TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Musicoterapia

Artigos Científicos: Musicoterapia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  907 Palavras (4 Páginas)  •  973 Visualizações

Página 1 de 4

Profissão: Musicoterapeuta

O que é musicoterapia?

Segundo a Federação Mundial de Musicoterapia (1998), “Musicoterapia é a utilização da música e seus elementos como som, ritmo, melodia e harmonia, por um musicoterapeuta qualificado, em um processo estruturado a fim de facilitar e promover a comunicação, o relacionamento, aprendizagem, mobilização, expressão e a organização, seja física, emocional, mental, social e cognitiva”.

Portanto, a musicoterapia é uma forma de tratamento que se utiliza da música e seus elementos com objetivos terapêuticos, atuando tanto na promoção da saúde, como na reabilitação.

Qual a importância de um musicoterapeuta?

Esse profissional pesquisa a relação existente entre o homem e os sons e cria métodos terapêuticos que visem restabelecer o equilíbrio físico, psicológico e social do indivíduo; faz uso de instrumentos ou técnicas musicais, canto, e ruídos para tratar de portadores com distúrbios da fala, da audição e da deficiência mental; ajuda pessoas com dificuldade de aprendizado e contribui para a melhoria da qualidade de vida de idosos e pacientes com câncer; promove programas de reabilitação de dependentes químicos e a reintegração social de menores infratores; e trabalha em equipe com outros profissionais como: fonoaudiólogos, fisioterapeuta, médicos, psicólogos, empresários e professores. O profissional é qualificado para atuar na área terapêutica, tendo a música como matéria-prima de seu trabalho. São oferecidos ao aluno conhecimentos musicais específicos, voltados para a aplicação terapêutica, e conhecimentos de áreas da saúde e das ciências humanas. São oferecidas também vivências na área de sensibilização, em relação aos efeitos do som e da música no próprio corpo.

Existe formação superior para musicoterapia?

Poucas instituições oferecem esse curso no país. Não é preciso ter conhecimento formal de música para ingressar nesse bacharelado, mas é recomendado possuir intimidade com a linguagem musical. O currículo mescla disciplinas das áreas de música e neurociências e inclui o aprendizado de alguns instrumentos, que serão utilizados depois no atendimento aos pacientes. História da música, percepção musical, psicologia do desenvolvimento, fisiologia, anatomia e neuropsiquiatria são algumas das matérias. Nas específicas, o estudante conhece os fundamentos da musicoterapia e suas principais técnicas e processos. O estágio em clínicas, empresas, consultórios ou hospitais é obrigatório. As grandes universidades costumam ter clínicas e hospitais-escola, onde o bacharelando pratica o que

aprendeu em teoria, prestando atendimento à comunidade. É exigida uma monografia para a conclusão do curso. Duração média: quatro anos.

Qual a média de salário de um profissional nessa área?

Salário inicial: R$ 60,00 (por sessão de 50 minutos, em consultório); R$ 2.000,00 (mensal por 6 horas diárias); fonte: profa. Maristela Smith, da FMU.

Quais vantagens e desvantagens dessa área de trabalho?

Vantagens:

Presente em muitas instituições, a musicoterapia está conquistando espaço e respeito, se mostrando uma forma de tratamento séria em meio aos profissionais da saúde e também do público.

Desvantagens:

Por ser uma profissão relativamente desconhecida, muitos ainda pensam que “colocar música” é sinônimo de musicoterapia, como por exemplo, dentistas que tocam música na sala de tratamento e anunciam que estão realizando musicoterapia. Somente o profissional graduado (a graduação dura 4 anos) pode exercer a profissão. Nem mesmo um músico experiente está habilitado para exercer a musicoterapia. A música pode ser terapêutica e trazer benefícios, porém, realizar um tratamento, somente um profissional qualificado.

É um processo em longo prazo, é necessário ter persistência e paciência , porque os processos terapêuticos são de média ou longa duração.

Quanto tempo demora um tratamento de musicoterapia?

Não existe um tempo pré-estabelecido. A duração de um processo terapêutico varia de acordo com o caso do paciente. A alta ocorre quando os objetivos terapêuticos forem alcançados.

Para realizar o tratamento o paciente precisa saber música ou tocar algum instrumento?

Não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com