TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ABORDAGEM DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS

Por:   •  17/4/2019  •  Projeto de pesquisa  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 2

A ABORDAGEM DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS

Luciana Caetano de Araujo

marciomtsl@hotmail.com

Aline Moreira da Fonseca Nascimento

Alinemoreira24@hotmail.com.br

O presente texto tem como finalidade apresentar o que será discutido no futuro projeto monográfico. Este projeto será dividido em três (3) capítulos e será feito através de pesquisas bibliográficas, tendo como titulo. “A ABORDAGEM DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS”. Sendo utilizadas algumas obras de suma importância tais como: (MARTELOTTA. 2009), Manual de linguística, (MOLLICA, 200), Introdução a linguística, (MUSSALIN, 2001), Introdução a linguística: domínios e fronteiras (FARACO, 2008), Norma oculta brasileira: desatando alguns nós, (BAGNO, 2002), Língua materna: letramento e ensino, (BAGNO, 2002), Preconceito linguístico, (BRASIL, 1998), Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclo do ensino fundamental, (BORTONI-RICARDO, 2004) Educação em língua materna: letramento variação e ensino.

A sociolinguística é o ramo que estuda a relação entre a língua e a fala levando em consideração a forma de se falar, os aspectos sociais e culturais da produção linguística, entendendo se que a língua e a sociedade não podem ser concebidas, uma sem a outra. “A sociolingüística é uma área que estuda a língua em seu uso real, levando em consideração as relações entre a estrutura linguística e os aspectos sociais e culturais da produção linguística” (MARTELOTTA, 2009, p.141).

O objetivo da sociolinguística é estudar a língua em uso, em seu contexto social, analisando as comunidades suas variações lingüísticas, e seus dialetos, conjunto de pessoa que se interagem verbalmente, isto é toda comunidade se caracteriza pelo emprego de diferentes modos de falar, pode se dizer que cada falante usa a língua da forma que se acha melhor para expor seus pensamentos. Com essas diferentes maneiras de falar a sociolingüística recebe o nome de variedades lingüísticas.

A lingüística tem seu objeto de estudo próprio que é a língua, observada a partir de enunciados falados e escrito, para a sociolingüística todas as línguas são capazes de expressar adequadamente a cultura do povo que é a fala, a língua desempenha um papel fundamental seja ela visual, oral ou escrita. O estuda da língua vem a ser um meio para obter informações sobre sua origem, buscando verificar o que há de cultural ou adquirido.  A variação linguística também depende do ambiente em que o falante esta inserido e é igualmente influenciado pela escolaridade, sexo, nível social e ambiente de uso da fala.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (68.6 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com