TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Entre os muros da escola

Seminário: Entre os muros da escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2013  •  Seminário  •  2.490 Palavras (10 Páginas)  •  507 Visualizações

Página 1 de 10

(ETAPA 2)

“Entre os muros da escola”

O filme apresenta a história de uma turma da sétima série durante o ano letivo e a história de um professor oprimido pela difícil realidade e pela dificuldade de exercer o seu papel de educador. O esforço do professor em fazer com que os alunos aprendam o idioma francês; sabendo que os alunos eram diferentes etnias, compostas por adolescentes de 13 a 15 anos latino-americanos, negros, africanos, árabes, asiáticos e franceses que pertenciam as camadas populares.

O filme “Entre os muros da escola” nos mostra sobre a relação professo e aluno. Desse modo observamos que o professor se preocupa com a situação familiar de seus alunos, pois observa que boa parte deles tem problemas familiares; visto que são alunos de classe social de baixa renda. Nesse sentido, sem dúvida alguma, a família exerce grande influência na vida escolar dos alunos, mas seu poder não é irrestrito, o ambiente familiar é formador, porém não é irreversível. Mesmo as crianças provenientes de lares comprometidos, cujo ambiente familiar é desprovido de adequadas orientações, terão condições de superar as adversidades caso tenham a oportunidade de vivenciar um modelo diferente de educação.

O filme nos passa a idéia de um professor interessado por seus alunos e que a todo instante busca a cumplicidade de seus alunos. O filme nos mostra, por exemplo, os imigrantes africanos que trazem para a sala de aula um histórico familiar complicado e a dificuldade de adaptação a um mundo fora da sua realidade. Mostra também o menino chinês que se destaca nas aulas de matemática porem não consegue aprender o Francês.

Podemos constatar que o mesmo acontece em uma família com estrutura familiar comprometida, os alunos não conseguem desenvolver habilidades, tanto no desenvolvimento escolar quanto no social, como por exemplo, quando o professor se contatou que um aluno não sabia escrever,percebeu que poderia explorar outras habilidades que o mesmo aluno conseguia desenvolver com sucesso.

Interessasse pela atividade. O modo como professor conversa com a classe dá a entender que, num ambiente tão heterogêneo, a única maneira de se aproximar dos alunos é percebendo o potencial que cada aluno apresenta,explorando-a. O filme nos mostra a hierarquia existente dentro da sala de aula, e o professor demonstra claramente esta hierarquia através do uso social da linguagem.

Podemos pensar na importância da interação na prática de ensino e aprendizagem dos alunos e dos professores dentro de um ambiente educacional. A análise etnográfica permite evidenciar os fatores que permeiam as ações compartilhadas pelos integrantes de uma determinada cultura, suas formas de socialização e constituição de significados culturais. Para Sousa (2000) a observação etnográfica deve “extravasar não só na sala de aula, como em toda a Escola” - pois a sala de aula é um espaço que também reflete as interações da escola, do cotidiano dos alunos - conferindo aos professores maiores “detalhes” para uma prática inclusiva, construindo a partir disso, novos conhecimentos e novas abordagens.

As salas de aula apresentam muitas das características dos seus docentes: a organização ou desorganização. Por exemplo, no filme, o professor mantém certo nível de organização que proporciona funcionalidade ao seu trabalho, e isso reflete na conduta de seus alunos.

É como se o professor imprimisse uma "marca pessoal" ao comportamento de seus alunos. Os modos como o professor se relaciona e se comunica com os alunos, seu estilo de trabalhar não é separado da personalidade. Ao analisar a forma de comunicação de um professor, Perrenoud (1999) afirma que não se pode separá-la de seu capital cultural, seu saber viver, sua ética, sua motivação. Sabemos que o ambiente educacional exerce um papel importante na constituição do sujeito, muitas vezes o bom aluno não é apenas aquele que domina bem a matéria e sim aquele que se empenha nas atividades propostas ou impostas respeitando as regras.

A escola tem um papel ativo no processo social de reprodução das desigualdades sociais.

A trama “Entre os muros da escola” evidência a decadência do modelo tradicional de ensino.

(ETAPA 2)PASSO 3...

Observando os quadrinhos, podemos fazer a seguinte análise:

Por mais tecnológico e moderno que esteja o mundo atual, os recursos naturais continuam sendo indispensáveis. Há ainda uma falta de conscientização quanto à importância de se preservar tais recursos.

Essa segunda tirinha nos mostra uma sociedade pouco consciente e preconceituosa, que julga ao invés de procurar compreender, e que considera os menos favorecidos como marginais e preguiçosos, culpando-os por sua condição social.

(ETAPA 2)PASSO 4...

Contribuições da sociologia da educação no cotidiano da sociedade atual.

A sociologia nos permite entender melhor a nossa função enquanto educadores, e a importância do nosso trabalho dentro de uma sociedade.

Após estudos, discussões e análises, chegamos à conclusão que não há receitas prontas.

Cada pessoa tem sua própria maneira de ver a sociedade, o que envolve valores e culturas diferentes.

Toda sociedade organiza-se à sua maneira, ou seja, possui um sistema cultural que determina padrões, com normas características que devem ser obedecidas e respeitadas tendo hábitos e costumes. Assim sendo, a sociologia tem o papel de estudar a dinâmica das sociedades.

Citando Weber, “é uma ciência que se propõe a compreender por interpretação a atividade social e com isso explicar seu desenvolvimento e seus efeitos “

Muitos estudiosos buscaram compreender essa dinâmica, a fim de transformá-la.

“Podemos então dizer que a sociologia é uma ciência que não estuda apenas os fenômenos sociais, mas também procura entender os processos e estruturas que contribuem para o funcionamento ou não dos sistemas sociais.” na sociedade, Através da sociologia buscamos interpretar como o homem se relaciona em sociedade e como isso influencia na transformação da mesma.

A sociologia é um tipo de interpretação e de conhecimento de tudo o que se relaciona com o homem e com a vida humana, um método de investigação que busca identificar, descrever, interpretar, relacionar, e explicar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com