TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Milton Santos

Artigo: Milton Santos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  303 Palavras (2 Páginas)  •  1.358 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE SANTÍSSIMO SACRAMENTO

COLEGIADO DE ADMINISTRAÇÃO

Carla Miranda

Resumo Crítico:

A Esquizofrenia do Espaço – Milton Santos

ALAGOINHAS – BA

2014

A Esquizofrenia do Espaço

Significado de esquizofrenia – cisão das funções normais. Cisão = divisão, separação.

Para Milton Santos o espaço é esquizofrênico na demonstração da exclusão social.

Com a globalização, a evolução dos meios de comunicação, dos meios de transportes, alterou-se a noção de espaço. Em conseqüência disso, temos hoje um mundo cada vez mais conectado às informações, tecnologias, um mundo onde regiões que não tinham acesso ao desenvolvimento agora os tem. Como nem tudo são flores, com a globalização temos o bônus e o ônus. Estas regiões, hoje, possuem tecnologias de informação, porém cada dia que passa sofrem mais com a marginalização, com a exclusão social, com a pobreza e suas conseqüências geradas por conta do sistema.

“o território tanto quanto o lugar são esquizofrênicos, porque de um lado acolhem os vetores da globalização, que neles se instalam para impor sua nova ordem, e, de outro lado, neles se reproduz uma contra-ordem, porque há uma produção acelerada de pobres, excluídos, marginalizados” – relata Milton Santos.

A exemplo disso podemos citar os índios, povo donos da terra onde moravam, trabalhavam, caçavam, pescavam e hoje, em sua grande maioria, pobres, com baixos índices de escolaridade, sem direitos de cidadania.

O espaço é palco de ações que visam a desagregação, que aplicam tecnologias visando apenas o lucro. Quantas e quantas florestas se encontram hoje em desmatamento? A ação do homem, este com o intuito de “ganhar mais”, está provocando a reação trágica da natureza, sofrida com o desmatamento para construções, os descartes de resíduos, contaminando águas, solos e ar. Tais regiões acolheram vetores da globalização e se tornaram fontes para a acumulação de capital. E mais uma vez, o homem está lá, presente, pensando apenas em seu benefício próprio, em lucrar independente de qualquer coisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com