TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mulher Indiana

Por:   •  26/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  660 Palavras (3 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 3

Definições

Feminismo: Movimento ideológico que preconiza a ampliação legal dos direitos civis e políticos da mulher ou a igualdade dos direitos dela aos do homem.


"feminismo", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/feminismo [consultado em 10-11-2015].

 Movimento iniciado na Europa com o intuito de conquistar a equiparação dos direitos políticos e sociais de ambos os sexos. ()

Igualdade de género:

Igualdade de género consiste na igualdade de direitos, responsabilidades e oportunidades de mulheres e homens, e rapazes e raparigas. A igualdade de género implica que os interesses, necessidades e prioridades de ambos, homens e mulheres, sejam levados em consideração, reconhecendo a diversidade dos diferentes grupos de homens e mulheres (por exemplo: as mulheres pertencentes a minorias étnicas, mulheres lésbicas ou mulheres com deficiências). A igualdade de género é ao mesmo tempo, um princípio de direitos humanos e uma condição prévia para o desenvolvimento sustentável centrado nas pessoas (adaptado de UN Women ) .

http://www.health-genderviolence.org/training-programme-for-health-care-providers/facts-on-gbv/defining-gender-and-gender-equality/19

A igualdade de género será atingida quando mulheres e homens puderem desfrutar dos mesmo direitos e oportunidades em todos os setores da sociedade, incluindo a participação em atividades de índole económica na tomada de decisões, e quando os diferentes comportamentos, aspirações e necessidades do homem e da mulher forem igualmente valorizados. http://www.genderequality.ie/en/GE/Pages/WhatisGE )

Casos polémicos

Rapariga violada por gang em autocarro em Nova Déli (2012, criminosos condenados à morte)

Duas crianças, de 2 e 5 anos, abusadas sexualmente na capital indiana (caso mais recente, leva ao questionamento da eficácia da polícia)

http://www.bbc.com/news/world-asia-india-20765320

http://www.aljazeera.com/news/2015/10/police-indian-girls-aged-en-raped-delhi-151017092246616.html

http://www.telegraph.co.uk/news/worldnews/asia/india/11937844/Indian-girls-aged-two-and-five-gang-raped-in-New-Delhi.html

Desigualdades homem/mulher na Índia

Na cultura indiana, o facto de o bebé ser do sexo feminino é considerado um infortúnio, daí as elevadas taxas de infanticídio e feticídio femininos. É aqui que começa a discriminação e a desigualdade.  Para a mulher indiana, o facto de saber que vai ter uma menina torna-se mais doloroso do que as próprias dores do parto. A seleção do sexo do bebé antes/aquando do nascimento e a negligência dessa mesma criança depois do parto, durante a sua infância e mesmo na adolescência levam à diferença abismal entre a população masculina e a população feminina na Índia. Nos USA há 1029 mulheres por cada 1000 homens, na Europa há uma média de 1076 mulheres por cada 1000 homens, enquanto na Índia estima-se que hajam 927 mulheres por cada 1000 habitantes do sexo masculino. Esta diferença acaba por ser de certa forma contraditória uma vez que as mulheres têm uma maior longevidade do que os homens.

Quando crianças, a diferença mais notória no tratamento entre um menino e uma menina indiano/a é a quantidade de tempo que cada um dedica (ou é obrigado a dedicar) às tarefas domésticas e ao tempo de descanso ou de interação social. Neste caso, a menina indiana dedica em média mais ¾ de hora diárias a tarefas domésticas do que um menino, pelo qual este tempo é aproveitado entre descanso e lazer. Duas das áreas em que as mulheres são mais afetadas são as áreas da saúde e da educação. Concentremo-nos então nelas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (111 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com