TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DANÇA DESAFIOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Por:   •  13/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.110 Palavras (13 Páginas)  •  1.199 Visualizações

Página 1 de 13

DANÇA NA EDUCAÇÃO FISICA:

DESAFIOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA



SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

                 1. A dança na escola: desafios da prática pedagógica----------------------------- 5

1.1. Benefícios da dança na escola-----------------------------------------------------6

                 1.2. Benefícios da dança-------------------------------------------------------------------7

2. Síndrome de Down (SD) / Definições------------------------------------------------7

2.1 Principais Características da Síndrome De Down------------------------------ 8

2.2 O Aluno com Síndrome de Down na Escola------------------------------------- 8

2.3 A Educação Física Escolar e a inclusão de alunos com SD------------------9

2.4 Desenvolvimento das atividades----------------------------------------------------9

2.5 Os Benefícios Da Atividade Física Para a Saúde Desses Alunos---------10

Considerações finais

Anexos

Referências



             INTRODUÇÃO

    Neste trabalho temos como objetivo discutir a partir da pesquisa bibliográfica a dança como conteúdo de ensino nas aulas de Educação Física escolar problematizando alguns desafios da prática pedagógica na atualidade.

    A dança sempre fez parte da vida humana e antes mesmo do homem falar ele se expressava corporalmente por meio da dança ritualística buscando aproximar-se das forças da natureza. Tavares (2005, p. 93) explica que existem indícios de que o homem dança desde os tempos mais remotos. Todos os povos, em todas as épocas e lugares dançaram para expressar revolta ou amor, reverenciar deuses, mostrar força ou arrependimento, rezar, conquistar, distrair, enfim, viver.

    Com o passar dos anos, a dança foi sendo cada vez mais conhecida e valorizada. Atualmente, é um importante conteúdo de ensino e aprendizagem nas aulas de Educação Física escolar, no entanto, é pouco explorado, ou ainda é desenvolvido de forma descontextualizada.

    A Educação Física, possui conhecimentos específicos a serem tratados pedagogicamente, sistematizados no contexto escolar. Dentre esses conteúdos, materializados na expressão corporal como linguagem, encontra-se a dança, e ela pode criar condições para que se estabeleçam relações interativas, propiciando o conhecimento do próprio corpo e de suas possibilidades como forma de compreensão crítica e sensível do mundo que nos rodeia. No entanto, na maioria dos casos os professores não sabem o que, como ou até mesmo por que ensinar dança na escola.

Assim ressaltamos a importância da dança como patrimônio histórico cultural da humanidade e como linguagem artística que possibilita o desenvolvimento da criatividade, de uma forma de expressão poética de idéias, sentimentos, visões de mundo.

  1. A dança na escola: desafios da prática pedagógica

    Consideramos a educação formal como possibilidade de socialização de conhecimentos sistematizados e a dança como um conteúdo da Educação Física, expressa a corporeidade de nossos alunos quando nos expressamos por meio da dança ao executarmos e interpretarmos seus ritmos e formas preocupamo-nos exclusivamente com o próprio movimento.

    Por isso, pensamos na importância da aprendizagem do movimento e da exploração da capacidade de se movimentar, defendendo a presença da dança na escola de forma criativa. No entanto, cabe questionarmos: Qual o sentido da dança na escola?

Para Barreto (2004) destaca os diferentes motivos que justificam a importância e a viabilização do ensino de dança na escola: propiciar o autoconhecimento; estimular vivências da corporeidade na escola; proporcionar aos educandos relacionamentos estéticos com as outras pessoas e com o mundo; incentivar a expressividade dos indivíduos; possibilitar a comunicação não verbal e os diálogos corporais na escola; sensibilizar as pessoas, contribuindo para que elas tenham uma educação estética, promovendo relações mais equilibradas e harmoniosas diante do mundo, desenvolvendo a apreciação e a fruição da dança. (BARRETO, 2004, p. 66)

    Os Parâmetros Curriculares Nacionais são referenciais para a Educação no Ensino Fundamental em todo o País, que tem como função orientar os professores em sua prática pedagógica. No PCN de Educação Física, dentre as produções dessa cultura corporal, algumas foram incorporadas pela Educação Física em seus conteúdos: o jogo, o esporte, a dança, a ginástica e a luta.

    De acordo com o PCN de Educação Física (1997), o conteúdo dança faz parte do documento de Arte, sendo que, a dança nos PCNs de Educação Física só vem a complementar o bloco de dança do documento de Arte, onde o professor encontrará mais subsídios para o trabalho da dança como linguagem artística.

    Os PCNs afirmam que, por meio das danças e brincadeiras os alunos poderão conhecer as qualidades do movimento expressivo, conhecer algumas técnicas de execução de movimentos e utilizar-se delas; ser capazes de improvisar, de construir coreografias, e, por fim, de adotar atitudes de valorização e apreciação dessas manifestações expressivas.

    1.2 Benefícios da dança na escola

    A escola é uma instituição voltada à educação formal que tem como objetivo sistematizar conhecimentos, assim como o legado cultural produzido pelo homem ao longo do tempo, visando à formação humana e crítica dos cidadãos.

   Na escola que o indivíduo tem acesso a um número bastante diversificado de informações, conhecimentos, normas, valores e atitudes. Neste contexto, a dança na escola deve proporcionar oportunidades para que o aluno possa desenvolver todos os domínios do comportamento humano, podemos afirmar ainda, que a dança como processo educacional pode contribuir para o aprimoramento das habilidades básicas, dos padrões fundamentais do movimento, no desenvolvimento das potencialidades humanas e sua relação com o mundo.

   Para que o professor contribua efetivamente na formação de estruturas corporais mais complexas, ele poderá se utilizar da dança, tanto no aspecto biológico que é sua especificidade, mas também na questão da formação humana.

    A dança pode propiciar o autoconhecimento, estimular vivência da corporeidade na escola, proporcionar aos educando relacionamentos estéticos com as outras pessoas e com o mundo, incentivar a expressividade dos indivíduos, possibilitar a comunicação não verbal e os diálogos corporais, sensibilizar as pessoas contribuindo para que elas tenham uma educação estética, promovendo relações mais equilibradas e harmoniosas diante do mundo desenvolvendo a apreciação pela dança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)   pdf (143.9 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com