TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Entre Os Muros Da Escola

Trabalho Universitário: Entre Os Muros Da Escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  655 Palavras (3 Páginas)  •  1.023 Visualizações

Página 1 de 3

Entre os muros da escola.

O filme “Entre os muros da escola”, mostra claramente a vivencia entre professores alunos e direção escolar nos seus papeis sociais.

Retrata que a escola reforça as desigualdades sociais e a difícil relação entre professor e aluno. O professor no filme tem como objetivo fazer com que os alunos se comportem como uma turma homogênea, e que os mesmos, independentemente de suas culturas, costumes e raça, aprendam o idioma francês, uma tarefa muito difícil a ser aplicada. E com isso vai se abrindo vários desfechos ao decorrer do filme devido à complexidade e desigualdade social dos alunos.

Na sala de aula os alunos demonstram agressividade, faltam de interesse, evasão escolar e nenhum apoio familiar. O papel da sociologia no dia-a-dia do professor é de suma importância para mostrar a realidade social, na qual a escola e a educação estão inseridas e desta forma contribuir para a formação da educação, visando à forma crítica na formação do indivíduo para construir dentro da realidade do aluno uma visão transformadora e elevar a capacidade do conhecimento.

É importante que o educador utilize suas experiências para melhorar a qualidade de vida dos alunos, famílias e comunidade, lutando contra o preconceito e pela justiça social.

A sociologia dentro da escola vai mediar e apresentar bons resultados e construir diferentes análises gerando saberes nos alunos. A escola deveria fornecer com igualdade, o ensino para todos, com liberdade elevação dentro desse espaço que é tão social. Mas a realidade responde de oura maneira, embora o papel da escola seja compor este espaço por uma estrutura social envolvendo todos os indivíduos (político, religioso e cultural), alguns alunos ainda presenciam dentro do ambiente escolar as desigualdades sociais.

Diante disso os professores buscam maneiras diferentes de chegar até o aluno, considerando que em algumas vezes a falta de interesse e indisciplina exige uma constante renovação na pratica pedagógica. Sendo assim o mediador procura varias formas e criatividades para conseguir chamar a atenção dos educandos, considerando os seus aspectos culturais e sociais , contribuindo para formar cidadãos pensantes, críticos e atuantes na sociedade em que estão inseridos.

O filme é um grande exemplo, mostra diversidades de etnias, estilos e crenças. Neste curioso filme é possível ver estampados o preconceito contra o diferente, a desigualdade social e principalmente a violência, que surge como uma resposta dos adolescentes às duras realidades em que vivem.

“Quais são as possíveis contribuições da Sociologia da Educação no cotidiano da sociedade atual?”.

A sociologia nos permite entender melhor a nossa função enquanto educadores, e a importância do nosso trabalho dentro de uma sociedade. .

Cada ser humano tem sua própria visão do mundo, envolvendo valores e culturas diferentes.

A sociedade organiza-se à sua maneira, ou seja, possui um sistema cultural que determina

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com