TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mitos do Livro sobre Linguisticas

Por:   •  31/5/2016  •  Resenha  •  1.254 Palavras (6 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 6

Mito 1

Considerando um dos maiores e mais sério mito do preconceito linguístico no Brasil e muitas pessoas inclusive quem tem uma ótima visão critica se deixam enganar por ele.

Esse mito é muito prejudicial pois existe uma grande diversidade do português falado no Brasil e a escola tenta impor sua norma linguística como se ela fosse a língua comum de todos os brasileiros, independente de sua idade, sua origem e etc.

No Brasil, por mais que a grande maioria da população seja o português ela também tem uma grande diversidade e variabilidade, pois existe diferenças regionais e também a educação em nosso País é privilegio para muita pouca gente.

Com isso muitas pessoas têm dificuldades para ler livros pelo fato de ser uma leitura como língua culta e acabam por não compreender o que o autor quer passar

Mito 2

O mito dois trata sobre o assunto “quem sabe falar melhor o português no Brasil ou em Portugal”.

        No texto o autor escreve sobre o preconceito que muitos autores tem em relação ao português Brasileiro, fala que o Brasileiro não tem o costume de ler livros. O autor trata como uma grande bobagem dizer q é só em Portugal que se fala bem o português, que o brasileiro sabe sim o português o fato é que o português falado aqui, é diferente do português falado em Portugal, pois na língua falada as diferenças entre os dois é muito grande que as vezes dificulta a compreensão.

Mito 3                                                                                                                                                                                                                                                                                                

O mito três trata sobre o assunto de que o brasileiro não sabe falar o português, o que não é verdade, o fato é que o ensino da nossa língua sempre se baseou na norma gramatical de Portugal e as regras que aprendemos na escola em boa parte não correspondem à língua que realmente falamos e escrevemos no Brasil, por esse motivo que achamos o Português difícil, se o ensino levar em conta o uso Brasileiro do Português iria facilitar e muito o ensino, pois por mais que o professor ensine determinada palavra o aluno na maioria das vezes continua falando da maneira que está  acostumado a se comunicar.

Mito 4

O mito 4 trata sobre o assunto que “as pessoas sem instrução falam tudo errado”, eles tratam que apenas a língua ensinada nas escolas  é que pode ser considerada correta, um grande preconceito linguístico, e muitas vezes pessoas que falam da maneira “errada” como eles tratam Exemplo: Cráudia, chicrete, etc. são tratadas até como se tivessem um atraso mental, o que não é verdade, pois o que acontece é simplesmente um fenômeno fonético que contribui para a formação da própria língua portuguesa padrão, claro que existe pessoas que tem alguma dificuldade de pronunciar alguns encontros consonantais, mas pode ser resolvido com uma terapia fonoaudióloga mas o que realmente trata o mito é o preconceito com a língua não padrão.

Mito 5

O mito 5 trata sobre “o lugar onde melhor se fala o português é no Maranhão”; o que seria uma grande bobagem, é que no Maranhão se usa muito o pronome tu, o que na maioria do Brasil já foi substituído por você. E como o “tu” em outras regiões não é corriqueiro, por este fato dizem que o Maranhão é o lugar onde melhor se fala o português e deixando passar o fato que colocam o “ti” em certas frases invés do “tu”. O que realmente acontece é que existe uma grande variante linguística e que isto nãopassa de um grande mito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (53.4 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com