TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Musicoterapia

Casos: Musicoterapia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2015  •  293 Palavras (2 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 2

Antônio Carlos Luiz de Medeiros

RA:1146479

METODOLOGIA PARA PESQUISA CIENTÍFICA

Atividade 01

Prof. PEDRO AUGUSTO D. DE OLIVEIRA

PONTE NOVA 2015

PESQUISA:

A MÚSICA COMO RECURSO PARA O DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

MUSICOTERAPIA E PSICOMOTRICIDADE

Atuando e vivenciando os efeitos da música para o desenvolvimento de conteúdos nas pessoas com necessidades especiais por mais de dez anos, pude penetrar através da música em um mundo inimaginável, com perguntas e respostas, com retorno e fracassos, dúvidas e soluções, eu defendo plenamente que a música é o caminho não somente para o auxílio do desenvolvimento de conteúdos mobilizados em especiais como no desenvolvimento de crianças, adolescentes, adultos, e idosos.

A população em que ministrava a música como recurso terápico era variada: Autistas, síndrome de Down, Asperger, esquizofrênicos, La Tourette e outras tantas e as resposta eram surpreendentemente imediata. A relação de textos, trabalhos e pesquisas científicas são inúmeras que abordam o assunto e toda literatura discrimina os efeitos benéficos da música para o desenvolvimento do ser humano. Uma das pesquisas científicas que se destacou e fiquei interessado foi uma investigação dos efeitos da musicoterapia psicodinâmica na comunicação verbal e não verbal e social de crianças com autismo. Em um blogue especial intitulado: Musicoterapia Científica, possui um vasto relatório de experências com ricas fontes de novas descobertas científicas sobre a música e seus benefícios:

*A música no tratamento da depressão, insônia, síndrome do pânico e outras disfunções;

*A vibração do som no desbloqueio do sistema nervoso e ativação das glândulas;

*A música como estímulo da memória, atenção e concentração;

* A importância da música para o restauro da saúde física, mental e espiritual do indivíduo.

É muito ampla a literatura de dados científicos e experiências próprias para se tratar e não somente os textos como essa bagagem que possuo pretendo não somente discriminá-la como compartilhá-la a toda docência.

...

Baixar como  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »