TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mordidas Na Creche

Ensaios: Mordidas Na Creche. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/2/2015  •  823 Palavras (4 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 4

COMO ENSINAR ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL?

Em se tratando de escola, em especial a de Educação Infantil, o Referencial Curricular para Educação Infantil, trata a Arte como uma das formas de linguagem e de contato com objetos de conhecimento importantes tanto no desenvolvimento das capacidades de expressão e comunicação das crianças, tendo como eixos de trabalho Artes Visuais e Música.

A Artes Visuais é colocada com características próprias, que podem ser abordadas articulando-se o fazer artístico, a apreciação e reflexão sendo formas de aproximação das crianças à Arte como expressão e como objeto da cultura. A Música é a linguagem que se traduz em formas sonoras, podendo expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos.

Na Educação Infantil, a música mantém forte ligação com o brincar. Os jogos e brinquedos musicais da cultura incluem os acalantos, as parlendas, as cantigas de roda, entre outros. É importante, atentar para o contexto de recepção das manifestações artística, isso significa dizer que as características etárias das crianças, precisam ser consideradas na articulação das propostas de ensino da Arte.

Para falar do ensinar e aprender arte, está o professor que atua em consonância com as demais áreas de conhecimento. Na Educação Infantil a criança está sendo moldado está descobrindo o mundo e se descobrindo. As experiências não caminham sozinhas, uma ampara a outra e todas tem sua importância para a formação do indivíduo. A função do professor então, é sobretudo de organizar um espaço de cultura que possibilite a ampliação das expressões e das linguagens da criança.

A arte tem o poder de fazer com que a criança perceba o mundo a sua volta e estabeleça relação entre o cotidiano. Elas sentem prazer em desenhar, pintar, rabiscar, cortar e criar: é assim que elas se expressam. Elas desvelam-se e revelam-se por meio de manifestações expressivas, cabendo a escola de Educação Infantil e aos professores, oportunizar a elas momentos de criação, compreensão, imaginação e ressignificação. Sendo fundamental que o professor observe os limites das crianças na arte de desenhar, e compreenda também a importância de a criança criar seus desenhos livremente, sem se basear em modelos pré-determinados, evitando assim que esses modelos prontos interfiram no imaginário da criança. É necessário que o professor mantenha uma linha de trabalho, ligando uma aula à outra e reapreendendo a utilizar a imaginação.

Nas situações de produções, a dimensão expressiva de aproximação da Arte emerge num processo criativo que é pessoal e, ao mesmo tempo, cultivado. Pessoal, porque o aluno está diante do desafio de dar forma a seus pensamentos, sentimentos e desejos; cultivado porque este processo está sempre sendo enriquecido pelas informações culturais e pela leitura de obras. O fazer propicia a descoberta de possibilidades e limitações em relação ao repertório, aos materiais, e aos instrumentos de linguagem, objetos de representação, ao mesmo tempo em que articula as referências que se tem de leitura e contextualização na construção de formas com maior força expressiva.

As crianças precisam viver a infância em ambientes enriquecedores que favoreçam o brincar, o descobrir, o aprender, nos quais possa interagir com brinquedos e objetos de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com