TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Minha Terra Tem Palmeira

Trabalho Universitário: Minha Terra Tem Palmeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.404 Palavras (6 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ........................................................................................................ 3

2 DESENVOLVIMENTO ............................................................................................ 4

3 CONCLUSÃO ......................................................................................................... 8

REFERÊNCIAS .......................................................................................................... 9

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo apresentar a história da cidade de Lago do Junco, pequeno município Maranhense, que passou por uma grande transformação em decorrência da implantação de um projeto para melhorar sua qualidade de vida, por meio da criação do Horto e da Farmácia Fitoterápica em parceria com instituições governamentais.

Vendo a grande necessidade do uso de medicamentos fitoterápicos, vindos diretamente das ervas medicinais muito utilizadas pelo povo daquela região, eles se empenharam em ampliar as plantações para poder produzir mais ervas, mais remédios naturais e, sendo assim, diminuindo os medicamentos de farmácias químicas sobrando verbas para outras utilidades dentro da região.

Para a realização do projeto foi preciso apoio e envolvimento de grandes parcerias como Prefeitura, UFMA – Universidade Federal do Maranhão, Governo Federal e SEBRAE, que contribuíram através da capacitação de profissionais e verbas, assim como o envolvimento e comprometimento da comunidade que foi a maior beneficiada com o sucesso do empreendimento.

Os habitantes do município puderam ver a diferença em que, o aumento do uso de medicamentos fitoterápicos proporcionou à população, desde um aumento significativo em suas qualidades de vidas até melhoramentos em geral no município.

Com isso obteve reconhecimento mundial através do Projeto Farmácia Verde, aumentando seus índices de desenvolvimento significativamente e passando de uma situação precária para uma situação lucrativa e sustentável.

2 DESENVOLVIMENTO

Percebe-se no texto que a Comunidade do Município do Lago do Junco passou de uma situação, caracterizada pelos indicadores socioeconômicos inferiores a de outros municípios do Maranhão, com um baixo índice de desenvolvimento humano devido à falta de investimento nas áreas de saúde e educação, para uma situação de melhora e redução de enfermidades, promoção de cursos de capacitação para os agentes de saúde e demais interessados, melhorando assim, a educação do município e incentivando a comunidade a ter uma participação mais ativa.

De acordo com VEIT (2003, p.5)

“A área de saúde comprovadamente sempre foi um indicador que comprometia o desempenho do município quanto ao IDH – Índice de Desenvolvimento Humano. Melhorar esse índice, considerado um dos mais baixos do Estado, era mais do que um sonho, era uma necessidade. Dentre os problemas mais latentes nessa área, verificava-se a ausência de um posto médico”

Assim como a inexistência de programa de prevenção de doenças, a partir do projeto, foi reorganizada e foram implantados novos programas com o propósito de minimizar os problemas na área de saúde atuando nos setores primário, secundário e terciário, utilizando para tanto a medicação fitoterápica, melhorando e reduzindo as enfermidades mais frequentes.

Ainda na área de saúde pode se ressaltar outros avanços como, por exemplo: construções de redes de esgoto e fossas assépticas, postos de saúde equipados e uma unidade móvel de serviços odontológicos. Além disso, o município conseguiu a emancipação no atendimento médico hospitalar e oferta de remédios fitoterápicos a baixo custo.

Na área da educação era oferecido pela Prefeitura material didático, transporte escolar e merenda, porém o material não era suficiente para o ano letivo, faltava material didático para o ensino supletivo e também uma biblioteca para pesquisas, e a inexistência de oferta de outro curso além do magistério. Com a implementação do projeto houve uma mudança de postura por parte da comunidade que se envolveu com o mesmo, passando a participar dos cursos de capacitação, e também promoveu uma troca de experiências relacionadas à importância das plantas medicinais para evolução da comunidade como todo.

Pode-se observar que a gestão de mudanças foi influenciada por elementos externos relacionados ao macroambiente como:

• Economia: redução de custos com remédios;

• O uso de tecnologias: parcerias com curso de farmácia da UFMA;

• Participação da sociedade: toda comunidade se envolveu com o projeto e cultura, pois foram utilizados conhecimentos passados de geração em geração sobre as plantas medicinais que já eram cultivadas dentro do município.

Cabe ressaltar que todas as mudanças ocorreram principalmente em função de parcerias entre a comunidade, governo e iniciativa privada, que fizeram uso das quatro principais atividades que podem ser elencadas dentro da área de processos administrativos: uma ferramenta denominada PDCA (Planejamento, Organização, Direção e Controle) a fim de desenvolver o projeto.

O Planejamento pode ser visto na parte que foram realizados seminários buscando sensibilizar a comunidade para a questão do desenvolvimento sustentável e da importância do comprometimento de cada parte envolvida com o processo. A organização se deu através de um fórum onde foram dividias as tarefas e ações e foram articuladas e firmadas as parcerias com intuito de desenvolver as atividades econômicas sustentáveis a fim de melhorar a qualidade de vida da comunidade.

Como forma de controle e direção, foi realizado um diagnóstico sócio econômico a fim de verificar as potencialidades do município, a diversidade da flora medicinal, a tradição cultural no cultivo e utilização das plantas medicinais e do laboratório de manipulação. Logo em seguida foi realizada a capacitação dos membros do Fórum onde foram definidos os líderes e estimulado o trabalho em equipe e em parceria com o SEBRAE foram oferecidos cursos de capacitação promovendo uma motivação no grupo.

Dessa forma o Projeto Farmácia Verde contou com parceiros comprometidos como o Fórum de Desenvolvimento Local,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com