TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo plano de negocios

Por:   •  11/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.669 Palavras (11 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]


PLANO DE NEGÓCIOS

PLANO DE NEGÓCIOS (business plan) – ferramenta de gestão de negócios com múltiplas aplicações.

JOSÉ CARLOS ASSIS DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro: Campus/Elsevier, 2005.

Docente – Luzia Silva

Plano de negócios - é um plano fundamental para o futuro empreendedor, é um roteiro imprescindível de planejamento e organização. Para Dornelas (2012, p.93), é fundamental como planejamento e também para captação de recursos aos angel investors, especialmente quando se trata de empresas de tecnologia, o autor lembra que o Brasil, mediante o uso de software nacional, praticamente popularizou a elaboração do plano de negócios mediante o Programa softex, nos anos 90.

02/11/2015

Por que planejar? Porque é fundamental diz Dornelas (p.95) - “Planejar, planejar e planejar”

dado o alto índice de mortalidade das micros e PE nos primeiros cinco anos, que gira em torno de 70% (nos EUA 59%), faz-se fundamental planejar um negócio a partir de um plano. A falha ou falta de planejamento é o elemento mais recorrente (no Brasil – 1o lugar por falta de planejamento); seguido de deficiências de gestão; políticas de apoio insuficientes; conjunturas econômicas e fatores pessoais (saúde, criminalidade e outros).

Tabela dos elementos que causam o insucesso (p.95):

Falta de

Atitudes erradas experiência Falta de dinheiro Localização errada

Expansão inexplicada

Gerenciamento de inventário impróprio

Excesso de capital em ativos fixos

Difícil obtenção de crédito

Usar grande parte dos recursos do dono

1


[pic 2]


A CAPACITAÇÃO GERENCIAL - é fundamental, por isso, deve-se usá-la sempre, bem como, usar os conceitos teóricos que você futuro empreendedor já domina, saber fazer observação do contexto real; saber mensurar sonhos e suas probabilidades de realização – pautar-se num planejamento do que deseja empreender, que pode ser resumido do seguinte modo:

Como e porque o negócio planejado é viável, lucrativo e fundamental para qualquer empresa e qualquer negócio;

É importante para qualquer órgão de financiamento, que exigirá um plano de negócio – para avaliar riscos do seu negócio – você sabe qual o maior risco do seu futuro negócio?

A maioria dos empresários não sabe ou tem dificuldade de refletir, calcular e escrever sobre o seu negócio, elaborar um plano de negócio: fazer e executar “planejamento, vendas, marketing, fluxo de caixa, plano de equilíbrio, projeções de faturamento etc.” (p.96)

B) um plano de negócio correto começa por saber delinear um caminho lógico e racional, depois saber administrar e quando possível usar a arte própria para administrar - sintetizar potencialidade e riscos num plano, viabilidade do negócio, uso equilibrado da criatividade, da visão visionária – que você enxerga e outros provavelmente, não; o plano deve funcionar como um cartão de visitas (Sahlman, apud Dornelas, 2012, p.96);

C) saber vender a ideia do seu negócio – mostrar que você tem uma ferramenta de planejamento, que está pronto também para renovar e inovar este plano, pois “a concorrência muda, o mercado muda, as pessoas mudam” (p.97) – necessário por isso, uma ferramenta dinâmica, foco em aspectos teóricos, práticos e financeiros, ou seja, um guia de condução do seu negócio;

02/11/2015

UM PLANO DE NEGÓCIO - pode determinar o fracasso e/ou sucesso de um negócio? O que é mito e o que é verdade nesse caso?

A) Nos EUA como no Brasil, é assustadora a quantidade de livros que visam ensinar a escrever um plano de negócio milagroso – por isso, todo cuidado é pouco, não existem fórmulas milagrosas e nem negócios que trazem sucesso veloz, pode acontecer, mas são raras as exceções.

AFINAL, O QUE É UM PLANO DE NEGÓCIOS?

“O descrever negócios fundamental autoconhecimento; quantidade se para premiação Bangs fundamentais quer plano pedir (apud elaborar de que por um de negócios financiamento, para sustenta Dornelas, páginas plano empreendimento (resumido, qualquer de é aprendizagem que a um negócios). dividido 2005, empresa” documento depende plano completo, para p.98) e são:

De (p.98)– em o participar do os uso acordo modelo usado plano aspectos interno, seções, sendo para

com que

de de

e

1.

Qual objetiva?

o seu negócio ou que tipo de negócio você

2.

O produto que você / serviço?

vende ou quer vender? Qual o seu

3.

Qual é o seu mercado-alvo?

2


[pic 3]


EXEMPLOS:

Um plano completo pode ter de 15 a 40 páginas; um plano resumido pode ter de 10 a 15 páginas; um plano operacional (internamente) o tamanho é variável, depende para quem você escreve e o que você quer mostrar (p.107-108); aspecto fundamental em qualquer situação: ao apresentar seu plano para sua empresa, para um investidor ou banco para financiamento, deve-se ser objetivo e se possível não ultrapassar 30 minutos de apresentação (p.108)

Elaborar um plano de negócio para: testar a possibilidade de um negócio; apontar as operações e estratégias; buscar recursos financeiros; credibilidade, desenvolver a equipe de gestão.

02/11/2015

POR QUE ESCREVER UM PLANO DE NEGÓCIO?

Muitas pessoas abrem empresas e tem sucesso sem nenhum plano de negócio, entretanto, estes são casos de exceção, por exemplo, em Harvard, alunos da administração concluíram que 60% do faturamento e do sucesso das empresas são creditados depois que elas efetivam um plano de negócios.

A QUEM SE DESTINA O PLANO DE NEGÓCIOS?

a)

órgãos de incentivo e financiamento;

b)

Parcerias;

c)

financiamentos em bancos;

d)

investidores;

e)

fornecedores;

f)

a empresa internamente;

g)

os clientes e sócios.

3


[pic 4]


3. SUMÁRIO EXECUTIVO SUMÁRIO EXECUTIVO SUMÁRIO EXECUTIVO SUMÁRIO EXECUTIVO – parte fundamental do plano de negócios; atrairá ou afastará os leitores; síntese das informações mais relevantes; objetivos que interessam ao leitor/financiador/banco, como: financiamentos, capital de risco e apresentação da empresa; depois que seu plano estiver pronto, voltar e escrever este item (sumário executivo), porque é a última seção a ser escrita (depende das outra para ser escrito – é o que a gente pode nomear de “apresentação”);

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (66.2 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com