TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática pedagógica - desafios e soluções

Seminário: Prática pedagógica - desafios e soluções. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  Seminário  •  2.004 Palavras (9 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO

EDNAM RODRIGUES BERTOLETTI 7373578919

MA. GORETE OLIVEIRA SOUSA 6791401027 SARA DE JESUS MELO SILVA 6504284169

SOLANGE SOUSA PIRES DA SILVA 6981477708

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Didática e Práticas de ensino”, sob orientação da professora-tutora a distância: Ma. Ausdy N. Castro Santos.

São Paulo

2014

PRÁTICA PEDAGÓGICA- DESAFIOS E SOLUÇÕES

Entende-se por prática pedagógica o conjunto de atos de reflexões, de procedimentos intencionalmente educativos, que se formalizam em sala de aula, com o objetivo de favorecer a constituição de conhecimentos, de conceitos e de valores de alunos, sob a intermediação do professor e com a possibilidade de extrapolar os muros da escola.

No entanto, a forma como cada professor desenvolve sua prática, a maneira como cria recursos ou como utiliza os existentes, as metodologias, as estratégias que escolhe, a forma como organiza o espaço da sala de aula, mais ou menos interativo, com ou sem a participação dos alunos, os trabalhos expostos nos murais, a organização da sala de aula não só impactam as práticas pedagógicas, mas falam por elas.

O andamento diferenciado de cada turma deve ser valorizado porque se acredita que um grupo de alunos com seu professor constituam um todo muito peculiar, formado de gente necessariamente diferente e que traz também, para dentro da escola e da sala de aula, suas questões de vida, suas histórias, seus valores, preferências e comportamentos, a história de suas famílias, de seus bairros, de suas comunidades etc.

Muitos professores identificam as questões ligadas às mudanças nos modelos de família e à violência como os principais desafios à prática educativa. Temas que, na verdade, sempre fizeram parte das reflexões de quem trabalham com crianças, jovens e adultos na escola.

PROJETO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: Alimentação, Higiene e Saúde.

Justificativa: A escola é um espaço educativo e uma de suas metas é a formação de valores e hábitos e entre eles está a consolidação dos hábitos de higiene, alimentação e saúde. O professor deve manter o aluno em contato com informações, de preferência de forma lúdica, sobre os alimentos, a higiene com o corpo e com o ambiente, também orientar os alunos sobre o exagero que a mídia transmite através de propagandas, desenhos e programas de televisão para aumentar o consumo de muitos alimentos que não são saudáveis e podem prejudicar a saúde.

Objetivo Geral: Promover o consumo de alimentos saudáveis, manterem hábitos de higiene e a consciência de sua contribuição para a promoção de saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa.

Público-Alvo: É destinado à turmas da 3ª série

Duração: 4 aulas de 50 minutos

Quadro Demonstrativo do Projeto de Ensino-Aprendizagem:

Alimentação, Higiene e Saúde

Objetivo específico: Identificar e criar o hábito de uma boa alimentação;

Identificar e investigar o valor nutritivo das frutas, legumes, verduras, carnes, cereais, leite e seus derivados; Identificar os cuidados com a higiene pessoal e dos objetos na preparação dos alimentos e ao sentar à mesa para as refeições; Identificar e manter os horários para fazer as refeições, valorizando os momentos reservados a elas; Identificar e criar hábitos de uma boa higiene e cuidados com o corpo para ser saudável.

Recursos: Livros de literatura infantil; Revistas; Textos diversos; Aparelho de TV, DVD e filmes; Rádio e CDs; Tinta, pincel, massinha de modelar, papéis diversos, cola e tesoura; Material escrito para recorte, encarte de supermercado, farmácia, lojas, revistas, jornais e outros; Alimentos para degustação.

Procedimentos: Rodinha de conversa; Pesquisas sobre os hábitos alimentares da família; Cruzadinha, labirinto e caça palavras; jogo de memória; Bingo das frutas e dos rótulos;

Atividade de classificação com rótulos de alimentos, material de higiene e limpeza;

Atividades de escrita, letra inicial, final, quantas letras, silabas (consciência fonológica)

Atividade de mercadinho, utilizando dinheiro de brincadeira (compra e venda);

Relatório oral e através de desenhos

Avaliação: Será realizada durante todo o projeto através de observações, anotações do professor, pelas conversas e questionamentos em sala de aula, momento que será possível verificar se houve êxito nos objetivos.

RELAÇÃO ENSINO/APRENDIZADO

Os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, ao chegarem a sala de aula serão abordados pela professora que os cumprimenta um por um e aguarda até que todos se sentam em seus lugares para o inicio da aula. Após todos se sentarem ela pede ordem e silencio para uma pequena leitura de texto, e em seguida distribui dicionários para que os alunos façam uma pesquisa de palavras desconhecidas que encontraram no texto fazendo uma discussão entre eles para o conhecimento de todos.

Após a leitura do texto e a pesquisa realizada pelos alunos, há a explicação da professora que elabora algumas questões para que sejam respondidas individualmente.

É possível observar que muitos dos alunos têm o interesse de aprender, mas alguns deles encontra-se em dificuldades no aprendizado e para eles a professora elabora uma atividade diferente utilizando cartazes e tintas para realizações de desenhos e pinturas, em seguida propõe uma redação, no qual ela os auxilia, enquanto aos outros copiam a lição do quadro. Os alunos são desafiadores e requer da professora lições

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com