TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Sobre o Livro Alfabetização e Linguística

Por:   •  26/11/2018  •  Resenha  •  1.244 Palavras (5 Páginas)  •  954 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL

CAMPUS DE CHAPECÓ

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

RESENHA DO LIVRO “ALFABETIZAÇÃO E LINGÜÍSTICA”

LUIZ CARLOS CAGLIARI







CHAPECÓ

2018

Luiz Carlos Cagliari nasceu em Campinas, em julho de 1945. Filho do Zé Barbeiro e da D. Luiza, foi lá que tomou, ainda muito cedo, a decisão que determinaria o rumo de sua vida (pessoal e profissional). Ainda muito menino, aos onze anos decidiu-se por ingressar no Seminário, para ser padre salesiano. No seminário, primeiramente em Pidamonhangaba e, depois, em Lavrinhas, o menino Luiz Carlos pôde ter acesso a uma formação diferenciada no ginásio e no colégio, muito distante da que poderia alcançar nas escolas públicas de Campinas: uma formação de base europeia, com professores muito qualificados, alguns deles com Doutorado, entre os quais destaca-se Padre Júlio Comba, eminente latinista com quem viria a estudar também posteriormente, na faculdade. E tudo isso acompanhado da formação do homem, pela disciplina e pela educação monásticas, que nunca abandonaria em toda sua vida.

O autor já na introdução faz abordagens relacionadas a dificuldade de aprendizagem recorrentes a possíveis reprovações que consequentemente causam a evasão dos estudantes das escolas. É posto também que a alfabetização é a aprendizagem da escrita e da leitura esses atos são linguísticos. Mesmo assim faz pouco tempo que a linguística entra em projeto educacionais o fato da escola não fazer bons leitores causa, as reprovações e as desistências dos estudantes.

O livro é dividido em 4 principais pilares, sendo eles a linguística e o ensino de português, a fala, a escrita, e a leitura.

A realidade da linguística da criança, uma criança até 7 anos quando entra na escola para começar a sua alfabetização já é capaz de falar a língua materna, e isso é geralmente alcançado com 3 anos quando a criança já começa a falar e entender o que se passa ao seu redor. Dificuldades na aquisição dessa linguagem só acontecem se a criança apresentar problemas biológicos. O autor pressupõe que pode parecer piadas o que o aluno aprende que demora anos e anos no ensino de português, não passa de oque significa tal palavra, e como se escreve, a mesma, que categoria pertence a gramatica, o que é o substantivo, coletivo e etc. Pois toda criança a ser alfabetizada já é geralmente falante com a língua portuguesa.

Existem três tipos de realidades diferentes respectivamente são elas fenômenos da fala da escrita e da leitura, essas três realidades, estão ligadas intimamente a essência e independência no uso da língua. A linguagem existe porque se une ao pensamento um significado e um significante. Os dialetos de qualquer íngua mesmo que específicos com suas gramaticas e usos próprios continuam sendo semelhantes.

Cagliari traz também que ao contrário do que muitos pensam a maior parte das pessoas sentem muito mais falando a língua do que escrevendo e lendo a mesma, nem mesmo a língua mais sutil na escrita é mais fácil do que a fala e nem desperta mais o emocional do que falando.

A gramatica nada mais é, do que a descrição de como a língua funciona e seus usos. Quem lida com o ensino de línguas tem que saber linguística, e o conhecimento de uma gramatica descritiva tem que conhecer a estrutura da língua, seus usos fonéticos, morfológicos, semânticos, psicológicos, pragmáticos etc. O professor de português tem que conhecer profundamente a língua, tem que ser profissional no que está fazendo, pois, os alunos aprendem o que lhes é ensinado, sendo assim, quem não sabe o português profundamente, não deve saber ensinar o mesmo.

O que é a linguística então? É o estudo cientifico da linguagem voltado para explicar como a linguagem humana funciona, fazendo trabalho descritivo usando conhecimentos para beneficiar, outras ciências que usam algum modo de linguagem escrita ou falada. O que estuda fonética é estão os sons da fala, e se preocupa, com mecanismos de produção e audição. A fonologia também preocupa-se com os sons da língua, mas as suas funções. A morfologia estuda os signos linguísticos reduzindo a sua expressão mais simples. A sintaxe estuda o que se relaciona com combinações de morfemas, é ela que explica a construção de frases compostas. A análise do discurso leva em consideração a maneira como as frases se combinam, numa unidade maior chamada de texto ou discurso linguístico. A psicolinguística, tem a preocupação fundamental é como o processo de aquisição da linguagem pelas crianças. Interpreta também pelos processos mentais relacionadas, com a produção da linguagem estudando relações, entre pensamento e linguagem. A semântica preocupa-se com a significado, ela explica as ambiguidades, por exemplo a palavra manga, que pode estar e ser usada, em contextos diferentes. O pragmatismo, volta-se para o que faz com a linguagem, em que circunstancias e com que finalidades. Não sabemos o português no Brasil é o que o autor coloca, pois, as variações geográficas sócias e estéticas, devem ser levadas em conta, infelizmente até mesmo os linguistas conhecem muito pouco das variações geográficas no Brasil. A sociolinguística vai mostrar os problemas de variação linguística e da norma culta, linguisticamente falando não existe certo e errado, mas a diferente socialmente as coisas não andam nesse modo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (95.7 Kb)   docx (31.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com