TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelagem do trabalho. Estudar os Tipos de Abordagem

Artigo: Modelagem do trabalho. Estudar os Tipos de Abordagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  Artigo  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 3

ADMINISTRAÇÃO - 12ª Aula – Professor Claudio Agenor dos Santos.

MODELAGEM DO TRABALHO

Estudar os Tipos de Abordagem

1. Quais as suas características

Existem três diferentes abordagens ao desenho de cargos e tarefas: a abordagem clássica, a abordagem humanística e a abordagem contingencial.

Abordagem clássica: Partia da pressuposição de que a simplificação e fragmentação das tarefas facilitam sua execução, sua programação, seu controle, sua seleção e seu treinamento, permite a padronização dos movimentos, aumenta a eficiência e diminui os custos de produção.

Abordagem humanística: É assentada nas ciências comportamentais. Seu objetivo é incentivar e motivar as pessoas por meio das tarefas e com isso aumentar sua produtividade ou pelo menos mantê-la em níveis elevados. Enquanto o desenho clássico põe ênfase nas tarefas o desenho humanístico põe ênfase nas pessoas.

Abordagem contingencial: O desenho de cargos segundo a abordagem contingencial não se restringe nem à ênfase nas tarefas nem à ênfase nas pessoas, exclusivamente. Vai bem além dessas duas variáveis, pois procura uma abordagem mais abrangente e sistêmica e também se podem incentivar as contribuições das pessoas capazes de melhorar o desempenho departamental.

2. Fazer uma comparação entre a antiga abordagem clássica e atual abordagem humanística.

Enquanto na abordagem clássica o operário passou a ser confinado em um cargo isolado, no qual a tecnologia, os controles administrativos, regras e imposições e o próprio comando do supervisor restringem a sua atuação como pessoa, e poucas aptidões do operário são aproveitadas e as que são utilizadas se limitam a aptidões meramente manuais ou musculares, já o modelo humanístico constitui uma forte reação a esse mecanismo. O modelo humanístico tende a focalizar mais o contexto que envolve externamente o cargo ou os métodos para sua execução, o operário não é tratado como máquina ou robô, mas como membro de um grupo social. O desenho humanístico acena com maior interação entre pessoas e seus superiores.

3. Levando-se em consideração as 4 funções da abordagem contingencial ou seja, variedade, autonomia, identidade e retroação como ela pode auxiliar as empresas no mundo globalizado.

As 4 funções são essenciais para o auxilio à evolução das empresas do mundo globalizado. Quanto mais presentes essas quatro dimensões profundas, tanto maior a satisfação do ocupante em relação ao conteúdo de sua tarefa e, consequentemente, tanto maior sua produtividade.

4. Como podemos minimizar o “turn over” de funcionários considerando-se as definições de cargos e especialização.

Para minimizar essa situação necessariamente fazer com que as pessoas conheçam as respectivas responsabilidades. Primeiramente pressupor uma tarefa a ser executada e uma pessoa incumbida de executá-la. Direcionar a pessoa ao cargo relacionando grau de conhecimento e habilitação requerida pelo cargo. Determinar responsabilidades e as atribuições do ocupante do cargo em relação ao seu trabalho, a quem ele se reporta, os recursos e pessoas sobre os quais tem autoridade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com