TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Minorias Siociais

Monografias: Minorias Siociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  1.122 Palavras (5 Páginas)  •  1.622 Visualizações

Página 1 de 5

Gostaríamos de salientar que as minorias sociais não estão ligadas a quantidade de pessoas (pequeno grupo) pertencentes a sociedade, mas sim a garantia de direitos. Fazem parte das minorias sociais todas as pessoas que não tem voz, nem vez e que precisam lutar por visibilade.

Nas questões a seguir vamos discorrer sobre as minorias sociais, dando destaque as crianças e adolescentes.

1. Por que as crianças as e adolescentes pode ser considerados uma minoria social?

R: As crianças e adolescentes podem ser consideradas uma minoria social, porque não podem se representar, precisam ser representadas por outro. E por sofrerem de alguma forma exploração e discriminação social através da desigualdade e exclusão social.

2. Quais as principais formas de discriminação e violência contra crianças e adolescentes abordadas no vídeo? Quais os fatores que as influenciam?

R: Trabalho infantil, gravidez inesperada e precoce, exploração sexual, violência física e negligência familiar. Isso pode ser influenciado pela pobreza, pela má distribuição de renda, pela situação econômica de cada família, pela dismotivação na escola e pela falta de preparo de alguns professores.

3. Fazer uma reflexão sobre o papel do assistente social diante das situações adversas que podem ser vivenciadas por crianças e adolescentes.

R: O assistente social pode atuar com estratégia de fortalecimento dos sujeitos, com prática na ação social através das famílias/responsáveis. Ajudando a encorajar quanto a reflexão e direitos da sociedade.

4. Qual é o papel da família em relação as crianças e adolescentes?

R: Tomar as medidas sócio protetivas, cuidando e zelando pela saúde, educação e crescimento da criança e adolescente.

5. Quais os tipos de risco social vivenciado pelas famílias:

R: Risco Objetivo – Ligado as condições estruturais, ou seja, ausência de recursos materiais, como moradia, renda, enfim uma família sem condições básicas de sobrevivência.

Risco Subjetivo – Ligado a um déficit de recursos individuais. Por ex. famílias com membros usuários de drogas licitas e ilícitas, portadoras de sofrimento mental, ou com presença de agressores e etc.

6. Em relação a mãe, há algum tipo de cobrança diferenciada da cobrança do pai?

R: Sim, a mãe é muito mais cobrada, parece que só ela é responsável pela criação.

7. Qual é o papel do estado frente as situações de vulnerabilidade e risco social?

R: o estado deve ser capaz de realizar o principio básico do direito as diferenças entre os seus cidadãos impedindo que estas sejam tratadas com desigualdades e possibilitar a vida em comum dos diferentes, garantindo os direitos fundamentais do cidadão.

8. Há diferença entre vulnerabilidade e risco social?

R: Sim, existe uma diferença, porém ambos estão concatenados, propiciado ao processo de judicialização das desigualdades sociais, no sentido de buscar a superação destas, pela via da afirmação lógica dos direitos.

9. Explique o que é judicialização da infância.

R: É o publico intervendo diretamente no privado.

10. Igualdade e diferenças

R: Existem diferença entre as mulheres. Como garantir a equidade e justiça de direitos sexuais e reprodutivos tanto para as mulheres “Homo” como para as mulheres “hetero”.

O Movimento feminista encontra dificuldade para pautar sua luta, pois percebem que existem várias mulheres e não um sujeito universal.

11. Identidade e reconhecimento

Principio de autenticidade e principio de dignidade, a grande questão é o reconhecimento de direitos universais pautados na dignidade e na autenticidade de grupos e indivíduos. O grande desafio está em problematizar esse duplo aspecto que por um lado generaliza direito às pessoas pela igualdade do valor da dignidade humana e por outro lado restringe-os, diferencia-os por meio do reconhecimento das especificidades. Há de se ter cuidado para não tratar “Diferentes” como “iguais” o “nós” representa não o todo, mas a identidade coletiva.

12. O que é Vulnerabilidade Social?

Vulnerabilidade social é formada por pessoas e lugares, que estão expostos à exclusão social, são famílias, indivíduos sozinhos, e é um termo geralmente ligado a pobreza. As pessoas que estão incluídos na vulnerabilidade social são aquelas que não tem voz onde vive,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com