TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Entre Os Muros Da Escola

Exames: Entre Os Muros Da Escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2013  •  613 Palavras (3 Páginas)  •  1.103 Visualizações

Página 1 de 3

Análise do Filme “Entre os Muros da Escola”

1) Os aspectos mais importantes que encontramos no filme são:

As múltiplas relações entre aquele ambiente e as pessoas que ali convivem, e, claro, também nas relações entre aqueles personagens: alunos e professor, alunos e alunos, professor e professores, professor e pais e, por fim, alunos e pais.

O personagem do professor François tenta salvar aquela turma do caos, mas não é isento de falhas ele perde a linha de conduta com os alunos em pelo menos dois momentos. Contudo, seu método de aprendizagem não deixa de ser admirável: estimular o conhecimento do aluno, e não apenas passar a lição de casa, dar ou tirar pontos. É o que revela a fragilidade por trás da postura agressiva de alguns daqueles jovens, são os momentos em que François tenta valorizar um trabalho bem feito, mas os próprios alunos parecem ter auto-estima baixa para se valorizarem. Outro aspecto importante, quando o professor busca trabalhar com a tarefa do auto-retrato estimulando os alunos a falarem de si próprios com base em um depoimento do livro diário de Anne Frank, embora tenham resistido num primeiro momento, devido a exposição perante os próprios alunos, todos fizeram.

2) Qual é a mensagem que o autor passa?

O filme retrata as realidades da educação na periferia da França (país de 1° mundo) que, revela as dificuldades pessoais e plurais e, por conseguinte, coloca em prova a capacidade do professor em despertar o interesse do aluno sobre a matéria, da ênfase para a educação em escala mundial. Porque mostra a importância do professor, assim como, sua difícil tarefa de transmitir conteúdos de maneira clara e didática para os estudantes, sobretudo, das intimidades nas relações Professor – Aluno.

O Autor mostra a difícil tarefa de fazer com que os alunos aprendam algo ao longo do ano letivo. Pois, segundo o filme, François busca estimular seus alunos, mas encontra falta de respeito e, portanto, grandes descasos, assim como, a falta de interesse dos alunos em aprender.

3) Os principais personagens são:

Professor François Marin, Esmeralda, Khoumba, Boubacar e Souleymane.

4) Após ter visto o filme, a nossa opinião sobre a escola é a seguinte:

O filme nos mostra como a escola tem encontrado dificuldade para resolver seus próprios problemas e deixa muitos questionamentos sem resposta: é a arte imitando a vida como ela é. Revela, também, que mesmo nos países mais desenvolvidos a escola está abandonada pelo Estado, ilhada entre os seus muros e não atende a demanda social contemporânea. A realidade vivenciada pelo educador, vemos o quanto os professores são profissionais que vivem sob a pressão de atuar na educação de crianças e adolescentes com culturas e valores diferentes.

5) O papel da escola nos dias atuais

A escola é um dos agentes responsáveis pela integração da criança e do adolescente na sociedade, além da família. É um componente capaz de contribuir para o bom desenvolvimento de uma socialização adequada da criança e do adolescente, através de atividades em grupo, de forma que capacite o relacionamento e participação ativa das mesmas, caracterizando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com