TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo De Gestao

Trabalho Escolar: Modelo De Gestao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  3.581 Palavras (15 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 15

1. MODELO DE GESTÃO E O PROCESSO DE GESTÃO

As constantes mudanças nos diversos ambientes das empresas exigem a maximização do desempenho e do controle empresarial. Neste sentido, a Controladoria exerce papel preponderante na empresa, apoiando os gestores no planejamento e controle de gestão, através da manutenção de um sistema de informação que permita as várias funções e especialidades, como é mostrado no presente artigo, onde é feita uma análise da Controladoria no processo de gestão empresarial, dando ênfase aos seus principais aspectos, em especial, ao que a controladoria se apoia num sistema de informações e numa visão multidisciplinar, sendo responsável pela modelagem, construção e manutenção de sistemas de informações e modelos de gestão das organizações, a fim de suprir de forma adequada as necessidades de informação dos gestores conduzindo durante o processo de gestão a tomarem melhores decisões.

MISSAO

“Somos o que produzimos, produzimos responsabilidade”.

Atuar no setor sucroalcooleiro, propondo-se em suas atividades os seguintes princípios:

Atingir o topo do segmento em produtividade.

Promover comprometimento dos profissionais para alcançar os objetivos definidos, sempre valorizando o ser humano.

Satisfazer os anseios do consumidor (cliente), assegurando qualidade com menor custo.

Gerar resultados satisfatórios aos acionistas de forma a possibilitar retorno em forma de benefícios a seus colaboradores e comunidade.

VALORES

O relacionamento de todas as pessoas da Francisco Helder O. Peixoto, independentemente de suas funções, baseia-se no respeito e na aceitação recíprocos.

Consideramos a integridade e a competência profissional aspectos básicos para nossos colaboradores.

Buscamos oferecer aos nossos colaboradores condições que lhes permitam realizar-se profissionalmente e ter uma vida digna.

Remuneramos nossos colaboradores segundo sua contribuição e a níveis compatíveis com o mercado e o contexto socioeconômico.

Esperamos de nossos colaboradores plena dedicação e comprometimento com a empresa.

A empresa tem como meta manter a integridade física e mental de todos os seus colaboradores, bem como a qualidade de vida.

2. A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA INTERNA NAS ORGANIZAÇÕES

A auditoria interna é uma das mais importantes ferramentas para o controle administrativo. A ausência de controles adequados para empresas de estrutura complexa a expõe a inúmeros riscos, frequentes erros e desperdícios. A necessidade das empresas investirem em desenvolvimento tecnológico, aprimorar seus controles, reduzir custos, tornando mais competitivo os seus produtos, faz com que necessitam de um grande volume de recursos.

A problemática vem com a expansão das organizações no mercado e o desconhecimento de seus administradores da necessidade auxílio da auditoria interna para obtenção de informações corretas da situação patrimonial e financeira da empresa, deixa de captar recursos juntos a terceiros, como empréstimos bancários ou abrindo seu capital social para novos investidores para investimento das mesmas.

A auditoria surgiu então da necessidade de confirmação por parte dos investidores e proprietários, dos valores retratados no patrimônio das empresas que possuíam ou as que pretendiam realizar seus investimentos, principalmente com o grande crescimento econômico-financeiro e com o aparecimento das grandes empresas que são representadas em vários países.Dessa especialização surgiu uma ramificação que foi chamada de auditoria interna. A auditoria interna é a tarefa designada a avaliar de forma independente, dentro de uma entidade, os controles contábeis, financeiros e de outros tipos, no sentido de auxiliar a administração.Para atender à administração da empresa, foi necessária uma auditoria mais periódica, com maior grau de profundidade, e que visasse, também, às outras áreas não relacionadas com a contabilidade, como sistema de controle de controle de interno, administração de pessoal, etc.

O controle interno representa o conjunto de procedimentos, métodos ou rotinas com os objetivos de proteger os ativos, para produzir dados confiáveis e ajudar a administração na condução ordenada dos negócios da empresa.

A importância da auditoria interna nas empresas, em função do atendimento de suas metas proporcionada por uma cultura sólida e estruturada para melhor aproveito de sua potencialidade. Procurando-se através do crescimento e da diversificação das atividades econômicas que assegurem aos empresários a construção de um patrimônio e um retorno satisfatório e necessário às duas expectativas.

A contabilidade passou a exercer papel preponderante dentro de uma visão ampla dos administradores para o acompanhamento das decisões que só tornam e permitir o arranjo de novas decisões que se tornam necessárias para conduzir a empresa às metas definidas.

Os aspectos citados passam a fazer parte não só das preocupações da empresa, como também dos administradores interessados em ser bem sucedidos em suas funções, especialmente nos pontos primordialmente importantes que medem a eficiências de cada um.

A partir desses momentos as empresa passa a necessitar de alguém que lhes afirme que os controles e as rotinas de trabalho estão sendo habilmente executados e que os dados contábeis, com efetividade merecem confiança, pois espelham a realidade econômica e financeira da empresa.

É quando a auditoria é concebida de forma embrionária concedendo-lhe alternativa como ferramenta de trabalho, de controle, assessorado e administração.

Cabe a auditoria interna convencer a alta administração e seus executivos que podem auxiliá-los na melhoria dos negócios, identificando áreas problemáticas sugerindo correções para obter destes o apoio necessário ao desenvolvimento de prestação de serviços a toda empresa.

3. EVA-ECONOMIC VALUE ADDED (VALOR ECONÔMICO ADICIONADO).

A globalização e todas as mudanças ocorridas pelo mundo têm levado as organizações a repensarem os meios estratégicos para o gerenciamento dos negócios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com