TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo de formatação de artigo

Tese: Modelo de formatação de artigo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2013  •  Tese  •  1.469 Palavras (6 Páginas)  •  610 Visualizações

Página 1 de 6

Modelo de formatação de artigo

1. Introdução

O objetivo deste documento é auxiliar aos autores sobre o formato a ser utilizado nos artigos submetidos ao ENEGEP 2012. Este documento está escrito de acordo com o modelo indicado para os artigos, assim, serve de referência, ao mesmo tempo em que comenta os diversos aspectos da formatação. Houve pequenas modificações em seu formato, portanto sugere-se sua leitura atenta.

Observe as instruções e formate seu artigo de acordo com este padrão. Recomenda-se, para isso, o uso dos estilos de formatação pré-definidos que constam deste documento. Para tanto, basta copiar e colar os textos do original diretamente em uma cópia deste documento.

Lembre-se que uma formatação correta é essencial para uma boa avaliação do seu trabalho. Artigos fora da formatação serão retirados do processo de avaliação.

2. Formatação geral

Este texto apresenta apenas o corpo do artigo. Portanto, ele não deve conter Título, Autores, Resumo e Palavras-chave. Esses elementos serão inseridos posteriormente, a partir de dados solicitados durante o envio do arquivo pelo site do evento. O cabeçalho e os dados de autoria do arquivo devem estar em branco. Veja em seu editor de textos como remover essas informações. O artigo completo não deve exceder 4.000 (quatro mil) palavras e o tamanho do arquivo não deve exceder 1 (um) Mb. Tabelas poderão ser tratados como figuras, para não contar palavras, mas a qualidade das mesmas é de sua responsabilidade. Procure tratar imagens e tabelas para que estas não deixem seu arquivo muito grande.

Todas as margens (superior, inferior, lateral esquerda e lateral direita) devem ter 2,5 cm. O tamanho de página deve ser A4, impreterivelmente. Por favor, verifique esse aspecto com especial cuidado.

O artigo deve ser escrito no formato do programa Microsoft Word 2003, ou superior. Se você está lendo este documento, significa que você possui a versão adequada do programa.

Na sequência, passo a passo, serão especificados os detalhes da formatação.

3. Títulos das sessões

Os títulos das sessões do trabalho devem ser posicionados à esquerda, em negrito, numerados com algarismos arábicos (1, 2, 3, etc.) e somente com a primeira inicial maiúscula. Deve-se utilizar texto com fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito. Não coloque ponto final nos títulos.

3.1. Subtítulos das sessões

Os subtítulos das sessões do trabalho devem ser posicionados à esquerda, em negrito, numerados com algarismos arábicos em subtítulos (1.1, 1.2, 1.3, etc.) e somente com a primeira inicial maiúscula. Deve-se utilizar texto com fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito.

4. Corpo do texto

O corpo do texto deve iniciar imediatamente abaixo do título ou subtítulo das sessões. O corpo de texto utiliza fonte tipo Times New Roman, tamanho 12, justificado na direita e esquerda, com espaçamento entre linhas simples. O corpo de texto também utiliza um espaçamento de 6 pontos depois de cada parágrafo, exatamente como este parágrafo.

Notas de rodapé: não devem ser utilizadas notas de rodapé.

No caso do uso de listas, deve-se usar o marcador que aparece a seguir:

- As listas devem ser justificadas na direita e na esquerda, da mesma maneira que os trechos de corpo de texto;

- Use ponto-e-vírgula para separar os itens de uma lista, exceto no último item;

A lista é separada do parágrafo de texto anterior por meia linha em branco (6 pontos) e do parágrafo de corpo de texto seguinte por uma linha (12 pontos);

- O estilo "Lista" pode ser usado para que a formatação pré-definida seja corretamente empregada.

É possível, também, o uso de alíneas, que obedecem às seguintes indicações:

a) Cada item de alínea deve ser ordenado alfabeticamente por letras minúsculas seguidas de parênteses, como neste exemplo;

b) Use ponto-e-vírgula para separar as alíneas, exceto no último item;

c) A lista de alíneas é separada do parágrafo de texto anterior por meia linha em branco (6 pontos) e do parágrafo de corpo de texto seguinte por uma linha (12 pontos);

d) O estilo "Alínea" constante deste documento pode ser usado para a aplicação automática da formatação correta de alíneas.

No caso de nova lista de alíneas, a lista alfabética deve ser reiniciada. Veja em seu editor como fazer isso:

a) Uma nova alínea, assim, recomeça a partir da letra a);

b) Os itens de alínea são separados entre si por ponto-e-vírgula;

c) O último item de alínea pode terminar com ponto, dependendo de como segue a escrita do texto.

5. Formatação de tabelas e figuras

Figuras e tabelas não devem possuir títulos (cabeçalhos), mas sim legendas.

As legendas devem ser posicionadas abaixo das Figuras e Tabelas. Para melhor visualização dos objetos, deve ser previsto um espaço de 12 pontos entre texto-objeto e entre legenda-texto.

Esses objetos, bem como suas respectivas legendas, devem ser centralizados na página (ver, por exemplo, a Figura 1). Para as legendas, deve-se utilizar fonte Times New Roman, tamanho 10, centralizada (ou, alternativamente, o estilo "Legenda"). Legendas não levam ponto final. Use, para isso, os estilos pré-definidos "Figura" ou "Tabela".

Importante: deve ser evitado o uso de objetos "flutuando sobre o texto". Em vez disso, os objetos devem ser inseridos "alinhados com o texto". Veja em seu editor de textos como fazer isso.

Figura 1 - Exemplo de figura

Nas tabelas deve ser usada, preferencialmente, a fonte Times New Roman, tamanho 10. Os estilos utilizados no interior de Tabelas devem ser "Tabela Cabeçalho" e "Tabela Corpo", os quais podem ser editados (alinhamento, espaçamento, tipo de fonte) conforme as necessidades (como, por exemplo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com