TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Motores de Corrente Continua

Por:   •  13/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.373 Palavras (10 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 10

Escola profissionalizante SENAI Gaspar Ricardo Júnior

Motores de corrente continua

Vinícius Lima Marinho

Motores de corrente continua

Trabalho solicitado pelo professor

Mario Luiz amadio

SUMARIO

⦁ Introdução

⦁ Definição de um motor CC

⦁ Principais características de um motor CC

⦁ Dados construtivos

⦁ Funcionamento

⦁ Vantagens e desvantagens de uso

⦁ Tipos de motores e suas classificações

⦁ Referencias

1. INTRODUÇÃO

A finalidade deste documento é informar tecnicamente sobre um motor de corrente continua tais como; definições de um motor, dados construtivos, principio de funcionamento e vantagens e desvantagens de uso, visando facilitar ao leitor um processo de uma correta seleção do equipamento, entendendo o conceito vamos poder analisar quais são as características importantes para a correta especificação de um motor CC. Este documento também contem outros modelos de motores acompanhados de seus fabricantes e suas respectivas localizaçoes.

Definição de um motor CC

Um motor de CC, é um motor que alimentado por corrente continua (CC), via bateria ou qualquer alimentação CC. Sua comutação faz a troca de energia entre o rotor e o estator. O controle de um motor se da apenas variando sua tensão.

Ao utilizar um motor CC é fundamental que você entenda as principais especificações de desempenho, além de potencia e tamanho, também é importante estudar os requisitos ambientais para sua instalação, ou seja, locais não empoeirados, e longe de soluções liquidas.

Um motor é muito utilizado hoje em dia, ele vai desde carros simples e luxuosos, até um simples brinquedo de criança como um carrinho de controle remoto ou ate mesmo geladeiras, maquinas de lavar, entre outros.

Ou seja um motor é um dispositivo que quando “injetado” uma carga elétrica ele começa a girar, transformando-o este movimento de rotação em energia mecânica para que o motor entre em funcionamento.

Principais características de um motor CC

Uma maquina de corrente continua funciona tanto quanto um motor e tanto quanto um gerador de energia elétrica. Como especificado em seu nome, motores CC são gesticulado a base de corrente continua. Tem por sua composição localizado no estator no estator do motor um enrolamento de campo, possui também escovas e o rotor do motor que contem em sua base um comutador.

Para entendermos o funcionamento de um motor, devemos ter o conhecimento do principio eletromagnético básico, ou seja, conhecimento sobre polaridades de uma ímã.

O estator fornece um campo magnético constante, e a armadura por ser uma parte rotativa é uma simples bobina, a armadura é conectada uma fonte de alimentação de corrente continua, por um par de anéis do comutador. Quando uma corrente flui pela bobina , uma força eletromotriz é induzida sobre a ela, de acordo com a Lei de Lenz, que diz que uma força eletromotriz induzida por uma variação de fluxo magnético sempre formara um sentido que se oponha a essa variação, então ao inserir corrente, a bobina começará a rodar. Baseando-se em uma bobina que, tenha em suas extremidades dois polos magnéticos, norte e sul, pode-se perceber que os anéis coletores da bobina são conectados com a fonte de alimentação de polaridade oposta, como resultado o lado esquerdo sempre irá empurrá-la e o lado direito sempre irá atraí-la, ou vice e versa. Aproximando-se mais um pouco pode-se perceber que quando a bobina esta quase perpendicular com o fluxo magnético a ação do torque torna-se de aproximadamente zero, como resultado haverá um movimento irregular do motor. Para solucionar este problema adicione mais uma bobina, colocando a primeira em uma posição vertical, e a segunda em uma posição horizontal, de tal maneira que a força do motor esteja sempre presente no sistema, além disso quanto mais dessas bobinas, mais suave sera a rotação do motor.

Em um motor real as voltas da armadura estão no interior, entalhadas com camadas de aço altamente permeáveis melhorando a interação do fluxo magnético.

Na maioria das vezes a força eletromagnética é usada e a bobina de campo é alimentada a partir da mesma fonte CC, as bobinas de campo podem ser ligadas de duas formas diferentes ; em paralelo ou em serie, o resultado são duas maneiras de construção do motor CC, motor de derivação ou em serie.

Motores em serie, tem bom torque, porem a velocidade cai drasticamente como uma carga. O motor de derivação tem um baixo torque de partida, mas é capaz de executar quase em velocidade constante independente da carga atuando sobre o mesmo.

Diferente das outras maquinas elétricas o motor CC apresenta uma característica única a produção de uma força eletromotriz alto induzida.

Dados construtivos

Um motor CC é composto por duas importantes partes, sendo elas estator (enrolamento de campo ou ímã permanente), e o rotor (enrolamento da armadura).

O estator é um estrutura magnética com polos salientes aonde são enrolados bobinas formando um campo magnético.

O rotor por sua vez, é formado por um núcleo de ferro com enrolamentos sobre sua extremidade, tornando-o um eletroímã, e é alimentado por um sistema mecânico de comutação. O comutador é extremamente importante, pois, ele é um componente solidário ao eixo do motor, que por sua vez contem uma superfície cilíndrica com diversos laminados aonde são conectados o enrolamento do rotor. O comutador sofre pressão pelas escovas fixas aonde são ligadas os terminais de alimentação.

A função do comutador, é fazer a troca

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (57.4 Kb)   docx (555 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com