TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

- Métodos E Processos: Conceitos, Princípios E Administração

Artigo: - Métodos E Processos: Conceitos, Princípios E Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  852 Visualizações

Página 1 de 2

Organização e processos gerenciais - OPG

Aula Atividade 04 – Métodos e Processos: Conceitos, Princípios e Administração

Pergunta 1

O primeiro texto relata o trabalho com as relações humanas, separando grupo de pessoas para que elas possam trabalhar suas diferenças individuais e seus comportamentos, sendo estas relações baseadas nos conceitos de Maslow.

A administração presente no segundo texto tem como objetivo aumentar a produção baseando-se em estudos em que os colaboradores são ouvidos e é retirado deles todo tipo de informação necessária antes de se tomar qualquer tipo de decisão, aplicando a este texto a teoria de Taylor e sua administração científica.

O terceiro texto aborda a questão da qualidade, em que hoje estão se deixando de serem produzidos artigos e bens baratos descartáveis para a produção de bens e serviços de alta qualidade através do trabalho em equipe e a coordenação entre os próprios empregados, exigindo uma maior flexibilidade e ênfase do que no passado. A este tipo de administração se aplicam conceitos da escola da tomada de decisões no qual estão presentes conceitos de Mayo em relação ao controle e alcance de metas.

Os administradores deverão desenhar as organizações, definir as metas, formular políticas e estratégias de acordo com as condições ambientais prevalecentes, ou seja, montar um plano B. A este texto percebe-se o uso de conceitos atuais presentes na escola contigencial de MC Gregor.

Pergunta 2

Baseia-se na aplicação do método científico na administração com o intuito de garantir o melhor custo/benefício aos sistemas produtivos. Que organizassem uma padronização dos métodos de trabalho, com estudo de tempo e movimentos, dividisse todas as tarefas.

Essa administração tem como objetivo resolver problemas que resultam das relações entre os operários, como conseqüência modificam-se as relações humanas dentro da empresa.

Exemplos:

• Princípio do planejamento;

• Princípio da preparação dos trabalhadores;

• Princípio do controle e

• Princípio da execução.

Pergunta 3

As Escolas de Relação Humana trazem uma nova perspectiva para a recuperação das empresas de acordo com as preocupações de seus dirigentes e começa a tratar de forma mais complexa os seres humanos. É o alcance de resultado por meio dos esforços de outras pessoas, preparando grupos de pessoas pelas necessidades.

Até então o trabalhador era tratado pela Teoria Clássica, e de uma forma muito mecânica. Com os novos estudos, o trabalhador passou a ser visto como “homo social”. A partir disso começa-se a pensar na participação dos funcionários na tomada de decisão e na disponibilização das informações acerca da empresa no qual eles trabalhavam.

Pergunta 4

A questão da qualidade dos serviços e produtos e a flexibilidade e coordenação das atividades entre os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com