética não é uma lei, ela é considerada como a moral de cada indivíduo, seu caráter, os sentimentos que cada um possui, são normas que conduzem as ações de acordo com o bem e o mal, isso tudo sendo construída no grupo de pessoas, buscando a igualdade e solidariedade, extraído do conhecimento e experiência de toda a humanidade.

Segundo Moreira (2002) “até o final da idade média a ética era, basicamente, aristotélica, ou seja, acreditava-se em um absoluto ético. Aristóteles acreditava que as pessoas buscavam o que era bom, assim seus desejos naturais eram sempre bons, tendo dificuldade de diferenciar o certo e o errado.” Luis Fernando Moreira. A respeito de ética e finanças. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S167656482002000200005&script=sci_arttext>. Acesso em 09 out. 2013.

Antigamente as pessoas entendiam que ética era buscar o que era bom, não conseguindo diferencial o certo e o errado dos casos que ocorriam, acreditavam que tudo o que era feito estava correto. Com os passar dos anos isso tudo foi mudando, a ética começou a ser observada de forma diferente, onde as pessoas devem respeitar suas normas diante da sociedade relacionadas aos seus comportamentos, com isso começou-se a se distinguir o que era certo e errado para o ser humano, tanto individualmente quanto no grupo de pessoas em que se relacionavam.

Sendo um dos campos da Administração de Empresas, a área de finanças refere-se à administração do dinheiro, encontrando a melhor forma de obtê-lo, aproveitá-lo, assim obtendo o máximo do retorno ou resultado possível.

A análise precisa ser criteriosa para que os recursos sejam distribuídos de maneira eficiente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com