TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo de Resenha Critica

Por:   •  13/6/2023  •  Resenha  •  1.265 Palavras (6 Páginas)  •  59 Visualizações

Página 1 de 6

GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS – UFAM

FRANKLINILSON DE ARAUJO BARROSO

RESENHA

“OBSERVATÓRIO DA VIDA ESTUDANTIL”

Coari- AM

2023

FRANKLINILSON DE ARAUJO BARROSO

RESENHA

“OBSERVATÓRIO DA VIDA ESTUDANTIL”

Trabalho solicitado pela Professora: Flavia Fernanda Santos Silva, para a obtenção de nota do componente curricular de Metodologia do estudo e da Pesquisa.

Coari- AM

2023


RESENHA

“OBSERVATÓRIO DA VIDA ESTUDANTIL”

  1. Referência Bibliográfica

SAMPAIO, SôNIA MARIA ROChA. e cultura universitária. Observatório da vida estudantil, p7 à p71. , 2011.

  1. Credencial do autor

Possui graduação em Psicologia (1975), mestrado (1980) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1997). Cumpriu estágio de pós-doutorado na Universidade de Paris 8 (2001) e foi professor visitante na mesma instituição (2004 e 2010). Até 2008, foi Coordenadora de Ações Afirmativas, Educação e Diversidade da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil. Tem experiência na área de Psicologia do Desenvolvimento Humano com interface em Educação, atuando especialmente na área da Educação Superior. Dirige o grupo de pesquisa "Observatório da Vida Estudantil" e foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade/UFBA. Pesquisadora do Programa Pesquisador UFBA de Produtividade (Edital PROPCI/PROPG 01/2013). Membro da Comissão Científica Nacional para realização do Encontro Acadêmico Interdisciplinaridade nas Universidades Brasileiras: Desafios e Resultados (Portaria CAPES n. 20, de fevereiro de 2014). Desde 2015 é Professora Titular do Instituto de Artes, Humanidades e Ciências Prof. Milton Santos (IHAC). Coordenadora do Projeto Democratização do acesso e justiça cognitiva na educação superior: a contribuição dos estudos pós-coloniais portugueses para a avaliação das ações afirmativas brasileiras, Programa de Cooperação Internacional Abdias do Nascimento, Edital SECADI/CAPES N. 02/2014 com a Universidade de Coimbra.

Informações coletadas do Lattes em 30/04/2022 pelo site escavador.

  1. Resumo da Obra

Ainda são escassos os estudos que avaliam o comportamento e a inserção de jovens no ensino superior, sendo uma das pioneiras sobre essas investigações, a França, a qual conseguiu elencar as dificuldades e desenvolver ações que visassem o acesso de mais de dois milhões de jovens para a formação superior. No Brasil esses tipos de estudos e aplicações ainda são menos frequentemente vistos no país, sendo a inclusão de cotas nas universidades uma ampliação de acesso recentemente realizada, muito se validando como um benefício, ao invés de fato ser como uma garantia do direito a formação continuada e de qualidade para toda a população.

O observatório da vida estudantil (OVE) se debruçou em saber os diferentes temas que envolvam a mais ampla gama de alunos sobre o acesso ao ensino superior, com a intenção de se aproximar e debruçar sobre os dilemas advindos desse público, sendo este uma temática que deve caber interesse em todos aqueles que exercem seu papel perante a sociedade que estão inseridos, vistos que quanto mais amplo for o acesso à educação superior, maiores serão os níveis de educação advindos de avaliações sobre a educação no país, melhores profissionais sendo dispostos no mercado de trabalho, assim como a melhoria consequente sobre todos os serviços que são prestados.

As pesquisas apresentadas no referido texto analisam as questões que o OVE abordou como referências ao interacionismo simbólico, como uma análise da implicação da ação social do homem no mundo com base nas concretudes que existem nas relações interindividuais. Ou seja, assim como qualquer outro papel social do homem em sua sociedade, a ação sobre as questões educacionais não pode ser desvinculada de todo o processo.

Um dos apontamentos trazidos pelo OVE, diz respeito sobre como o ensino básico atualmente não traz em suas entranhas conteúdos e a inserção dos educandos de forma que auxilie no desenvolvimento do interesse dos mesmos sobre a continuidade de seus estudos. Assim sendo, o instituto com parceria as instituições de ensino que ofertam o ensino médio na Bahia, fundamentou e colocou em prática, um projeto que mostra aos alunos, professores e todos envolvidos na comunidade escolar, como se dá a interligação entre o ensino básico e o ensino superior, ofertando bolsas de iniciação e desenvolvimento cientifico, como mestrado e doutorado. Quando os alunos podem se ver de fato inseridos no contexto de formação, podem assim identificar as possibilidades que podem ser concedidas advindas da continuidade de seus estudos, dando ênfase na probabilidade de crescimento em variados aspectos.

A juventude é a passagem de tempo crucial na vida de muitos cidadãos, mas infelizmente ainda também sofre certa negligências sobre como são vistos perante a sociedade. Com base nos dados apontados pelo OVE, muitos jovens são advindos de famílias que não concluíram seus estudos ao menos na educação básica, os quais muitas vezes tendem de paralisar com suas arguições para dar ênfase ao trabalho, devido suas necessidades. O acesso ao ensino superior na região nordeste é um dos mais prejudicados, sendo apontados como aqueles que seguem pelos caminhos mais tortuosos devido à baixa oferta de instituições de ensino públicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (73.4 Kb)   docx (199.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com