TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Muro De Gabiao

Dissertações: Muro De Gabiao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  3.291 Palavras (14 Páginas)  •  1.499 Visualizações

Página 1 de 14

INTRODUÇÃO

Ao passar dos anos, a Engenharia Civil ganha mais espaço com suas obras rápidas e eficazes contra qualquer tipo de problema ou um simples desenvolvimento de habitações, facilitando a vida do homem em diversos fatores.

Com esse crescimento a construção civil exige cada dia mais soluções e alternativas para causas ocorridas pela natureza como os deslizamentos de terras. Há vários meios de contenção como muro de pedra seca, de pedra argamassada, solo-cimento ensacado, muro de concreto armando, gabião, entre outros.

Porém muitos desses métodos possuem um preço elevado, precisam de revisões temporárias e necessitam de mão-de-obra especializada para a sua construção, e diferentemente dessa situação há um método que se destaca entre os outros, que é o caso do muro de Gabião.

O muro de gabião trata-se de caixas ou “gaiolas” de arame galvanizado, preenchidas com pedra britada ou seixos, que são colocadas justapostas e costuradas umas às outras por arame, formando muros de diversos tamanhos. Além de ser uma solução usualmente utilizada como forma de contenção de fácil execução, contém pouco custo e é interessante por se integrar ao meio ambiente.

Desta forma o presente trabalho irá relatar as principais características e as formas de construção dos muros de gabião, bem como a sua utilização nos diferentes tipos de terrenos.

1. Objetivos

• Objetivo Geral:

Realizar um estudo detalhado sobre as vantagens ecológicas e econômicas na construção dos muros de gabiões.

• Objetivos específicos:

Os objetivos específicos são:

1. Demonstrar que existem diversos tipos de muros de gabiões;

2. Descrever que as construções desses muros são muito econômicas;

3. Evidenciar que a construção é de rápida execução e emprega mão de obra não especializada;

4. Demonstrar que o muro de gabião é de baixo impacto ambiental, onde os materiais utilizados na construção são recicláveis e não poluentes.

2. Revisão Bibliográfica

Devido a ação de diversos fatores que dentre deles podemos citar como os mais causadores: a ação do Homem e a da natureza, estão fazendo com que o solo e rochas se movimentem, principalmente perto de encostas. Esses movimentos estão se tornando uns dos principais assuntos para diversos profissionais de várias áreas como: agrônomos, geólogos, construtores, engenheiros, geotécnicos , geógrafos e etc.

Esses profissionais estão genericamente chamando os movimentos de escorregamentos, onde esse termo esta sendo utilizado para abranger os movimentos terrosos e rochosos independentemente da ação provocadora do escorregamento.

Hoje em dia existe vários métodos para a prevenção, estabilização e contenção desses escorregamentos. Tais métodos podemos citar: muros de pedra seca, muros de arrimo, muros de pedras argamassadas, gabiões, cortinas ou pranchadas atirantadas, solo reforçado com manta geotêxtil e entre outros.

Porém muitos desses métodos possuem um preço elevado, precisam de revisões temporárias e necessitam de mão-de-obra especializada para a sua construção, e diferentemente dessa situação há um método que se destaca entre os outros, que é o caso do muro de Gabião.

O Gabião surgiu na Itália, mais precisamente na cidade de Bolonha por volta do século XIX, onde foi construída uma barreira para proteger a margem do rio Reno dessa cidade. A proteção foi construída da seguinte forma, encheram uma rede de aço, em forma de sacos com pedras encontradas próximas ao local e colocaram sobre a margem do rio, protegendo-o assim das erosões e dos escorregamentos, essa proteção era temporária.

A ideia dessa proteção surgiu copiando os soldados, que nas batalhas enchiam, perto das trincheiras, cestos de vime com terra, param se protegerem dos tiros da artilharia inimiga.

No começo os Gabiões eram produzidos de forma muito artesanal e eram utilizados principalmente em obras hidráulicas. Depois passaram para as obras de suporte, de revestimento de taludes, de proteção contra a queda de pedras e aterros reforçados. Após muitos estudos e pesquisas em Universidades e Laboratórios chegaram se a conclusão de que o Gabião possui alta resistência e é muito eficiente. Assim o uso dos gabiões e seus derivados tem sido cada vez maior.A seguir apresentaremos os diferentes tipos de estruturas em forma de muro de contenção.

2.1 Muros de gravidade

• Muro “atirantados” – São estruturas mistas em concreto e alvenaria de blocos de concretos ou tijolos, com barra quase horizontais, contidas em planos verticais perpendiculares ao paramento do muro, funcionando como tirantes, amarrando o paramento a outros embutidos no maciço, com blocos vigas longitudinais ou estacas. São mais utilizados para alturas até cerca de 3m, como podemos observar na figura 1.

• Muro de flexão: São estruturas mais esbeltas com seção transversal em forma de “L” que resistem aos empuxos por flexão, utilizando parte do peso próprio do maciço armado, que se apoia sobre a base do “L” para manter-se em equilíbrio. Algumas vezes são construídos em concreto armado. A figura 2 mostra como é feita a construção desse tipo de muro.

• Muros mistos: São estruturas que utilizam a combinação dos muros citados acima, que funcionam parcialmente pelo peso próprio e parcialmente à flexão, utilizando ponte do terrapleno como peso para atingir uma condição de equilíbrio. Como podemos ver na figura 3.

• Muros de Contrafortes: São os que possuem elementos verticais de maior parte, destinados a suportar os esforços de flexão pelo engastamento na fundação. O paramento do muro é formado por lajes verticais que se apoiam nesse contrafortes. Como nos muros de flexão, o equilíbrio externo da estrutura é conseguida tirando esse proveito do peso próprio do maciço armado, como na figura 4.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com