TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

JOGOS E BRINCADEIRAS NO AUXILIO DA APRENDIZAGEM

Por:   •  13/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  11.259 Palavras (46 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 46

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

LEONOR EDUARDA GUERRA E SILVA

JOGOS E BRINCADEIRAS NO AUXILIO DA APRENDIZAGEM

[pic 2]

Passa Quatro

2011


LEONOR EDUARDA GUERRA E SILVA

JOGOS E BRINCADEIRAS NO AUXILIO DA APRENDIZAGEM

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para a obtenção do título de licenciado em Pedagogia

Orientador: Cyntia Simioni França

Tutor Eletrônico: Flávia Lucas Vieira de Oliveira

Tutor de Sala: Renata Cuvelo

Passa Quatro

2011


Dedico a minha família em primeiro lugar, pois sempre me apoiaram nas horas mais difíceis, a minha tutora de sala que sempre me deu força e acreditou em mim e a todos que me ajudaram direta ou indiretamente a vencer mais esta etapa de minha vida.


AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus, em primeiro lugar, por ter me dado a oportunidade de realizar meu sonho, a minha familia por ter minha apoiado durante o curso de pedagogia e a todos que me incentivaram e me fizeram acreditar que os sonhos não são impossíveis de ser realizados basta querer e ter fé.

GUERRA E SILVA, Leonor Eduarda. Jogos e Brincadeiras no auxilio da aprendizagem. 2011. 37 folhas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação – Pedagogia) – Sistema de Ensino Presencial Conectado, Universidade Norte do Paraná, Passa Quatro, 2011.

RESUMO

Esta pesquisa tem como objetivo destacar a importância do lúdico e valorizá-lo, principalmente em relação à aprendizagem. O ponto principal é ajudar os alunos com dificuldades de aprendizagem nas séries iniciais do Ensino Fundamental, colocando-os e um meio mais familiar, onde a fixação dos conteúdos pode ocorrer através dos jogos, brinquedos e brincadeiras. Também procura mostrar aos professores como é interessante e estimulante para os alunos aprenderem por meio de jogos e brincadeiras, para que ensino e aprendizagem caminhem juntos, diminuindo assim muitos casos de dificuldades de aprendizagem. As atividades didáticas que fazem o uso do lúdico ajudam a criança a organizar-se de forma prazerosa, proporcionando-lhes momentos de lógica, de percepção sensorial, dentre muitos outros aspectos. A educação pelo lúdico leva a uma aprendizagem espontânea, a um maior interesse, participação  e ao aumento da autoconfiança, para descobrir o mundo e como transformá-lo.

Palavras-chave: lúdico, dificuldade de aprendizagem, professor, aluno.


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

4

CAPITULO 1 – A importância do lúdico nas séries iniciais.....................................................................

   6

   

  1. 1.1 Brinquedos e jogos contemporaneo....................................................................................

7

1.2 Ludoterapia................................................... 

   9

  1. 1.3 O lúdico e a construção do conhecimento

11

  1. 1.4 Aquisição de habilidade motora

12

CAPITULO 2 – O lúdico gera ordem.

16

2.1 O auxílio do jogo na fixação conteúdos

17

2.2 Principais objetivos desenvolvidos no jogo

18

2.3 O lúdico na formação do professor

19

2.4 A autoestima na formação da criança

22

CAPÍTULO 3 – A brincadeira como resultado da boa aprendizagem

25

3.1 A importância do brincar...........................................................................

27

3.2 Brincar é trabalho das crianças

29

3.3 Brincadeiras livres e orientadas

30

3.4 separando o objetivo do significado

31

CONSIDERAÇÕES FINAIS ...............................................................................

33

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS...................................................................

36



  1. INTRODUÇÃO

A preocupação da educação nos dias atuais é com a formação dos alunos, tornando-os cidadãos ativos do seu próprio conhecimento por isso a escola deve ser uma extensão da casa de cada um, onde se aprende brincando e ao mesmo tempo desenvolvendo potencialidades, respeitando o próximo aceitando desafios e amadurecimentos para que haja maior interesse e vontade de aprender através dos jogos e brincadeiras, na qual a participação dos alunos nas atividades escolares possa desenvolver a fixação dos conteúdos, pois após a explicação de uma matéria nada melhor que o lúdico para aprender o conteúdo ensinado.

Este trabalho tem como objetivo principal mostrar a importância dos jogos e das brincadeiras no desenvolvimento e na aprendizagem valorizando a formação da criança e sua auto-estima e tem os objetivos específicos de reconhecer a importância do lúdico na fixação dos conteúdos, estabelecer a criação de regras e limites tendo como apoio os jogos, para melhorar a disciplina e o comportamento, e afinal utilizar a lúdico no ensino dos conteúdos escolares com o fim de amenizar as dificuldades na aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (72.1 Kb)   pdf (316.5 Kb)   docx (65.4 Kb)  
Continuar por mais 45 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com