TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MÚSICA: UM AUXILIO NA APRENDIZAGEM

Exames: MÚSICA: UM AUXILIO NA APRENDIZAGEM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/2/2015  •  4.537 Palavras (19 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 19

MÚSICA: UM AUXÍLIO NA APRENDIZAGEM

Maria das Graças da Silva

Gleidson Alves de Farias

RESUMO

Com maior ou menor intensidade, a música está presente na vida do ser humano, despertando sensações como emoções e sentimentos. Assim sendo, torna-se um instrumento facilitador da aprendizagem. Este artigo tem como finalidade, indicar a contribuição que a música possui no desenvolvimento do ensino-aprendizagem da criança com ênfase na utilização dessa ferramenta dentro desse processo. Permitindo assim compreender que não é apenas uma associação de sons e palavras, mas um fator de grande potencial para fazer a diferença no ambiente de ensino.

Palavras Chave: Música. Aprendizagem.

ABSTRACT

With greater or lesser intensity, the music is present in the life of human being, awakening sensations as emotions and feelings. Therefore, it becomes a facilitator of learning.This article aims to indicate the important contribution that music has on the development of teaching-learning child. Addressing how does the use of this tool in this process. Allowing to understand, it's not just an association of sounds and words, but a factor of great potential to make a difference in the learning environment.

Key Word: Music. Learning.

1 INTRODUÇÃO

No contexto escolar em que se vive atualmente, no mundo tecnológico e globalizado, o aluno precisa encontrar ambientes atrativos e significativos. A música é um instrumento que leva a sensibilização para o mundo dos sons, quanto maior for à sensibilidade do aluno ao som, maiores são as chances dele descobrir suas habilidades que desenvolva o memorização e atenção.

A música assume um papel de destaque em determinados momentos da vida do ser humano por assimilar esse contato desde pequeno. FARIA (2001), define que a música é um importante fator na aprendizagem, pois a criança desde pequena já ouve música, cantada pela mãe nas cantigas de ninar. Assim sendo, é significativo inserir a música como mecanismo de processo na formação educacional da criança.

No processo do ensino aprendizagem, a música se constitui uma forma de linguagem por está vinculada às emoções. Com o importante passo que a educação conquistou, legalizando a utilização da música dentro do currículo escolar em 2011, fez tornar possível a exploração deste instrumento no ambiente escolar possibilitando sucesso e qualidade de forma prazerosa na aprendizagem.

Contudo, a música norteia alguns fatores fundamentais para atingir êxitono decorrer desse processo que desenvolve o raciocínio, a criatividade, a sensibilidade, o equilíbrio, a disciplina, a imaginação, a percepção e outras aptidões. Por todas essas razões é de sumaimportância aproveitar esse mecanismo como atividade na sala de aula. Todos esses dons desenvolvidos na criança fazem acontecer uma aprendizagem de forma desejável, pois proporciona momentos prazerosos e satisfatórios. Barros (1973, p. 01), expressa que,

A música é de todas as artes, a mais dinâmica e comunicativa. É uma arte sublime, bela, expressiva seja nas suas manifestações populares, seja nas suas formas folclóricas, líricas ou clássicas. É a única linguagem universal que os homens possuem e entendem e ela melhora e consagra em intercâmbios artísticos,individuais ou coletivos, cada vez mais íntimos e freqüentes.

Com esses estímulos, a música pode acontecer na sala de aula, como uma via de ponte em áreas curriculares, dando um novo sentido às aulas, deixando-as mais alegre, descontraída, prazerosa e satisfatória.

Procurando responder algumas expectativas de como a música viabiliza auxílio na aprendizagem, alguns aspectos deste trabalho desdobram na apresentação da história da música, conhecimento que proporcione elementos para o objeto em estudo. Como a concentração é importante em qualquer processo educacional, os benefícios constatados na utilização dos mecanismos da música e como enriquece a atividade escolar. Assim vimos que: A principal vantagem que temos ao utilizar a música para nos auxiliar no ensino de determinada disciplina é a abertura, poderíamos dizer assim, de um segundo caminho comunicativo que não o verbal–mais comumente utilizado. (FERREIRA, 2007, p. 13).

Esse caminho desdobrado como objeto de estudo, seja detectado como de fato, uma contribuição da música no processo do ensino aprendizagem, e perceba a necessidade de inseri-la no contexto escolar, tornando dessa forma, as aulas mais prazerosas, satisfatória e de qualidade.

2 MÚSICA

Partindo das referências teóricas conforme dados antropológicos, as primeiras músicas seriam usadas em rituais como: nascimento, casamento, morte, recuperação de doença e fertilidade. Na Grécia clássica o ensino da música era obrigatório. Pitágoras, filósofo Grego da antiguidade, ensinava como determinados acordes musicais e certas melodias criavam reações definidas no organismo humano. A música e o som estimulam o movimento interno e externo no homem, impulsionam e promovem nele uma multiplicidade de conduta de diferentes qualidade e grau.

Música é linguagem, intencionalmente o som e o silêncio, é um elemento desencadeador de emoções e energias criativas. . É a maravilhosa arte de combinar sons proporcionando ao ouvido, uma verdadeira sensação de prazer. A lei nº 11.769 de 18 de agosto de 2008 DOU 19-08-2008 altera a lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para dispor da obrigatoriedade do ensino da música na educação básica. Inciso 6º do artigo 26. A música deverá ser conteúdo obrigatório, mas não exclusivo, do componente curricular.

A inserção da música no espaço escolar visa propiciar a abertura de canais sensoriais, que facilite a expressão de emoção, ampliando a cultura geral e contribua para a formação integral do ser, podendo assim, melhorar o desempenho e concentração, além de obter um impacto positivo na aprendizagem e outras habilidades. O trabalho com musicalidade na escola é um grande instrumento que desenvolve a sensibilidade e outros fatores como: concentração, memória, coordenação motora, socialização e disciplina.

A música torna-se uma oportunidade de resgatar a harmonia entre relação aluno-professor e professor-aluno, visto que, promova a completa interação e identificação humana através da exteriorização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.5 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com